sexta-feira, agosto 05, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Agora essa
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 05/08/11

Tanto ou mais do que o acúmulo de inconveniências ditas por Nelson Jobim, contrariou Dilma Rousseff o "timing" escolhido pelo ministro da Defesa para fazer sua espetaculosa saída de cena. A presidente sabe bem que o Congresso retomou os trabalhos em clima conflagrado, não estando descartada a perspectiva de o semestre acabar com uma CPI instalada no Senado. Para completar, o horizonte nebuloso da economia mundial inquieta cada vez mais o Planalto.
Embora Dilma soubesse que Jobim tinha prazo de validade, não esperava precisar descartá-lo no momento em que ele cuidava de questões que lhe são caras, como a instalação da Comissão da Verdade.

Agora essa Tanto ou mais do que o acúmulo de inconveniências ditas por Jobim, contrariou Dilma o "timing" escolhido pelo ministro para fazer sua espetaculosa saída de cena. A presidente sabe bem que o Congresso retomou os trabalhos em clima conflagrado, não estando descartada a perspectiva de o semestre acabar com uma CPI instalada no Senado. Para completar, o horizonte nebuloso da economia mundial inquieta o Planalto.

Como fica Ninguém dirá publicamente, mas a escolha de Amorim incendeia a já desgastada relação de Dilma com o PMDB. Michel Temer foi aconselhado por vários líderes a não aceitar o cargo se lhe fosse oferecido, mas quem o conhece sabe que gostaria de ter sido lembrado. Além disso, Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) aspirava a vaga.

Besuntado Na ida para a Amazônia com Jobim, Temer buscava um repelente que desse conta da selva.

Alta voltagem Será recriada em Furnas a poderosa estrutura pilotada por Dimas Toledo até ser abatido pelo mensalão. Serão fundidas as diretorias de Engenharia e de Construção. O mais cotado para a vaga é Márcio Almeida Abreu, de confiança do presidente Flávio Decat. O movimento desalojaria Mario Rogar (Engenharia), da cota do PR, e Márcio Porto (Construção), do PMDB. A "faxina" poupa os petistas da estatal.

Terapia... Ao encontrar Dilma ontem, Paulinho da Força (PDT-SP) explicou que tinha criticado a presidente devido à "falta de sensibilidade" do governo, que excluiu as centrais da discussão sobre a nova política industrial. E ela: "Falar mal só um pouquinho pode. Mas, por favor, não exagerem!".

... de grupo Dilma disse aos sindicalistas que se sentiu só diante da falta de trabalhadores no lançamento do plano. Ao deixarem o Planalto, eles relembraram a célebre frase de Fernando Collor: "Não me deixem só".

Vem aí Depois da campanha pró-travessia de pedestres, que ganhou as ruas de São Paulo, Gilberto Kassab prepara nova cartada na construção de sua agenda positiva para 2012. A SPtrans lançará um serviço para avisar, via torpedo de celular, o tempo de espera pelos ônibus nos pontos.

Classificados Lançado há 15 dias por Geraldo Alckmin (PSDB), o programa Via Rápida do Emprego rompeu a barreira dos 100 mil inscritos. Como a oferta dos cursos é de 30 mil vagas, o governo paulista usará a vulnerabilidade social como critério de seleção dos candidatos.

Visita à Folha José Roberto Ermírio de Moraes, vice-presidente do Conselho de Administração da Votorantim Participações, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Fabio Ermírio de Moraes, membro do conselho, Raul Calfat, diretor-geral da Votorantim Industrial, e Samuel de Almeida Lima, diretor Corporativo de Relações Institucionais.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Como senador, minha obrigação é seguir o Jobim no que ele faz na Defesa. Já o que ele faz no ataque é com a Dilma."
DE WALTER PINHEIRO (PT-BA), sobre a sequência de declarações que terminaram por inviabilizar a permanência de Nelson Jobim no governo.

contraponto

Amigos, amigos.
..

Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) interpelou Luciano Castro (PR-RR) nos corredores do Congresso:
-Você, heim?- reclamou, referindo-se ao fato de o colega ter insinuado que o PR poderia não votar em Alves para presidente da Câmara em 2013, na esteira de declarações do peemedebista tomando distância da crise que atingiu o PR no Ministério dos Transportes.
-Não quis dizer aquilo- contemporizou Alves.
-Eu penso duas vezes antes de falar de um amigo...
-Não quis incomodar- insistiu o outro.
-Tudo bem... também não falei de coração!

Nenhum comentário: