domingo, abril 03, 2011

ANCELMO GÓIS


Vidas ganhas
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 03/04/11


Que bom. Em quatro anos, caiu à metade no Rio o número de vítimas de balas perdidas. Segundo o Instituto de Segurança Pública, foram 279 em 2007; 236 em 2008; 193 em 2009; e 139 em 2010.

Viagem pela metade 
Dilma, ao antecipar sua volta ao Brasil, por causa da morte de José Alencar, frustrou empresários brasileiros com interesses em Portugal. Acabou não tratando com autoridades lusas de temas de interesse da Petrobras e da Camargo Corrêa. A empreiteira, por exemplo, tem uma construtora portuguesa e 33% da maior cimenteira de lá, a Cimpor.

Maldição
Roger Agnelli é mais um que tropeçou depois de ganhar o prêmio Homem do Ano, da Câmara de Comércio Brasil-EUA. Na lista da maldição do “Person of the Year” há ainda Jorge Atalla (Copersucar), Mário Garnero (Brasilinvest), Ângelo Calmon de Sá (Banco Econômico), Luís Eulálio Bueno Vidigal (Cobrasma) Luiz Furlan (Sadia). 

Satiagraha no STJ
A 5a- turma do STJ deve retomar esta semana o julgamento do recurso de Daniel Dantas contra a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, em 2004, que levou o empresário à prisão. O placar está em dois a zero a favor de Dantas. 

Ainda faltam 
votar três ministros. Apagão da Dilma O bairro paulistano de Higienópolis, onde vive FH, ficou sem luz três horas sexta à noite. 

As brasileiras
Ivete Sangalo, Alice Braga, Juliana Paes, Cláudia Jimenes e Giovana Antonelli estão no time de 16 mulheres da nova série de Daniel Filho, “As brasileiras”. O formato é igual ao de “As cariocas”, com uma mulher por capítulo.

Trem da alegria
O chamego dos empresários estrangeiros com o Brasil tem lá seus motivos. Um deles: a remessa de lucros nos últimos 12 meses
chegou a US$ 33,8 bilhões. Ou um trem-bala Rio-SP e meio. 

Canudos 2, a missão
O cineasta Sérgio Rezende, autor do longa “Guerra de Canudos”, foi a Rondônia filmar a rebelião dos 22 mil trabalhadores da Usina de Jirau. As imagens vão para o documentário “Sertão, sertões”. 

No mais 
A queixa de Paulinho, da Força Sindical, naquela reunião no
Planalto, sobre a ausência de um bordel em Jirau, parece romance de Mario Vargas Llosa.No livro “Pantaleón e as visitadoras”, que virou filme, Llosa fala de um homem que, por ordem do Exército peruano, monta um bordel para reduzir estupros nas zonas militarizadas.

Martinho do Brasil 
Martinho da Vila vai ganhar uma estátua (foto) em sua homenagem. Será inaugurada em Duas Barras, RJ, sua cidade natal, dia 7 de maio, pelo governo do estado. A escultura de bronze, assinada por Ique, retrata o sambista de corpo inteiro cantando. 

A crise na OSB 
O maestro Roberto Tibiriçá e a pianista Cristina Ortiz pediram para sair da temporada da OSB Jovem, que começa este mês. — Somos profissionais e não estamos encontrando condições para reger a nossa música com todo o contexto e pressão em que se encontra a
OSB — diz Tibiriçá. 

Viva a Marrom!
Alcione foi escolhida para dar nome à nova lona cultural de São João de Meriti, RJ. Retratos da vida Desde 23 de março, um menino
de 10 anos é mantido vivo graças a um coração artificial no Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio. A criança precisa de um transplante com urgência. O doador tem de ter até 45kg. 

Cena carioca 
Veja como o cigarro é um vício que escraviza. Quarta, por volta de 18h, em Copacabana, um parceiro da coluna desceu do escritório para fumar na calçada e ouviu de um camelô: — Ei, patrão, quer trocar este cigarro por um cacho de uva?! Ele topou. Fez bem.

ZONA FRANCA
 José Conde Caldas assume amanhã a presidência da Ademi. 
 A decoradora Lourdes Catão embarca hoje para Nova York. 
 O professor José Galvão-Alves organiza a XXI Jornada de Gastroenterologia, no CBC, com a participação do hepatologista Vicente Arroyo. 
 O blog Mulher 7x7, da “Época”, bateu recorde de visitantes em março: mais de 1,8 milhão. 
 Estudo do economista Wilson Diniz assegura que Dilma foi eleita com os votos de eleitores beneficiários do Bolsa Família (12 milhões).
 A Osklen de Icaraí faz bazar hoje. 
 Roberta Spindel lança CD no Teatro Fashion Mall, terça, às 21h. 
● Luiz Paulo Nenen é o representante brasileiro em Simpósio Internacional de Design de Luz, na China.

Nenhum comentário: