terça-feira, fevereiro 01, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Eu avisei
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 01/02/11

Deputados e senadores que tomam posse hoje ouvirão amanhã de Dilma Rousseff, no discurso de entrega da mensagem presidencial ao Congresso, um novo apelo em favor da austeridade administrativa e da responsabilidade fiscal. Segundo assessores próximos, a versão preliminar do texto menciona a polêmica em torno do valor do salário mínimo, um dos primeiros embates que ela enfrentará sob a nova legislatura.
Em contraponto a essa "dieta magra", a fala de Dilma enfatizará a necessidade de parceria entre os Poderes e de governar de mãos estendidas ao Congresso.

Em outra 
O tom do discurso de Dilma contrasta com as promessas de campanha dos dois candidatos à presidência da Câmara. Ao longo de janeiro, eles falaram em construir anexos e tornar impositivo o pagamento das emendas parlamentares ao Orçamento.

Q.I. 
Entre as propostas de Sandro Mabel (PR) está a de alterar a Constituição para permitir que o Congresso indique ministros para o TSE.

Palmômetro 
Ontem, na reunião do PMDB, Mabel foi mais aplaudido que o favorito Marco Maia (PT-RS).

Barrado 
O PSB, que abriu as portas de seu encontro para Maia, recusou-se a fazer o mesmo para Mabel.

#prontofalei
 
Maia encerrou sua fala aos peemedebistas com uma brincadeira: avisou que pararia por ali, caso contrário os deputados iriam optar por ele não apenas para os dois próximos anos, mas para os próximos quatro. Henrique Eduardo Alves (RN), com quem o PT assinou acordo de rodízio em 2012, disse: "Péssima ideia".

Calculadora 
A reunião da bancada do PT no Senado que decidiria ontem entre Marta Suplicy (SP) e José Pimentel (CE) para a vice-presidência em 2011 foi cancelada porque, à tarde, apoiadores do cearense não haviam chegado a Brasília. A cúpula do partido prefere Pimentel.

Receptivo 
A Força Sindical colocou assessores no aeroporto de Brasília para abordar os deputados. Entregavam pauta que inclui o fim do fator previdenciário, a jornada de trabalho de 40 horas e o reajuste dos aposentados.

Time 
Michel Temer chamou para assessorar a área de segurança da vice-presidência o delegado Ruy Estanislau de Mello. Ele deixou o Detran-SP no auge da crise que fez o governo paulista rever a vinculação do órgão à Secretaria de Segurança.

Saudosa maloca 
Encerrada a programação matinal em Buenos Aires, a comitiva de Dilma seguiu para o palácio San Martín, onde, à entrada, um grupo batucava. "Deve ser para o Paulo Bernardo", provocou Aloizio Mercadante. "Isso está mais pra samba de paulista", devolveu o colega. Em tempo: o ministro das Comunicações nasceu em Ribeirão Preto.

Escolhido 
Geraldo Alckmin decidiu: o tucano Samuel Moreira será o líder do governo na Assembleia.

De volta...Xico Graziano, ex-secretário estadual do Meio Ambiente, critica o sucessor Bruno Covas pelas demissões na pasta. As dispensas colocariam em risco o programa "Município Verde". Bruno diz que mudanças são normais e não afetam as atividades da secretaria.

...para o futuro 
Bruno foi abordado no Twitter por um mineiro que sugeriu seu nome para vice de Aécio em 2014. O neto de Mario Covas respondeu que, nessa altura, ainda não terá 35 anos, idade mínima para ocupar o posto.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio

"O caso da ata do DEM é como uma certidão de nascimento em que, por erro de digitação, trocou-se o sexo do bebê, e o novo escrivão quer mantê-la pois assim estava escrito."
DO EX-PREFEITO DO RIO CÉSAR MAIA, sobre alteração no estatuto partidário que reduziu poder do conselho político, presidido por Gilberto Kassab.

Contraponto

Febeapá
O deputado federal Edinho Bez (SC) discursava efusivamente ontem para a bancada do PMDB em defesa de sua candidatura à vaga do partido na Mesa Diretora da Câmara. Como há mulheres concorrendo ao cargo, ele tentou martelar a questão de gênero, em voga com a eleição de Dilma Rousseff e a adoção de uma espécie de "cota feminina" no primeiro escalão da República.
-Eu tenho muito respeito pela figura da mulher. Afinal, sou casado com uma mulher. Minha mãe também é uma mulher...

Nenhum comentário: