segunda-feira, fevereiro 07, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Mais terceirização
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 07/02/11

O governo Geraldo Alckmin prepara a terceirização de várias áreas da administração do Estado, com o argumento de que precisa aumentar a eficiência e reduzir custos. As secretarias de Esportes, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social estudam parcerias com OSs (Organizações Sociais) para gestão de conjuntos esportivos, parques e creches. Embora a constitucionalidade do modelo em alguns setores da administração pública esteja sob exame no STF, o pacote deve contemplar até o gerenciamento de uma pousada com capacidade para 60 pessoas, em fase final de construção na Ilha do Cardoso, no litoral sul de São Paulo.

No escuro 
O PT aponta que, nos casos já efetivados de terceirizações nas áreas de saúde e educação, a prestação de contas das organizações gestoras é insuficiente e a fiscalização, falha.

Veja bem 1 Incomodado com as críticas que recebeu por ter colocado em suspenso o projeto de uma ponte estaiada de 2,8 quilômetros entre Santos e Guarujá, cuja maquete foi exibida por José Serra na campanha eleitoral, Alckmin vai visitar a Baixada Santista para falar de alternativas à obra, de custo estimado em R$ 500 milhões.

Veja bem 2 

De um tucano bem relacionado com o atual governador e seu antecessor: "Alckmin não deve mesmo fazer a ponte. Mas também é verdade que o Serra jamais imaginou que aquilo poderia sair da maquete."

Intensivão 
De segunda a quarta, a agenda da presidente Dilma Rousseff será quase inteira dedicada à discussão do Orçamento de 2011. O projeto está em análise no Congresso e deve ser sancionado até o dia 15.

Onde pega 
O Ministério dos Transportes, pelo volume de dinheiro das obras, e o do Turismo, por depender muito de emendas parlamentares, devem sofrer os abalos mais significativos com o contingenciamento que será feito no orçamento.

Check-in 

No final da semana passada, o ex-presidente Lula consultou amigos em busca de um hotel em Brasília, onde participa na quinta-feira da festa de aniversário do PT. O ex-presidente chega na quarta e deve ficar na capital até sexta. O partido vai bancar suas despesas com hospedagem.

Calculadora 
Há no PT quem defenda que Lula e o presidente do partido, José Eduardo Dutra, tenham direito a uma verba de representação similar à dos deputados. Isso praticamente dobraria a remuneração dada pelo partido à dupla, hoje de R$ 13 mil. Alega-se que, como presidentes da sigla -um de honra, o outro de fato-, ambos precisam de recursos para para cumprir missões relativas a seus mandatos.

Lamentações 
O PT promove hoje e amanhã um seminário para discutir as reformas política e tributária. No primeiro dia, são esperados os ministros Antonio Palocci (Casa Civil), Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e José Eduardo Cardozo (Justiça). Petistas temem o ambiente contaminado pelas disputas internas na bancada do partido na Câmara.

Cadeira cativa 
O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, deve permanecer no cargo. Ele foi indicado pelo líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL).

Propositivo 
Recém-eleito líder do DEM na Câmara, o deputado ACM Neto (BA) pretende procurar em breve os ministros Palocci e Luiz Sérgio. "Estamos à disposição para conversar sobre uma agenda para o país. Seremos uma oposição firme, mas que conversa", afirma.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio

"Muitos técnicos escolhidos para dirigir as estatais são alugadores de crachás, que emprestam seu conhecimento aos grupos políticos que patrocinam sua ascensão e ajudam a preservar os seus interesses."
DO PROFESSOR DA USP ILDO SAUER, ex-diretor da Petrobras e especialista no setor elétrico, sobre a disputa entre aliados do governo por cargos nas estatais.

Contraponto

Ventilador

Com o ar-condicionado do gabinete quebrado em meio a uma forte onda de calor, o chefe da Casa Civil paulista, Sidney Beraldo, resolveu abreviar uma conversa com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que se incomodou com a temperatura da sala.
À saída, Beraldo aproveitou para reivindicar o conserto do equipamento, dizendo a assessores:
-Vamos ver se, recebendo visitas ilustres, a gente consegue arrumar isso mais rápido. Não é tanto por mim... Eu nem sinto muito calor...

Nenhum comentário: