terça-feira, julho 12, 2011

ILIMAR FRANCO - O que fará o PT?

O que fará o PT? 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 12/07/11

Uma pergunta não quer calar no Senado. Qual a posição que o PT assumirá na votação da recondução do procurador-geral da República, Roberto Gurgel? O PT está com ele atravessado na garganta por causa de suas alegações finais no processo do mensalão. Ontem, nenhum dos senadores titulares petistas apareceu para votar na Comissão de Constituição e Justiça. Os aliados estavam lá e temem que os petistas votem contra Gurgel na votação secreta na comissão e no plenário.

O novo ministro dos Transportes

No início da tarde de ontem, integrantes do PR já defendiam que o partido apadrinhasse Paulo Sérgio Passos como ministro dos Transportes. Seria uma forma de a sigla manter uma boa relação com a presidente Dilma. “Ele é um técnico, conhece a malha rodoviária e não vai ficar um tempo patinando”, disse o líder do PR no Senado, Magno Malta (ES). Mas a bancada da Câmara queria que o ministro fosse um deputado. Lideranças do PR foram informadas pela ministra Ideli Salvatti da decisão da presidente Dilma, por telefone, cerca de 30 minutos antes do anúncio. A forma não agradou ao partido, que se sentiu desprestigiado.

"Não acredito que ele vá colocar fogo no mundo. Somos aliados (do governo) de muito tempo” — Milton Monti, deputado federal (PR-SP), sobre o depoimento de Luiz Antonio Pagot hoje no Senado

TOMA LÁ, DÁ CÁ.
 A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) assinou o requerimento de CPI do Dnit depois que o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), afirmou que, se ela não apoiasse a investigação, ele não votaria a favor do Código Florestal aprovado pela Câmara. O tucano tem 23 das 27 assinaturas necessárias para criar a comissão. A senadora não subscreveu a CPI para investigar o então ministro Antonio Palocci.

Se a moda pega
O Ministério do Planejamento está querendo criar a figura do segundo secretário- executivo. Seu ocupante receberá um salário de DAS-6. O decreto criando o cargo está na Casa Civil para ser publicado no Diário Oficial da União. 

Previsão do tempo

O secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, fez avaliação pessimista da economia americana, na reunião da coordenação de governo. Destacou a resistência dos republicanos a aprovar o orçamento do presidente Barack Obama.

DEM fica fora do ar
Punido pelo TSE por ter usado seu programa de propaganda partidária para fazer campanha para o tucano José Serra, no ano passado, o DEM ficará sem programa neste primeiro semestre. Amanhã, o partido inicia a primeira das três séries de inserções na TV e no rádio a que tem direito. A primeira bateria vai contar a história do DEM. Depois, virão inserções sobre a importância da oposição. Na terceira, o partido vai apresentar suas propostas para a sociedade.

Desafeto
O prefeito de SP, Gilberto Kassab, está sendo acusado, pelo PMDB, de estar por trás da tentativa do PSB de tirar o mandato do deputado Gabriel Chalita. Ele quer disputar a prefeitura de São Paulo. Por isso, trocou o PSB pelo PMDB.

Extermínio
Radiografia da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência constatou que é crítica a atuação de grupos de extermínio na Baixada Santista e no entorno de Brasília. A secretaria quer mais ação dos governos de Goiás e de São Paulo.


 A PRESIDENTE Dilma no discurso de ontem, na solenidade da Educação, afirmou quatro vezes que tinha recebido uma “herança bendita”. 
 O PMDB de Minas abriu processo no Conselho de Ética contra o deputado Newton Cardoso por ataques feitos à direção estadual. O pedido de expulsão foi feito pelo deputado Leonardo Quintão. 
● O LÍDER do PT no Senado, Humberto Costa (PE), pede para dizer que ele não está entre os petistas que querem derrubar o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR). Então, está todo mundo avisado.

Nenhum comentário: