domingo, fevereiro 06, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Risco trator
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 06/02/11

Sem deixar de reconhecer o sucesso obtido até agora por Dilma Rousseff na tarefa de enquadrar os aliados, primeiro na formação do ministério e depois na partilha dos cargos do segundo escalão, petistas que trazem na memória facilidades e dificuldades do governo Lula manifestam preocupação com as possíveis consequências do festival de imposições.
Eles não duvidam de que a presidente terá força para vencer as batalhas mais próximas, como a do salário mínimo, mas temem o efeito represado do descontentamento do PMDB e de outras siglas. "Ela pode nocautear todo mundo. Mas, se não nocautear, o que acontece?", pergunta um veterano do Congresso.


Paradoxo 
Reflexão de um cardeal do PT: em nenhum dos dois mandatos de Lula houve, como agora, tantos petistas instalados em postos estratégicos; ao mesmo tempo, este é, por ora, o governo mais distante da "pauta histórica" do partido.

Blues Não se trata de negligência de Dilma, que em janeiro teve ao menos três longas conversas com o antecessor, mas quem esteve com Lula recentemente afirma: o ex-presidente anda triste.

Finalmentes 
A ida de Henrique Meirelles para a APO (Autoridade Pública Olímpica) é assunto resolvido tanto na cabeça de Dilma quanto no que depender do ex-presidente do Banco Central. A demora no desfecho da novela se deve apenas a um esforço para acalmar o PC do B, partido do ministro Orlando Silva (Esporte).

Divã 
Durante seminário da Federação Nacional de Previdência Privada, realizado na quinta passada na Bahia, o governador Jaques Wagner (PT) surpreendeu a plateia ao dizer por que, em sua opinião, Meirelles foi substituído após oito anos no comando do BC: "Se tivesse ficado, ia parecer que era ele, e não Lula, o fiador da política econômica". Há quem enxergue explicação mais simples: Dilma queria mudar.

E se... 

Um dos possíveis cenários para 2014 preocupa especialmente Aécio Neves, segundo relato do próprio a aliados: José Serra conclui que não tem condições de disputar a Presidência e estimula a candidatura de Geraldo Alckmin, desenho que lhe permitiria tentar retornar ao governo de São Paulo.

De bandeja Observação de uma raposa lulista a propósito da guerra civil tucana: "O Serra jogou o Sérgio Guerra no colo do Aécio". Não que Guerra, em campanha por mais um mandato na presidência do PSDB, tenha precisado de muito estímulo.

Já era Quem acompanhou de perto a batalha interna pelos segundos do programa de TV tucano chegou à conclusão de que, quando em algum ponto futuro se der a alternância de poder federal, é bem possível que o beneficiado não seja o PSDB.

Cinturão 
O primeiro teste de convivência entre Alckmin, Gilberto Kassab (DEM) e os prefeitos petistas do "eixo vermelho" da Grande São Paulo será a implantação do bilhete único metropolitano. O governo tucano planeja integrar ônibus, metrô e trens de pelo menos 20 cidades do entorno da capital num prazo de seis meses.

Inimigo íntimo 
O escândalo da merenda escolar em Pindamonhangaba, que tem como personagem central Paulo Ribeiro, cunhado de Alckmin, poderá resultar positivo para o PSDB local. Opositores inclusive da sobrinha do governador, Myriam (PPS), vice-prefeita, os tucanos enxergam na crise a chance de retomar o governo municipal em 2012.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio

"Ou Dilma atende os especuladores ou atende os trabalhadores. Ela tem que fazer sua escolha. Lula fez a dele: ficou conosco e deixou o governo com 83% de popularidade."
DO DEPUTADO PAULINHO DA FORÇA (PDT-SP), sobre o impasse na negociação do mínimo, evidenciado em reunião do governo com as centrais na sexta-feira.

Contraponto

Quem, eu?


Reunido com secretários municipais e estaduais para tratar do bilhete único, Gilberto Kassab (DEM) reclamava das manifestações contra o reajuste da tarifa de ônibus na capital paulista. Lembrando da aproximação do prefeito com partidos como PC do B, PSB e mesmo PT, um tucano presente ao encontro brincou:
-Você precisa resolver com seus novos aliados. Está cheio de bandeiras deles no meio dos protestos...
Kassab saiu de banda:
-Não tenho nada a ver com isso...

Nenhum comentário: