sexta-feira, abril 29, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Urgências da vida
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 29/04/11

A despeito dos cuidados com a saúde de José Eduardo Dutra e das preocupações com a organização interna para a disputa eleitoral de 2012, o PT tem motivo concreto e imediato para resolver a vacância na presidência. O partido avalia que o afastamento prolongado de Dutra conspirou contra seus interesses na ocupação de espaços no governo Dilma Rousseff.
Petistas prepararam lista com 104 nomes ainda não contemplados com cargos, entre eles o ex-ministro Patrus Ananias (MG), a ex-governadora Ana Júlia (PA) e a ex-senadora Fátima Cleide (RO). Com a solução do impasse no comando, esperam que os pedidos represados sejam atendidos o quanto antes.

Tampão não 
Nas conversas de cúpula para definir a sucessão no PT, o vice-presidente Rui Falcão sinalizou que aceitaria herdar o posto de José Eduardo Dutra, mas que não gostaria de fazê-lo na forma de um mandato abreviado, a ser encerrado em setembro, quando acontecerá o congresso nacional.

Elefante branco 

No partido, aliás, pouca gente vê utilidade nesse congresso, marcado no apagar das luzes do mandato de Ricardo Berzoini com o propósito declarado de reformar o estatuto interno. Falta, no entanto, quem atire a primeira pedra.

Pré-produção 

O PT tem hoje direção provisória em cerca de 800 municípios. O novo presidente precisará liderar o processo de eleição interna nessas praças, de olho na campanha de 2012.

Nada contra 

Delúbio Soares consultou seus advogados a respeito de eventuais reflexos da refiliação ao PT sobre o processo em curso no Supremo. Ouviu que não se esperava nenhum e seguiu em frente com o pedido.

Bordões 1 
Fala de Dilma em um dos novos comerciais de TV do PT: "O governo do Brasil tem um compromisso especial com os pobres e a classe média. Com os pobres, para que eles subam com a vida. Com a classe média, para que ela melhore ainda mais seu padrão".

Bordões 2 
Ao final da peça, a presidente afirma que jogará "duro com a inflação" -esta a ideia que o governo mais tem repetido, por meio de várias autoridades, aparentemente com baixo nível de convencimento.

Linha dura 

Diante das queixas sobre o cancelamento dos restos a pagar de emendas parlamentares, o Planalto anunciará hoje que quitará os convênios de 2007 e 2008 já em execução. Quanto aos de 2009, só serão pagos os que puderem ser iniciados até 30 de junho.

Escala 
Recém-nomeado secretário de Desenvolvimento Social em SP, Rodrigo Garcia recebeu do DEM a garantia de legenda para disputar a prefeitura paulistana. O mesmo fez o PSDB com Paulo Barbosa, promovido à vaga de Guilherme Afif no Desenvolvimento Econômico e pré-candidato em Santos.

Superlotação
Objeto do desejo dos deputados paulistas, a Comissão de Transportes da Assembleia perderá musculatura para atender a base governista -só no PSDB, há 9 candidatos para 6 vagas no colegiado. Dada a demanda, a fiscalização das obras do metrô deve migrar para a alçada da Comissão de Assuntos Metropolitanos.

É assim? 
Sob alegação de que Geraldo Alckmin estaria descumprindo o acordo para liberação da cota de R$ 2 milhões em emendas, a bancada do PDT cedeu à oposição três das quatro assinaturas que faltavam ao requerimento da CPI dos Pedágios. O próximo alvo é o PSB.

Sem rival 
Com base em Cascavel (PR), o deputado Eduardo Sciarra, ex-DEM e rumo ao PSD, não planeja transferir domicílio eleitoral para Curitiba. Isso garante ao tucano Gustavo Fruet, outro que deverá que pular no barco de Gilberto Kassab, a legenda para disputar a Prefeitura de Curitiba.

com FÁBIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio
"Podemos afirmar com certeza que esse é um conselho muito capaz. Capaz de tudo."
DE PEDRO SIMON (PMDB-RS) sobre Conselho de Ética do Senado, que na nova composição tem entre seus membros Renan Calheiros (PMDB-AL) e Gim Argello (PTB-DF); o presidente é o sarneysista João Alberto (PMDB-MA).

contraponto

Caindo de maduro

Deputados e senadores disputavam espaço na audiência da ministra Miriam Belchior (Planejamento) à Comissão Mista de Orçamento. Paulo Maluf (PP-SP) se desviava dos colegas no plenário quando tropeçou em duas assessoras que faziam anotações, quase desabando sobre uma delas. Ao se levantar, disse bem alto:
-Eu nem reclamo de tropeçar desse jeito, desde que caia no colo de mulheres tão lindas!

Nenhum comentário: