quarta-feira, fevereiro 23, 2011

ANCELMO GÓIS

Volta ao governo
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 23/02/11

Dilma vai convidar Lula para ser uma espécie de embaixador extraordinário junto à África. Missão: oferecer aos africanos técnicas agrícolas da Embrapa e programas como Bolsa-Família. 

Elas podem 
Dez anos depois, a Fundação Perseu Abramo, com o Sesc,
voltou a fazer a pesquisa Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado. Em 25 estados, foram ouvidas 2.365 mulheres. 

De lá pra cá...
Agora, 9% das mulheres se declararam virgens (eram 12% em 2001). O percentual das que tiveram só um parceiro sexual caiu de 54%, há dez anos, para 45%. Mais: cresceu de 7% para 12% o índice de mulheres que assumem já ter “traído” o marido ou o namorado. 

Isto é FH 
Segunda, em São Paulo, numa roda com FH, um amigo viu que não tinha dinheiro para o táxi: — Presidente, o senhor me empresta R$ 50? FH, que tem fama de mão fechada, argumentou: — Você não assistiu ao filme “O discurso do rei?” Rei nunca anda com dinheiro.

As polacas
Com duas prostitutas alemãs, Karolina Leppert e Helga Bilitewski, da ONG Hydra, de Berlim, a brasileira Gabriela Leite, da Daspu, visita hoje o antigo Cemitério Israelita de Inhaúma. Ali, como contou a historiadora Beatriz Kushnir, 797 polacas, seus filhos e alguns cafetões estão enterrados como “judeus segregados, porque prostituídos”.

Huck e Maria Clara
A edição de 2011 do “Soletrando”, o concurso de vocabulário com crianças do país todo, no “Caldeirão do Huck”, vai homenagear a saudosa escritora Maria Clara Machado. O boa-praça Luciano Huck inicia o concurso sábado agora.

A China que se cuide
Na visita de Obama ao Brasil, o Eximbank (banco de fomento às exportações dos EUA) e o BNDES deverão criar um consórcio para financiar operações de empresas americanas e brasileiras em outros países. Uma ideia é concorrer em melhores condições na África com os chineses, que despejam caminhões de dinheiro em seus negócios no continente. 

Pré-sal alemão
A cúpula da Siemens esteve ontem em Brasília para mostrar projetos de duas novas fábricas no Brasil. O foco é a produção de equipamentos para a Petrobras.

Desconto no ar

A Anac firmou acordo com as voadoras para garantir a seus dirigentes uma tarifa especial com desconto de 75% nas passagens aéreas. Em Frei Paulo, este cala-boca tem nome: conflito de interesse.

Desembarque ianque
O esquema de segurança de Obama no Rio, dia 20 de março, que inclui visita a uma favela, prevê o desembarque de 300 pessoas, 30 carros e dois helicópteros. A tropa começa chegar logo depois do carnaval. 

Folia na igreja

Houve um tempo em que o carnaval era considerado festa de satanás. Mas, melhor assim, o mundo mudou. Domingo que vem , por exemplo, o padre Lázaro, baiano, da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Botafogo, no Rio, vai comandar uma festa de carnaval. Para o balacobaco, até abadás estão sendo vendidos. Custam R$ 20.

Paes, o portelense
Amigos próximos de Eduardo Paes, torcedor roxo da Portela, garantem que é cada vez maior a insatisfação do prefeito com a atual direção da sua escola. 

Príncipe Claus
A escritora Ana Maria Machado recebe amanhã o Prêmio internacional Príncipe Claus 2010, no Consulado da Holanda, no Rio.
Um grupo musical, à frente Maurício Carrilho, tocará de Pixinguinha a Tom Jobim. 

Pé cresce 
A rede carioca Spa do Pé, que, como o nome diz, cuida dos pés, vai entrar no mercado paulista. Inaugura uma loja em Ribeirão
Preto e, em seguida, outra em São José dos Campos.

ZONA FRANCA
 Foi inaugurada ontem, em Brasília, a Rádio Marinha, em radiodifusão nas cidades de São Pedro da Aldeia e Corumbá. A programação também poderá será acessada via internet. 
 O musical “Por uma noite” sai de cartaz esta semana no Fashion Mall.
 Amanhã, a Banda da Rua do Mercado lança camiseta, às 19h, no Centro.
 As inscrições do concurso Brasil Vocal CCBB Rio terminam dia 1o-. 
 É da Kindle a campanha da nova edição do Passaporte SporTV.
 Os desembargadores Agostinho Teixeira e Luís Felipe Francisco assumem a “Revista de Direito” do TJ.
 A Clean Living assina sacos biodegradáveis do Shopping Leblon. 
● O Itaú lança o projeto “Arte na Cat” para comunidades da Barra.

Nenhum comentário: