terça-feira, julho 12, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Ronda tucana
RENATA LO PRETE
RANIER BRAGON (interino)
FOLHA DE SP - 12/07/11

Embora manifeste contrariedade à PEC 300, que cria o piso dos policiais, Geraldo Alckmin anunciará reajuste salarial para a categoria, além de medidas administrativas que aumentarão a remuneração mínima de civis e militares. Com o anúncio, pretende desidratar o movimento de greve que emerge entre delegados e aplacar a insatisfação dos PMs.
Reeditando o enredo da negociação com os servidores da educação, que resultou em reposição escalonada para os professores, Alckmin busca reduzir o desgaste do PSDB no funcionalismo estadual, herança da gestão de José Serra. Em avaliações internas, tucanos identificaram no setor um dos flancos de avanço da oposição na campanha pelo Bandeirantes em 2010.
Vitrine Alckmin lança na quinta-feira o Via Rápida do Emprego, outra promessa eleitoral. Oferecerá 130 cursos de três meses de duração para 500 mil pessoas -quem estiver desempregado ganhará bolsa de R$ 330.

Veja bem 
Márcio França, presidente do PSB-SP, nega que tenha oferecido cargos a Marcelinho Carioca para estimulá-lo a reivindicar o mandato de Gabriel Chalita, agora no PMDB. Sobre o pedido do suplente Marco Ubiali, em análise na Justiça, diz que o considera natural. "Ninguém precisa de motivação extra. O estranho seria se ele abrisse mão da chance de virar titular."

Calças curtas 
Com a notícia, no início da noite, de que Dilma Rousseff efetivara Paulo Sérgio Passos nos Transportes, deputados e senadores do PR passaram a trocar telefonemas frenéticos para saber, diante do ocorrido, o que fazer.

Tenho dito 
Apenas três membros do partido foram procurados para serem informados do fato consumado: Blairo Maggi (MT), Magno Malta (ES) e Lincoln Portela (MG). Dilma determinou ainda ao novo ministro que corte a influência de Valdemar Costa Neto na pasta.

Para entender 

Depois de sinais recebidos, governistas se diziam tranquilos com o depoimento de Luiz Antonio Pagot hoje no Senado. E independentemente do que o diretor do Dnit venha a dizer, petistas afirmam que Hideraldo Caron, diretor de Infraestrutura Rodoviária do órgão, não deve se manter no cargo -ele é ligado ao deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Encontro... 

No PP, pouca gente nutre esperança de que haverá boa relação entre os dois expoentes da legenda no Executivo, Mario Negromonte (Cidades) e Márcio Fortes (Autoridade Pública Olímpica). O último perdeu o cargo de ministro para Negromonte por pressão da bancada de deputados, mas foi reabilitado por Dilma.

...forçado 

Pepistas dizem que setores do PT e Fortes difundem a versão de que Negromonte anda em baixa com a presidente.

Foto 

Outro que também figura no rol dos pouco prestigiados, Pedro Novais (Turismo) terá uma espécie de desagravo de seu partido, o PMDB, que promete comparecer em massa à abertura do 6º Salão do Turismo, em São Paulo, amanhã.

Quem avisa... 
Foi Michel Temer quem sugeriu que Dilma viesse a público acalmar ministros temerosos de serem os próximos da lista. Horas mais tarde, ela negou, em evento no Planalto, ter em mente novas intervenções no primeiro escalão.

Trilhos 
O fracasso do leilão do trem-bala, ontem, motivou variadas piadas no Twitter. Desde as repisadas afirmações de que o projeto "descarrilou" e "micou", à de que o governo foi vítima de "trem-bala-perdida".
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

"Espero que o novo ministro dos Transportes superfature uma ponte de ligação com a moralidade pública."
DO DEPUTADO RUBENS BUENO (PPS-PR), sobre as suspeitas de irregularidades que resultaram na saída de Alfredo Nascimento.

contraponto

Risco doméstico

A Câmara realizou em março sessão de homenagem aos 100 anos de nascimento do ex-governador de Santa Catarina Aderbal Ramos da Silva. Quase no final de sua fala, o deputado Esperidião Amin (PP-SC) negou a autoria do pedido de realização do evento.
-Na verdade, apenas secundei pedido formulado no ano passado -disse, informado que a autora era sua mulher, a ex-deputada Angela Amin (PP-SC).
-Tenho razões para mencionar isso, algumas de legítimo interesse da minha integridade física e mental!

Nenhum comentário: