quarta-feira, março 30, 2011

MÔNICA BERGAMO

NO FUNDO DA TERRA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 30/03/11

A célebre ponte estaiada entre Santos e Guarujá, cuja maquete foi inaugurada pelo ex-governador José Serra (PSDB) no ano passado, pode virar um túnel. Esse projeto tinha sido descartado no governo passado, por causa dos prazos e custos da obra. Mas voltou a ser considerado. O governador Geraldo Alckmin (PSDB), de SP, deu até abril para que o novo projeto seja apresentado.

BALANÇA
Afastado da sucessão na Vale, o ministro Antonio Palocci, da Casa Civil, também recebeu ordens da presidente Dilma Rousseff para se distanciar das indicações para cargos na CEF (Caixa Econômica Federal). Ele continua recebendo os "pleitos" de grupos interessados em ocupar espaço no banco. Mas tem o cuidado de informar que tudo será encaminhado ao ministro Guido Mantega, da Fazenda, com quem o assunto deve ser tratado.

BALANÇA 2
E as mudanças na CEF podem se estender ao Funcef, o fundo de pensão dos funcionários do banco.

BALANÇA 3
A desenvoltura de Guido Mantega na sucessão da Vale está sendo registrada tanto entre parlamentares da base do governo quanto entre banqueiros e empresários paulistas. A leitura é que o titular da Fazenda, vítima de fogo amigo há algumas semanas, está fortalecido.

NO MEU NOME

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) quer se defender sozinho se for processado por racismo pela cantora Preta Gil. Perguntado por ela, em um quadro do "CQC", sobre o que faria se seu filho se apaixonasse uma negra, ele respondeu que não discutiria "promiscuidade" e que os filhos "foram muito bem educados". "Pra que advogado? Quem faz minhas defesas sou eu", diz ele. "Mas se for necessário, tenho vários advogados no gabinete. Aí um deles assina para mim."

TUDO ERRADO
Bolsonaro diz que entendeu que a pergunta de Preta se referia à possibilidade de seu filho namorar um gay. "Respondi o que meu cérebro entendeu. Minha esposa é afrodescendente e meu sogro é negão."

XODÓ NA PASSARELA
As atrizes Maria Ribeiro e Nívea Stelmann levaram os filhos João e Miguel, respectivamente, para desfilar no Fashion Weekend Kids, evento de moda no shopping Iguatemi. A cantora Luciana Mello levou a filha Nina para as passarelas.

MENÇÃO HONROSA
A Royal Society, academia de ciências do Reino Unido, fez uma menção elogiosa a SP no relatório que publicou anteontem. A cidade subiu 21 lugares no ranking das que mais registram publicações científicas no mundo na última década. De acordo com o texto, o resultado "reflete o rápido crescimento da atividade científica no Brasil" e o papel da capital de um Estado de forte tradição científica. A academia registra que a Constituição paulista prevê o investimento de 1% das receitas em pesquisas.

SALTO ALTO
A Royal Society inclui o Brasil entre o grupo de novos países, liderado pela China, que emergem como novas potências científicas para rivalizar com as tradicionais, como o Japão. Países como Irã, Turquia e Tunísia também são citados como nações sem tradição que agora conseguem destaque. O Irã é o que se desenvolve mais rapidamente: de 736 publicações científicas em 1996, saltou para 13.238 em 2008.

DEBAIXO DA SAIA
A atriz Camila Morgado substituirá Christine Fernandes na nova temporada do programa "Saia Justa", do canal pago GNT.

DE (E DO) SÃO PAULO
O prefeito de SP, Gilberto Kassab, pediu que o secretário de Esportes, Walter Feldman, providencie homenagem para Rogério Ceni, que marcou seu centésimo gol no domingo. "Vou apresentar umas cinco ideias. Ele é um orgulho de SP", diz Feldman, que, assim como o prefeito, é são-paulino.

ROTEIRO DAS LETRAS
Luiz Bolognesi lançou anteontem na Cinemateca Brasileira o roteiro de "As Melhores Coisas do Mundo". Esmir Filho autografou exemplares de "Os Famosos e os Duendes da Morte", coescrito por Ismael Caneppele, no mesmo evento da Coleção Aplauso.

CURTO-CIRCUITO


Diogo Nogueira se apresenta hoje, às 22h30, no bar Passatempo. 18 anos.

Acontece hoje, as 20h, a entrega do 7º Prêmio Fiesp/ Sesi do Cinema Paulista.

Elias Awad dará palestra hoje, às 19h30, na distrital do Butantã da ACSP.

A ilustradora Fernanda Guedes lança hoje, às 19h, o livro "Amigos Imaginários", na Livraria da Vila dos Jardins.

Valéria Baraccat dará duas palestras hoje na sede da GM, em São Caetano.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: