domingo, janeiro 09, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Geraldo, Gilberto e José
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 09/01/11

A montagem do primeiro escalão de Geraldo Alckmin (PSDB) e a absorção dos "despejados" no secretariado de Gilberto Kassab (DEM) sinalizam a formação de dois polos dentro do campo demotucano para a eleição paulistana de 2012. Mais adiante, eles podem até chegar a uma composição. Hoje, porém, a maioria dos personagens envolvidos acredita que, mesmo se houver entendimento, será apenas de fachada.
Entre o governador e o prefeito está José Serra. Próximo de Kassab, que instalou na cadeira, o candidato derrotado à Presidência tem, no entanto, sua sobrevivência política condicionada à aliança com Alckmin.


Quem dá mais Enquanto Alckmin acomoda o PSB, Kassab avança na composição com o PR, além de atrair PDT e PC do B para seu grupo. O PMDB, provável destino do prefeito, segue como fiel da balança até março, quando elege nova direção estadual sob a sombra de Michel Temer e dos herdeiros políticos de Orestes Quércia.

Excludentes Quem conhece Serra acha que é real e bastante consolidada sua disposição de não concorrer à prefeitura. Interessado em participar do jogo em 2014, o tucano sabe que, se vitorioso no pleito municipal, dificilmente conseguiria executar de novo o duplo mortal que lhe permitiu deixar a cadeira pouco mais de um ano depois de assumir e se eleger para um posto mais alto.

Consultoria Desde a posse de Alckmin, o ex-governador tem conversado com novos secretários estaduais e oferecido sua contribuição na formulação de conceitos para as pastas.

Dianteira A percepção dominante no PT de São Paulo é que, embora muita água ainda vá rolar sob a ponte, desta vez Aloizio Mercadante aparece como favorito para representar o partido na eleição paulistana. A menos que prefira continuar ministro.

Conjunção astral Um oposicionista olhou o calendário e concluiu: decorridos cem dias de governo, a popularidade de Dilma Rousseff será testada justamente quando a negociação em torno do valor do salário mínimo estiver pegando fogo. A medida provisória sobre o tema começa a trancar a pauta da Câmara em 19 de março.

Sem susto 1 À diferença do antecessor, que deixava auxiliares de cabelo em pé com súbitas e frequentes mudanças na agenda, responsáveis por atrasos e superlotação nas salas de espera do Planalto, Dilma foi bastante fiel ao cronograma em sua primeira semana de governo.

Sem susto 2 Em cinco dias de trabalho, a equipe precisou fazer apenas dois "encaixes" na agenda: um na terça, para que a presidente cobrasse explicações do novo chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Siqueira, e outro na quarta, quando ela chamou o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais).

Nada consta Em pelo menos um ponto o novo chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, mostra-se seguidor do estilo adotado por Dilma quando à frente da pasta: suas agendas públicas registram somente "despachos internos" ou "reunião com a presidente da República".

Inclusão Dilma pediu ao secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que trabalhe para obter o apoio das igrejas ao programa de erradicação à miséria.

Na estrada 1 Fustigado pela ameaça de candidatura alternativa na base aliada, o gaúcho Marco Maia, escolhido pelo PT para disputar a presidência da Câmara, começa a viajar nesta semana em busca de apoio para a eleição de 1º de fevereiro.

Na estrada 2 Paraná e Santa Catarina devem ser os primeiros Estados visitados. No dia 20, o governador Tarso Genro (RS) promoverá jantar para o correligionário.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Se o PSDB tivesse vencido a eleição, o PT estaria na linha de frente da defesa de um salário mínimo de R$ 600. E agora o governo fala em veto."
DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), apontando duplo padrão no comportamento do partido da presidente Dilma Rousseff.

contraponto

Espelho meu


Ao inaugurar uma clínica de saúde da família, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), saudou o aliado Lindbergh Farias (PT):
-Vamos aplaudir muito, pessoal, porque ele nem tomou posse e já foi eleito o muso do Senado!
E completou, tripudiando:
-Ganhou até do Edison Lobão e do Francisco Dornelles. Luta dura. É um lindão!

Nenhum comentário: