sábado, maio 14, 2011

ILIMAR FRANCO - Pagando para ver


Pagando para ver 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 14/05/11

Os ruralistas apostam que a presidente Dilma vai prorrogar o decreto que suspendeu multas para quem não cumpriu a legislação ambiental. O decreto vale até 11 de junho. A prorrogação poderia ser feita caso até lá não tenha sido aprovado o novo Código. Os ruralistas dizem que o governo não daria na bandeja, para a oposição sacudir a roseira, 14,4 milhões de brasileiros que trabalham em 3,9 milhões de pequenas propriedades rurais.

"A única coisa que posso afirmar com certeza é que o decreto não será prorrogado” — Luiz Sérgio, ministro das Relações Institucionais, sobre o decreto que adia multas de quem não cumpriu a legislação ambiental

Palocci faz apelo ao líder do PMDB

Antes de embarcar para a Rússia, acompanhando o vice- presidente Michel Temer, o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), conversou com o ministro Antonio Palocci (Casa Civil). Este pediu para o peemedebista que ele reveja sua posição de não votar nada até que seja aprovado o novo Código Florestal. Oito medidas provisórias, inclusive a que flexibiliza as regras das licitações para as obras
da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, correm o risco de perder a validade. O governo acha que será atendido e atribui a posição do líder, adotada na noite de quartafeira, ao calor da discussão. Henrique volta terça-feira. 

REFORÇO INSTITUCIONAL. A falta de secretarias estaduais e municipais de defesa da igualdade racial virou um dos temas principais da ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial). “As estruturas existentes estão aquém das necessidades”, reclama Luiza. Pelo peso que a população negra tem nos estados no eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais, ela vai defender junto aos governadores a criação de estruturas fortes para esse fim. 

Parceria
Os governadores e os prefeitos de algumas capitais estão sendo chamados para conversar com a presidente Dilma Rousseff. Sem
a adesão deles, o plano Brasil Sem Miséria, que será lançado em junho, não terá pernas para andar.

Articulando

● Os senadores petistas de estados não produtores trabalham numa nova proposta de divisão dos royalties do petróleo. Wellington
Dias (PT-PI) diz que a ideia é oferecer aos estados produtores metade de que eles gostariam de receber.

Política cultural
● O presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José Nascimento Júnior, pediu apoio aos deputados, em audiência pública na última terça-feira, para criar uma exceção, na Lei de Licitações, para a área cultural. Citou como exemplo a contratação de restauradores. “Hoje, para restaurar uma obra de arte ou um edifício é o mesmo processo, o que atrasa a salvaguarda de alguns bens culturais”, argumentou ele.

No sapatinho

● O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) vai convidar o chanceler argentino Héctor Timerman para uma reunião no Brasil.
Segundo Patriota, os dois países precisam administrar o que chama de “problemas da abundância”.

No bolso
● Com a possibilidade da abertura dos arquivos secretos da diplomacia brasileira, há um temor, no Ministério das Relações Exteriores
e no governo, de que os países vizinhos sejam tentados a reivindicar indenizações do Brasil.

SÃO JOÃO. É intensa a pressão dos parlamentares sobre o governo para a liberação das emendas destinando recursos para as tradicionais festas juninas no Nordeste. Nada saiu até agora.
 RASGAÇÃO... Sobre a derrubada da sessão do Congresso para apreciar o veto à redistribuição dos royalties, fala o senador Lindbergh Farias (PT-RJ): “Estou impressionado, o Dornelles me deu uma aula”. 
● ... DE SEDA. Sobre o mesmo fato, agora quem diz é o senador Francisco Dornelles (PP-RJ): “Se não é o Lindbergh, não adiava aquela sessão”.

Nenhum comentário: