quinta-feira, fevereiro 17, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Petrobras espera para assumir distribuidora em SP
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 17/02/11

Quase um ano após anunciar a compra da Gas Brasiliano, a Petrobras ainda não concluiu o negócio nem assumiu o controle da empresa que inauguraria sua participação na distribuição de gás natural em São Paulo.
Anunciada em maio, a compra da Gas Brasiliano da italiana Eni aguarda a concordância da Arsesp (Agência Reguladora de Energia e Saneamento de SP), que teme "impactos concorrenciais" ao mercado de gás com a chegada da estatal.
A Gas Brasiliano opera na chamada área de concessão Noroeste, que abrange 375 municípios. Os planos da estatal para expandir o fornecimento de gás na região estão parados, aguardando o sinal verde para assumir a empresa, segundo a Petrobras.
A diretora de Gás e Energia, Graça Foster, diz que tanto a estatal como a Gas Brasiliano cumpriram em 17 de agosto as exigências feitas pelo órgão regulador.
"Está demorando mais do que esperávamos", diz.
Davi Kann, diretor de Gás Canalizado da Arsesp, disse que não há prazo para a manifestação final. Ela está sob análise da Procuradoria Geral do Estado.
A preocupação do órgão regulador está descrita no voto de Olavo Chinaglia, conselheiro do Cade que relatou o processo aprovado em 15 de dezembro. A Arsesp apresentou ao Cade seus temores.
Um deles é de que a Petrobras -produtora, transportadora, distribuidora e consumidora de gás natural- apresente preços mais competitivos e estimule consumidores a migrarem para lá, em prejuízo da Comgás e da Gás Natural São Paulo Sul.

INVESTIMENTO NAS NUVENS
Em 2010, a TOTVS, empresa de software de gestão empresarial, investiu em pesquisa e desenvolvi mento 26,6% a mais do que havia alocado no ano anterior.
"Isso representa 13,3% da receita líquida, cerca de R$ 150 milhões", diz Laércio Cosentino, presidente da companhia.
"Investimos todo o ano em média entre 12% e 13%", acrescenta ele.
Segundo pesquisa da companhia em balanços de outras empresas de TI, o setor investe em média apenas 8% da receita líquida das companhias.
Resultados dessa alocação de recursos, a TOTVS lança em julho a versão 11.5 de seus produtos.
O projeto, que absorveu parte dos investimentos em inovação, terá mais de 910 mil horas de desenvolvimento e trará uma ampliação do portfólio em todos os segmentos.

PSI PASSA ANTES PELO CMN

O governo deverá levar cerca de duas semanas para divulgar detalhes de como ficará o PSI (Programa de Sustentação do Investimento).
A ideia é que o programa seja discutido no CMN (Conselho Monetário Nacional), que se reúne no próximo dia 24. Será necessária uma medida provisória para detalhar as condições de prorrogação.
O programa acabaria em março, mas já foi anunciada a sua prorrogação.
A publicação da MP já poderia ter ocorrido, mas causaria ruído político por coincidir com a discussão sobre o reajuste do salário mínimo.
Os juros do programa para compra de máquinas e equipamentos serão um pouco acima dos patamares atuais, de 5,5% para aquisição de equipamentos e de 8% para ônibus e caminhões.
Expectativas de empresários e fontes do governo giram em torno de 6% ou 6,5%.

RUMO À ARGENTINA
O número de brasileiros que foram à Argentina em 2010 cresceu 85,1% ante o ano anterior e ultrapassou a marca de 863 mil turistas, segundo o Instituto Nacional de Estatística e Censos.
As companhias que oferecem mais voos entre os dois países são TAM e Gol, com 140 e 80 desembarques por semana, respectivamente.

Construção de infraestrutura perde empregos em SP

São Paulo puxou o freio da construção no país em 2010, segundo empresários do setor. Houve uma grande discrepância entre o Estado e o Brasil no segmento de obras de infraestrutura, que abrangem telefonia, energia, transporte e outros, segundo estudo que a Fiesp divulga hoje.
Na infraestrutura, o nível de emprego, termômetro da atividade, cresceu no Brasil 12,1%, excluindo-se o Estado de São Paulo, de janeiro a novembro. O Estado sozinho cresceu 1%.
Na construção pesada, que envolve obras de portos, rodovias e metrôs, houve queda de 5,9% no emprego no ano em SP, diz o Sinicesp (sindicato da construção pesada). O subgrupo que mais demitiu foi construção de rodovias e ferrovias, com 6.206 trabalhadores a menos.
Outro indicador do desaquecimento foi o consumo de brita, usada em obras. Janeiro teve queda de 40% ante igual mês de 2010. No ano, a demanda foi 36,5 milhões, primeira queda desde 2005.
Para este ano, a previsão é que só 33 milhões de toneladas sejam consumidas, segundo o Sindipedras (indústria de pedra britada).
"Não houve chiadeira do setor pois o resto do país teve alta. Os esforços passaram para outros Estados", diz Manuel Rossitto, da Fiesp.

ALUGUEL AMARGO
Os aluguéis de propriedades comerciais aumentarão cerca de 60% no Brasil durante o primeiro trimestre de 2011, segundo a organização britânica Rics (Royal Institution of Chartered Surveyors).
A alta nos valores é consequência do menor número de unidades disponíveis para locação no país.
Os empreendimentos que serão lançados neste ano devem minimizar o problema, de acordo com o estudo.
Entre os países analisados, o único que apresentará um aumento ainda maior que o Brasil no valor dos aluguéis comerciais é a China.
EUA, Japão, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos terão queda nos preços do setor, ainda que menores que no último trimestre de 2010.
A procura por escritórios nesses quatro países cresceu, pois as empresas estão mais otimistas, segundo a Rics.
A organização ouviu 410 companhias de todo o mundo até o dia 10 de janeiro.

Sugestão... 
A Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas pretende propor ao governo federal novos modelos de participação privada em projetos de expansão da infraestrutura aeroportuária do país.

...para Brasília 
Em março, empresários de construtoras do Estado se reunirão com diretores do consórcio SCL Terminal Aéreo, que administra o aeroporto de Santiago, no Chile, para discutir possíveis iniciativas para o setor.

Banda larga 
O serviço Speedy, da Telefônica, conquistou 680 mil clientes no Estado de São Paulo no ano passado. O número é maior do que os 642 mil novos usuários da principal concorrente no setor, a Net, no Brasil.

Infantil 
A grife de moda Camú Camú adquiriu a licença para uso da marca Garfield. O contrato, válido por dois anos, custou R$ 80 mil. O personagem estará em peças da loja já na coleção de inverno, que será lançada em março.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION, ANDRÉA MACIEL e FABIA PRATES

Nenhum comentário: