sábado, maio 21, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Caminho de volta
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 21/05/11

Embora ninguém duvide de que, no encontro de ontem entre Dilma Rousseff e Franklin Martins, a crise envolvendo Antonio Palocci (Casa Civil) tenha entrado em pauta, o fato é que a conversa da presidente com o ex-ministro de Lula estava nos planos havia tempos. Antes mesmo de ir à China, ela pretendia recebê-lo. A pneumonia acabou postergando o evento no qual, segundo assessores, Dilma sondaria Franklin sobre a possibilidade de voltar ao governo.
Entre as opções que seriam postas à mesa está a Anatel. O mandato do atual presidente, Ronaldo Sardenberg, expira em 5 de novembro deste ano.

Fronteira 
Mesmo os oposicionistas mais desmotivados avaliavam ontem que a revelação dos R$ 20 milhões faturados pela empresa de Antonio Palocci no ano eleitoral de 2010 aproxima o caso da campanha de Dilma Rousseff à Presidência.

Olha lá 

Se levar adiante a ideia de coletar assinaturas para CPI sobre os negócios do chefe da Casa Civil, a oposição terá pela frente tarefa dificílima. Ainda assim, as poucas defecções no PDT, no PP e no PTB quando foi votada a convocação do petista para depor na Câmara deixaram o governo em alerta.

Reservado 
A Petrobras não informa quantas vezes Palocci se reuniu com seu presidente na época em que foi consultor. Alega que a agenda da diretoria não é pública, pois se trata de empresa de economia mista.

Prontuário As informações inicialmente divulgadas sobre a pneumonia de Dilma se revelaram improcedentes não apenas quanto ao fato de a infecção não ter sido "leve". Agora, assessores da presidente admitem que foram atingidos os dois pulmões, e não somente um.

Que crise?

Em mais um esforço para restaurar a rotina do Planalto, Dilma convocou reunião da coordenação política do governo para segunda. Havia semanas que esse encontro não acontecia.

Arame farpado 
Foi tensa a reunião do MST com o governo, quinta. Apesar de elogios às ações de agricultura familiar, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) ouviu duras cobranças quanto à reforma agrária.

Reforço 
O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, deve se filiar nos próximos dias ao PTB. Dirigentes avaliam que o criminalista pode ser candidato à prefeitura da capital em 2012, já que Gabriel Chalita, também cortejado pelos petebistas, decidiu ingressar no PMDB.

Abrigo 

Depois de ceder ao grupo de Paulo Maluf (PP) a presidência da CDHU, Geraldo Alckmin atendeu o PSC e instalou o ex-deputado Said Mourad, que não se reelegeu, na assessoria de novos negócios do Metrô.

Oremos 
Também em franca campanha por cargos no Bandeirantes, o PDT ficará com o comando do Conselho de Ética da Assembleia. O favorito ao posto é o pastor evangélico José Bittencourt.

Pente-fino
Alckmin criou grupo de trabalho para rever os critérios de contratação de assessoria de comunicação para as secretarias e elaborar os editais para os novos certames, já que as empresas atuam desde janeiro sob acordos temporários.

O Detran-SP rastreou um internauta que confessava no Twitter ter pago para obter carteira de habilitação e anunciava até a data em que fez a prova. O prontuário foi bloqueado para investigação.

Visita à Folha 
Jon Lee Anderson, jornalista americano e autor, entre outros livros, de "Che - Uma Biografia", visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Gunter Axt, um dos curadores do 3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"A declaração de Aldo Rebelo culpando o Ibama pelo salto brutal do desmatamento na Amazônia beira o cinismo."
DO DEPUTADO IVAN VALENTE (PSOL-SP) em resposta ao relator do novo Código Florestal, segundo quem o instituto está mais preocupado em multar pequenos agricultores do que em fiscalizar o desmate ilegal.

contraponto

Diminutivos

Quando algum curioso pergunta à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, de onde ela retirou a ideia de se fantasiar de joaninha no Carnaval deste ano, chamando a atenção de foliões e jornalistas da capital cearense, a petista esclarece:
-É que eu sempre tive fama de durona, de mandona. Desta vez eu decidi ser "inha": meiguinha, boazinha...

Nenhum comentário: