quinta-feira, fevereiro 17, 2011

ANCELMO GÓIS

As voltas que...
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 17/02/11

O PSDB vai espalhar, estes dias, outdoors nas grandes cidades com os nomes dos deputados do PT que votaram contra o aumento do salário mínimo. Igual ao que o PT fazia nos tempos de oposição.

Idade ativa
Veja como Lula não pensa em pendurar as chuteiras. Ontem, no Rio, o economista Marcelo Neri, da FGV, fazia uma exposição sobre trabalhadores em idade ativa (de 15 a 65 anos) no Hotel Sofitel, em Copacabana, quando o ex-presidente, que tem 65, interrompeu e protestou: “Poxa, então, quem tem mais de 65 não está em idade ativa?!”

Papel principal
O sonho de Eduardo Paes é que Dilma aposente a ideia da Autoridade Pública Olímpica e crie uma secretaria nacional voltada para os Jogos de 2016. O prefeito do Rio, como se sabe, teme que a APO o transforme num mero coadjuvante e não no protagonista do evento.

A ver navios
Pela quarta vez, desde setembro, foi adiada a reunião do Conselho do Fundo de Marinha Mercante, que seria dia 24. Ficam em espera investimentos de R$8 bi da estatal Transpetro e da OSX, de Eike Batista.

Canela cabeluda
Acredite. Ontem, o deputado-delegado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) já ia gravar uma entrevista na TV Câmara quando a produção reparou que ele estava... sem meias — e suas canelas cabeludas vazavam no vídeo. O jeito foi um assessor fofo tirar as dele e ceder ao chefe.

Disque-pipoca
O pipoqueiro da esquina de Rua Santa Luzia com Av. Rio Branco, no Rio, na briga com a concorrência, virou... “delivery”. O serviço se chama “Disk Pipoka do Nelsinho”. Há até entregadores que usam coletes verde limão com a marca. 

Casal gay
Em decisão inédita, a 2ª Vara Federal de Juiz de Fora, MG, determinou, em tutela antecipada, o pagamento de pensão a José Américo Grippi, companheiro do primeiro-tenente do Exército Darci Teixeira Dutra, já falecido. Grippi, que entrou esta semana na folha de pagamentos do Exército, vai dividir a pensão com duas irmãs do militar. 

Segue
Grippi e o primeiro-tenente viveram juntos 16 anos. 

Ataque do bacalhau
Uma delegação de 130 empresários da Noruega está no Brasil para examinar investimentos nos setores de energia, serviços marítimos, engenharia e obras civis. É chefiada pelo ministro da Indústria do país do bacalhau, Trond Giske.

José Sarney enviou a Dilma o livro do poeta e acadêmico Carlos Nejar “História da literatura brasileira”. Nejar, como Dilma, é gaúcho. Os dois se conhecem de velhos tempos.

William da Rocinha convida para o lançamento da Câmara Comunitária de Desenvolvimento (Rocinha, Gávea e São Conrado), sexta, na PUC.

A banda Anjos da Noite faz shows às quintas no Asa Branca.

O desembargador Siro Darlan dá palestra em aula inaugural na Universidade Candido Mendes.

Luiz Henrique faz show no Amareli-nho sobre o compositor Sinhô, sábado.

A NEP patrocina a Grande Rio.

BeerJack HideOut promove jantar com cervejas estrangeiras, sábado.

Masé Sant’Anna faz show domingo, às 20h, na Sala Baden Powell.

Jair Bolsonaro fez projeto para elevar de 20 pra 40 o limite de pontos na carteira, contra a indústria da multa.

Novo Canecão
Seguem pingando na caixa postal da coluna sugestões para batizar o novo Canecão, a casa de espetáculos do Rio que será reaberta com outro nome pela UFRJ, dona do imóvel.

Beth Carvalho, a grande sambista, sugere... Aplauso.

Já...
Mestre Hermínio Bello de Carvalho prefere Chão de Estrelas, alusão à linda canção de Sílvio Caldas e Orestes Barbosa. 

Beth na avenida...

Aliás, Beth Carvalho vai voltar a desfilar na Mangueira quatro anos após o embate de 2007, quando foi retirada do carro dos baluartes da escola. A cantora, ali, já sentia o desconforto do grave problema na coluna que a obrigaria a andar em cadeira de rodas. Mas perdoou:

— Tudo aquilo passou. Foi fato isolado, provocado por pessoas da antiga diretoria.

Templo é dinheiro
Hoje, na 3ª Vara Federal Criminal do Rio, em sessão presidida pelo juiz Roberto Schuman, será julgado o monsenhor Abílio Ferreira da Nova, ecônomo da Arquidiocese do Rio, preso no Galeão ao tentar embarcar para Portugal com 53 mil euros não declarados à Receita Federal.

Letra de médico

Aqueles garranchos dos médicos nas receitas e laudos estão com os dias contados no grupo carioca Perinatal. Agora, ali, prontuários e prescrições serão eletrônicos, e os laudos, digitalizados. É que os pacientes e farmacêuticos, às vezes, não entendiam a receita e trocavam fórmulas e dosagens.

Nenhum comentário: