segunda-feira, fevereiro 07, 2011

ANCELMO GÓIS

Business favela
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 07/02/11

Minutos depois que a tropa do Bope ocupou o São Carlos, ontem, uma tropa de elite de vendedores da Sky desembarcou na favela carioca. Montou um QG lá no alto, no Larguinho São Carlos, para aproveitar que a presença da lei na comunidade acaba com o chamado gatonet.

Aliás...
Business é o cacete. 

Calma, gente! 
O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio, Pedro de Jesus, enviou carta a Gilberto Braga, um dos autores da novela “Insensato coração”. Reclama que, na trama, a enfermeira Norma, personagem de Glória Pires, “não exerce as funções de enfermeira e sim de empregada doméstica”.

Novela antiga
Não é de hoje que as associações de enfermagem reclamam do tratamento das profissionais nas novelas. Em 2004, houve protesto porque Nazaré (Renata Sorrah) se passou por enfermeira para roubar um bebê em “Senhora do destino”. A turma também não gostou da forma como se viu retratada em “Páginas da vida”, “Paraíso tropical” e “Duas caras”. 

Que máscara...
Jornais italianos como o “La Repubblica” estão sugerindo que o primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi, vire máscara no carnaval do Rio. Até desenharam algumas sugestões de como ficaria a alegoria. Faz sentido.

Sabor do gesto
A cantora Zélia Duncan fechou contrato com a gravadora Biscoito Fino para o lançamento de seu próximo DVD, registro do show “Pelo sabor do gesto”. As gravações serão em março, no Teatro Municipal de Niterói.

Acabou em samba
Dilma, primeira mulher eleita presidente do Brasil, quer naturalmente fazer uma grande badalação no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O problema é que a data coincide com a terça-feira gorda de carnaval. 

Mas...
O festeiro Perfeito Fortuna encontrou um jeito de homenagear, em plena folia, Dilma e todas as mulheres do mundo. Vai promover um baile à fantasia na Fundição Progresso, no Rio. A orientação é os homens irem fantasiados de mulher.

Casa de Rui
As ideias de Emir Sader para a Casa Rui Barbosa, expostas no GLOBO, sábado, levaram receio a áreas do setor acadêmico.

É gente que teme que a casa descuide dos acervos e pesquisas que privilegiariam o período do começo do século XIX à primeira metade do século XX. A conferir.

Morreu ontem Candinha Silveira, mulher de Joaquim Guilherme da Silveira, precursora dos desfiles de moda no Brasil, na década de 1950.

Amanhã, a Souza Cruz promove bate-papo sobre liberdade de expressão com Ruy Castro e Ricardo Kotscho no Sacrilégio, na Lapa.

O Centro Cultural Cartola comemora 10 anos de fundação, com a realização do seminário “Escolas de samba e memória — práticas, desafios e cooperação”.

Dia 19, chefs como Thiago Sodré, Danio Braga e José Hugo Celidônio fazem jantar beneficente com renda revertida para as vítimas das enchentes, no Hotel Solar do Império. 

Efeito Alemão?

O seguro daquele modelo de caminhonete Mitsubishi usado na fuga dos traficantes do Morro do Alemão, lembra?, subiu uns 40%, em relação ao preço do ano passado.

Mas o Sindicato das Seguradoras do Rio garante que, com a redução dos roubos, caiu 12,6% o preço médio do seguro de carros, na comparação com 2010.

Carnaval 2012

O Salgueiro renovou o contrato com o carnavalesco Renato Lage para 2012. A Mocidade Independente fez o mesmo com Cid Carvalho.

Viva o CCC!
Eduardo Paes tombou o Centro Cultural Carioca, o querido CCC, templo da boa música no circuito Lapa-Praça Tiradentes. O lugar abrigou, de 1930 a 1960, o Dancing Eldorado, frequentado por Pixinguinha, Elizeth Cardoso e outros. 

‘Je cause français’
Tania Costa, atriz e diretora brasileira que viveu 23 anos na França, onde fez carreira, está de volta e, paralelamente à vida de artista, abriu no Rio um curso de francês diferente. É baseado na arte do país de Sarkozy. Nas conversações, a turma trabalha poesia, teatro, músicas e até cozinha. O email dela: taniadacosta@hotmail.fr. 

Camelo na cabeça
Um gaiato notou que, na semana que Eduardo Cunha ganhou as manchetes, deu seu número de campanha, 1530, na cabeça, no jogo do bicho, sorteado pela Federal. Não é nada, não é nada... não é nada.

Nenhum comentário: