sexta-feira, maio 13, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA



Cabo de guerra
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 13/05/11
Abortada a votação do Código Florestal, o Planalto agora aposta na pressa dos ruralistas -em 11 de junho termina a moratória para os produtores que cometeram crimes ambientais- como forma de reduzir as exigências do setor. O governo desdenha da ameaça de paralisação da Câmara. Alega que medidas sob risco de caducar, como as novas regras de licitação para a Copa e a Olimpíada, podem ser inseridas em outras MPs, com mais prazo de vigência. Já os ruralistas acham que o Planalto blefa. E se fiam no discurso do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), segundo quem o partido “não vota mais nada nesta Casa enquanto não se votar o Código Florestal, o dia que for”.
Sei não… 
Comentário de um deputado aliado com muitos mandatos no currículo, diante da encrenca de anteontem: “Obstrução é instrumento clássico da oposição. Governo precisar apelar a isso, em início de mandato, não soa nada bem”.
Marcação 
Marco Maia (PT-RS), que durante a campanha pela presidência da Câmara assumiu compromissos com a bancada ruralista, recebeu ligação de Dilma pouco antes da “não-votação”. Era um pedido para que ele ajudasse o governo.

Vale tudo 

O Planalto chegou a recorrer ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) na tentativa de fazer ACM Neto (DEM-BA) desistir da emenda que retiraria do governo o poder de decidir por decreto, caso a caso, a questão do cultivo em parte das APPs (áreas de proteção permanente). O deputado não recuou.
Quer saber? 
Na saída do plenário, José Mentor (PT-SP) brincou com o colega Sérgio Guerra, presidente dos tucanos: “Isso aqui está pior do que o PSDB”.
Memória 
Comentário de um veterano: no governo FHC, a discussão sobre o código foi enterrada quando surgiu emenda semelhante à protocolada anteontem pelo DEM, ampliando a autonomia dos Estados para legislar sobre questões ambientais.
Silêncio 
Marina Silva, que ficou calada no plenário quando o relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) acusou o marido da ex-senadora de ter “fraudado contrabando de madeira”, pediu depois ao PV uma nota de desagravo. Até a noite de ontem, o partido não havia se manifestado.
No comando 
Bebeto Haddad, recém-escolhido secretário paulistano de Esportes, deixará a direção municipal do PMDB. O comando da sigla na capital será entregue oficialmente a Gabriel Chalita, pré-candidato a prefeito, no ato de sua filiação, agendado para 4 de junho.

Raízes 

Inspirado na Virada Paulista, maratona de 24 horas de atividades culturais, Netinho de Paula (PC do B-SP), outro postulante à prefeitura, quer instituir a “Quebrada Paulista”, voltada para a periferia da capital.
Quem diria 
Um observador anotou anteontem a coincidência: no mesmo dia em que o tucano Geraldo Alckmin iniciou, pela educação, a revisão dos programas de gratificação por resultado no governo paulista, a petista Dilma Rousseff fez entusiasmado discurso em favor da meritocracia no lançamento da Câmara de Gestão.

Time 

Ainda se refazendo da perda de seis vereadores, o PSDB paulistano anunciará hoje quatro reforços para a corrida pela Câmara em 2012: Wiliam Woo, Ana Paula Junqueira, Wagner Salustiano e Victor Kobayashi.
Visita à Folha 
Bernardo e Miguel Gradin, sócios da Graal Participações, visitaram ontem a Folha.
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI
tiroteio
“A China vai comprar a nossa soja mesmo se plantada no meio do rio Amazonas.”
DO DEPUTADO REINHOLD STEPHANES (PMDB-PR), ministro da Agricultura no governo Lula, refutando o argumento oficial de que a aprovação do Código Florestal, nos termos atuais, poderia comprometer as exportações devido a restrições de cunho ambiental por parte dos países compradores.
contraponto
Trocando as bolas
Na convenção que elegeu Pedro Tobias presidente do PSDB paulista, o ocupante anterior do cargo, Mendes Thame, discursava sobre feitos de lideranças tucanas. Depois de citar os vivos, passou a Franco Montoro, Mario Covas e Sérgio Motta, a quem chamou de “Sérgio Guerra” -este na ativa e empenhadíssimo em obter novo mandato no comando nacional da sigla.
Lembrando que Montoro era conhecido por cometer esse tipo de lapso, o líder da bancada do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira, brincou com o colega:
-Ih, o Thame teve um ataque de “montorite”…

Nenhum comentário: