segunda-feira, janeiro 24, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Nó metropolitano
RANIER BRAGON - interino
FOLHA DE SÃO PAULO - 24/01/11


Disposto a neutralizar a oposição no "cinturão vermelho" que circunda a capital, Geraldo Alckmin move a base governista para desengavetar logo no início da legislatura o projeto que regulamenta a Região Metropolitana de São Paulo. Enviado pelo tucano à Assembleia em 2005, o texto cria o embrião da autoridade metropolitana, com autonomia e verba para gerir projetos de mobilidade urbana e saneamento.
A proposta recebeu 90 emendas, das quais 20 devem ser aceitas, e um aditivo do PT de modificação completa. Aliados de Alckmin consideram a lei vital para fazer valer a intervenção oficial nos serviços que dependem de soluções integradas para as 39 cidades.

Virtual
 
Criada em 1973 por lei complementar federal, a RMSP juridicamente não existe, segundo avaliação de técnicos do governo paulista. A Constituição prevê que sua formatação é competência estadual. Hoje, somente as regiões de Campinas e da Baixada Santista dispõem de agência, fundo e conselho metropolitanos.

Na mesa 
Para obter o apoio do PT na empreitada, emissários do governador sinalizam acolhida de pleitos de deputados petistas, entre eles a criação das regiões metropolitanas de Sorocaba e do Vale do Paraíba.

Física 
Mais um estresse na bancada do PT na Câmara: o futuro líder, Paulo Teixeira (SP), indicou sua chefe de gabinete, Paula Delgado, para a Secretaria de Patrimônio da União. O deputado Geraldo Magela (PT-DF) já tinha defendido o nome de Lúcia Helena de Carvalho, hoje superintendente no órgão.

Santinho 
Candidato favorito à presidência da Câmara, Marco Maia (PT-RS) lançou dias atrás seus compromissos de campanha em uma versão reduzida em relação à que havia distribuído a aliados, na fase de consulta. Na lista final de promessas, caíram os tópicos "tornar a Câmara mais acessível e transparente aos cidadãos" e promover "maior interação Câmara-sociedade".

Nosso guia 

O PT vai distribuir aos militantes que participarem da festa de 31 anos do partido, em 10 de fevereiro, o discurso proferido por Dilma Rousseff na posse. A tendência é de que o texto escolhido seja o que ela leu no Congresso Nacional.

Sem provas 

O ministro Arnaldo Esteves Lima, do STJ, decidiu que não há provas para dar seguimento ao pedido de investigação das contas do governo Aécio Neves (PSDB-MG). Durante a campanha eleitoral de Antonio Anastasia, em 2010, aliados de Hélio Costa (PMDB) alegaram fraude contábil em gastos de saúde e educação.

Todo cuidado... 

Estudante de mandarim, o chanceler Antonio Patriota treina o quanto pode para não cometer gafes: uma de suas preocupações é a semelhança da pronúncia de "por favor" com "me dá um beijo".

Imóvel 

Apesar das gestões do ministro Moreira Franco, nada indica que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social passará à Secretaria de Assuntos Estratégicos. O comitê gestor do Conselhão se reuniu com o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais).

Rixa 
O PMDB quer evitar que Dilma tenha de arbitrar a disputa em torno do comando do DNOCS. O líder Henrique Eduardo Alves (RN) procurou o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional). Alves quer manter Elias Fernandes no cargo. Mas o PSB e o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) tentam emplacar o peemedebista Cesar Pinheiro, ligado ao governador Cid Gomes (PSB-CE).
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio

"Medo da inflação, aumento dos juros. Esse filme já vimos antes. A novidade improvável será o controle dos gastos públicos."
DO PRESIDENTE DO PTB-SP, DEPUTADO CAMPOS MACHADO, sobre a primeira elevação da taxa Selic no governo de Dilma Rousseff, aprovada na quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Contraponto

Milagre


O secretário de Esportes de São Paulo, Jorge Pagura, visitava a Igreja de São Judas Tadeu, que é considerado pelos católicos o "santo das causas impossíveis". Em dado momento, um devoto identificou Pagura, que é neurocirurgião, e logo o abordou:
-O senhor não é aquele médico famoso que é especialista em curar dor de cabeça?
Diante da resposta afirmativa, emendou:
-Eu estou há anos tentando me livrar de uma tontura... Será que São Judas atendeu o meu pedido?

Nenhum comentário: