sexta-feira, agosto 12, 2011

ILIMAR FRANCO - A rebelião


A rebelião 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 12/08/11

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) pediu às ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) um cronograma, até terça-feira, de liberação das emendas parlamentares de 2011. A avaliação é que, se em 15 dias parte dessas emendas não for empenhada, a situação vai ficar crítica. A base aliada também reclama que ainda não saíram nomeações de segundo escalão, como para a Sudene, a Chesf e a Codevasf.

Com as barbas de molho

Os governadores, sobretudo os dos estados mais pobres, vivem momentos de tensão com a evolução da crise internacional. Eles esperam o pior e acreditam num aprofundamento da instabilidade. No que se refere às finanças estaduais, estão preocupados com
desonerações concedidas pelo governo Dilma para estimular o consumo interno. Isso levará a uma redução da arrecadação do IPI e do ICMS, e também dos repasses do Fundo de Participação dos Estados. Eles temem ainda que, quando a crise bater no país, o contingenciamento de R$ 50 bi do Orçamento da União vire corte, afetando recursos para estados e municípios.

"Vamos entrar no Cade. Estamos sofrendo concorrência desleal” — Marcus Pestana, deputado federal (PSDB-MG), sobre a obstrução dos governistas

ISONOMIA. Do senador Roberto Requião (PMDB-PR), foto à esquerda, para o senador Blairo Maggi (PR-MT), à direita, depois das prisões efetuadas pela Polícia Federal no Ministério do Turismo: “Você ainda quer tratamento igual ou não mais?” Com o afastamento do PR do Ministério dos Transportes, Maggi vinha cobrando do governo o mesmo tratamento para todos os aliados atingidos por denúncias de corrupção, principalmente o PMDB.

Na pressão

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), retirou seu apoio ao pedido de urgência para a votação do projeto dos royalties do petróleo. “O senador Lindbergh me alertou que a gente não fechou posição na bancada”, explicou o líder.

Derrubar o veto
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), está sendo pressionado por 20 governadores a colocar em votação, até 15 de setembro, o veto do ex-presidente Lula à emenda Ibsen Pinheiro, sobre a partilha dos royalties do petróleo.

Quem tem emenda tem medo

A rebelião da base aliada na Câmara, segundo avaliação dominante no Palácio do Planalto, está relacionada à insegurança criada pela operação da Polícia Federal no Ministério do Turismo. Os deputados, por orientação dos sucessivos ministros da pasta, apresentam muitas emendas para inflar o seu Orçamento. A Operação Voucher investigou apenas uma emenda, a da deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP).

Cena
Diante de policiais e bombeiros, Anthony Garotinho (PRRJ) pressionava pela votação da PEC 300 quando o presidenteda Câmara, Marco Maia (PTRS), irritou-se: “Por que você não deu um salário maior para eles quando era governador?”

A opção
O ex-senador Albano Franco (SE) está sendo saído do PSDB. Os tucanos vão entregar o partido para o grupo do exgovernador João Alves (DEM), que será candidato a prefeito de Aracaju. Alves foi denunciado na Operação Navalha.

 O SENADOR Pedro Simon (PMDB-RS) criticou a obstrução às votações liderada pelo PMDB da Câmara: “Para a opinião pública, a presidente é a heroína que está querendo moralizar, enquanto os partidos não estão deixando.”
 INTERPRETAÇÃO do governo Dilma da pesquisa Ibope/CNI: “Os números são bons. O Ibope se alinhou ao Datafolha. Não há nenhuma comoção.”
● O SENADO retoma o debate do Código Florestal semana que vem. Na terça-feira, três comissões vão ouvir o relator da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Nenhum comentário: