terça-feira, fevereiro 01, 2011

CLÁUDIO HUMBERTO

“Não queremos tapinhas nas costas e cantar hino, mas governar”
HENRIQUE ALVES (RN), LÍDER DO PMDB NA CÂMARA, SOBRE A BRIGA POR ESPAÇO NO GOVERNO

TCU DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DOS PORTOS NA “MARRA” 
Mobilizado pela Federação Nacional dos Portuários, o setor está de olho na sessão desta quarta-feira do Tribunal de Contas da União, que vai julgar a burla do decreto 6620/08, do ex-presidente Lula, que proíbe a utilização de portos privativos como se fossem públicos. Empresas poderosas, como a Odebrecht, investem no setor e tentam privatizá-lo “na marra”, operando cargas como se fossem concessionárias do serviço público, driblando a exigência constitucional de
licitação. 

VISTAS GROSSAS 
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que deveria impedir a ilegalidade, faz vistas grossas à burla que privatiza os portos.

CONCORRÊNCIA DESLEAL 
Em Navegantes (SC), o porto privativo da Portonave esvazia o de Itajaí, que é público, operando cargas de terceiros.

QUESTÃO DE TEMPO 
Aparadas quando Dilma chefiava a Casa Civil, as arestas com a ministra Miriam Belchior (Planejamento) voltaram a espetar. 

ATRAVESSADO 
A presidente Dilma Rousseff digere mal a imposição de Lula para que ela nomeasse Gilberto Carvalho como secretário-geral da Presidência. 

VIANAS RETALIAM CAMPANHA CONTRA APOSENTADORIA 
No Acre, os irmãos Viana – governador Tião e senador Jorge, do PT – estão irritados com a campanha da OAB para exterminar no Supremo Tribunal Federal as super-aposentadorias de ex-governadores. É que o senador Jorge recebe a aposentadoria, privilégio que seu irmão Tião, hoje governador, embolsará no futuro. Para se vingar da OAB, a dupla aderiu à pressão contra o Exame da Ordem promovido pela entidade.

ESTELIONATO 
O lobby contra o Exame da Ordem é liderado por donos de faculdades privadas, a maioria praticantes de verdadeiro estelionato educacional.

EXAGERO 
Está pegando muito mal, nos Estados, as centenas de assessores que se deslocam nas viagens de Dilma. Parece séquito de Cleópatra.

ESTÁ DIFÍCIL 
O ministro Antonio Palocci tenta convencer Dilma a retirar o veto à recondução de Roberto Smith à presidência do Banco do Nordeste, 

LÁ VEM BRONCA 
Nervosismo na Esplanada dos Ministérios com a proximidade de sexta (4), prazo-limite para os ministros apresentarem propostas de cortes orçamentários. A presidente não parece disposta a dar mais prazo.

COM AS PRÓPRIAS MÃOS 
Impressiona na história do ex-comandante dos Bombeiros do Paraná, acusado de matar nove drogados após seu filho ter sido assassinado por dois deles, é que o coronel Jorge Martins é uma figura alegre, de quem todos gostam, e muito admirado pelo trabalho em defesa
da vida.

PARALISIA OFICIAL 
Advertido para o avanço do crack, em 2010, Lula mandou Dilma cuidar do assunto. Ela passou a bola para Erenice Guerra. Ninguém se mexeu, nem no Ministério da Justiça, dominado por paulistas do “direito penal mínimo”, mais envolvidos em esvaziar cadeias que punir o crime.

GUERRA AOS OPORTUNISTAS 
Dilma confiará ao novo presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, a missão de “limpar” o sistema. Sobretudo no Nordeste, os Sebraes patinam nas mãos de oportunistas, alguns tucanos, que, empenhados em manobras para manter a boquinha, ignoram o empreendedorismo.

HERANÇA MALDITA 
Bateu alerta vermelho na Terracap, a Agência de Desenvolvimento do DF: chega a 30% o índice de inadimplência encontrado pelos novos gestores. É a “herança maldita” do ex-governador Rosso-de-vergonha.

DUAS VEZES “ISOLADOS” 
As fotos ontem da Funai na ONG britânica Survival, da “tribo isolada” e ameaçada por madeireiros na fronteira com o Peru, são repeteco da descoberta do sertanista José Carlos Meirelles, publicada no site do jornalista Altino Machado, em 2008. A tribo perdeu medo
de avião...

SEM CHOQUE 
A Cia. Energética de São Paulo (Cesp) agora nega perda de prazos em processos no STF ou investigação de seus advogados pela OAB por erros jurídicos de mais de R$ 100 milhões, já divulgados na imprensa. 

CLASSIFICADOS 
O Ministério da Justiça está recebendo currículos para sua assessoria de comunicação social. É que a atual assessora, Christina Abelha, dificilmente permanecerá no posto.

PENSANDO BEM... 
Nem a esfinge de Gizé poderá responder o que vai acontecer no Egito. 

PODER SEM PUDOR
ÔNUS DO PODER 
O eletricitário e ex-sindicalista Antônio Rogério Magri era ministro do Trabalho quando começou a dar sinais de abatimento, em maio de 1991, diante da saraivada de críticas. Antes falante, ele passou a evitar jornalistas e declarações públicas. Enfim desabafou com um colega de ministério:
– Já ganhei 50 centavos por hora furando túneis, para colocar cabo de eletricidade, e ninguém prestava atenção no meu salário. Agora, no ministério, todo o mundo se preocupa com ele...

Nenhum comentário: