domingo, agosto 15, 2010

PAINEL DA FOLHA

Primeiros socorros
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 15/08/10

A vantagem aberta por Dilma Rousseff (PT) no Datafolha levará a campanha de José Serra (PSDB) a dar atenção especial, neste momento, aos dois Estados que lhe parecem capazes de ajudar a estancar a sangria do resultado geral: Minas e São Paulo.  Os tucanos estão convencidos de que, amparado no padrinho Aécio Neves, Antonio Anastasia esboçará reação com o início da propaganda de TV. E apostam que Serra extrairá algum fôlego disso. Em São Paulo, onde a dianteira é do PSDB, o esforço se dará no sentido de evitar qualquer reviravolta que diminua a distância de Serra em relação à petista.    

Geografia - O esforço concentrado em SP e Minas se deve, entre outros fatores, à pouca esperança de que o quadro venha a melhorar de maneira significativa no Rio. Os tucanos até acham que Fernando Gabeira (PV) poderá reagir nas pesquisas, mas avaliam que dificilmente isso se traduzirá em mais votos para Serra no Estado.   

Cenário - Na propaganda de televisão, no ar a partir desta terça, Serra aparecerá não apenas no tradicional escritório como num set que mistura ícones da paisagem de Estados como Minas, Rio, Bahia e Rio Grande do Sul.   

Trilha sonora - No estoque de músicas já gravadas pela campanha do tucano, há uma gaveta cheia de provocações à adversária Dilma. Lula é citado em várias delas.

Aerotrem - Dedicados ao objetivo de liquidar a eleição no primeiro turno, os petistas ainda não desistiram de tentar retirar mais algum nanico da disputa. Um curioso registrou: sempre que o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), está na Câmara, Levi Fidélix (PRTB-SP) é visto em seu gabinete.   

Todo ouvidos - Segundo colegas, Ciro Moura (PTC), que já caiu fora da corrida presidencial, ainda está aberto a ouvir argumentos que o levem a pular fora também da disputa por uma vaga ao Senado por São Paulo.   

Cheio de energia - Segundo aliados, o cargo que Hélio Costa (PMDB) pretende dar, caso eleito governador de Minas, a Carlos Henrique Custódio, demitido por Lula do comando dos Correios, é a presidência da Cemig.   

Genérico - Ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste e candidato a deputado federal pelo PT-PR, Zeca Dirceu, filho do ex-ministro, aparece no material de campanha rebatizado como ‘Zeca do PT’.   

Vinde a mim - Candidato a deputado federal, o cabeludo ex-senador Wellington Salgado (PMDB-MG) já traçou a prioridade de seu eventual mandato: ‘Vou querer ser o rei do baixo clero para cuidar dos abandonados’. 

A bordo 1 - Representantes de pilotos têm procurado deputados para tentar evitar a aprovação do texto que altera o Código Brasileiro de Aviação para autorizar estrangeiros a trabalhar como tripulantes nas companhias aéreas brasileiras.   

A bordo 2 - O projeto, que conta com apoio no governo, estabelece prazo de cinco anos para os pilotos e demais tripulantes atuarem no país. A justificativa é que há demanda. EUA e Europa não permitem. Autor da proposta, o deputado Rocha Loures (PMDB) é candidato a vice na chapa de Osmar Dias (PDT) ao governo do Paraná.   

Reserva - Michel Temer (PMDB-SP) quer presidir a sessão de votação da PEC 300, que fixa piso salarial para os policiais no país. No mais, tende a deixar a batuta para Marco Maia (PT-RS), agora que é vice de Dilma.

Tiroteio

Como eles se consideram os donos da verdade, quando ela não bate com o discurso, é simples: modificam-se os dados.  

DO DEPUTADO ARNALDO MADEIRA (PSDB-SP), sobre o fato de o Ministério da Fazenda, sob o comando de Guido Mantega, ter inflado números do governo Lula, tornando-os mais atraentes na comparação com o período FHC.    

Contraponto

Plantão da virada   

Ao fim da reunião ministerial de terça passada, Lula repetiu seu bordão recente de que ninguém ali deve ‘inventar mais nada’, e sim fazer o que o governo já se comprometeu a fazer até 31 de dezembro. O chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, perguntou, brincando:  - Até o meio-dia do 31, não é, presidente? Lula rebateu: - Meio-dia o caramba! É até meia-noite mesmo. E vocês ainda terão de dormir com um olho aberto até a hora de eu entregar a faixa, no dia 1°!

Nenhum comentário: