terça-feira, junho 15, 2010

PAINEL DA FOLHA

Raio em céu azul 
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 15/06/10


A notícia do apoio do PMDB ao DEM em Santa Catarina pegou de surpresa a campanha nacional petista, que dias atrás colocou o então pré-candidato Eduardo Pinho Moreira frente a frente com Dilma Rousseff e jura ter ouvido do peemedebista promessas de aliança. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, ligou para Michel Temer em busca de uma explicação. 

A cúpula do PMDB, que em uníssono protesta inocência, ameaça intervir no diretório estadual. O tema, prometeu Temer, será discutido em reunião da Executiva na próxima semana. Seu grupo tem ao menos 13 das 15 cadeiras. Mas é preciso ver se o caso irá a voto.
Por associação - Do candidato Raimundo Colombo sobre a ameaça de intervenção do PMDB nacional contra a aliança com o DEM: “Se intervir aqui terá de fazer igual em Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo...” 
Combinado - Apesar do discurso de que Eduardo Pinho talvez se limite a indicar o vice, o DEM acredita que ele próprio ocupará esse posto. E que o PSDB estará na chapa com o deputado Paulo Bauer disputando o Senado, ao lado do ex-governador Luiz Henrique (PMDB). 
A ver - Não obstante a pressão de uma ala do PMDB para que Orlando Pessutti desista de concorrer à reeleição no Paraná, elevando as chances de um acordo com PT e PDT no Estado, aliados do governador tem dito que a proposta é vantajosa para todos, menos para ele. 
Brincadeirinha 1 - No longo papo com Lula enquanto Dilma discursava na convenção do PT, Temer cuidou de explicar por que havia declarado, na véspera, que o PMDB será “ator principal”, caso ela seja eleita. 
Brincadeirinha 2 - Disse o futuro vice da chapa que o objetivo era conquistar o público interno para a tese da aliança, derrotando a turma da candidatura própria. 
Veja bem - De Eliseu Padilha (PMDB-RS), sobre o mal estar na cúpula do partido pelo fato de a candidatura própria ter tido boa acolhida entre os delegados gaúchos: “O meu trabalho e as minhas posições nas convenções, desde 1996, são combinados com o Michel. Eu sou amigo do Michel, não dos cargos nem da influência dele”. 
Duracell - Para quem achou longo o discurso de 51 minutos proferido por Dilma na convenção do PT, uma lembrança: Lula, ao se lançar à reeleição em 2006, falou por uma hora e meia. 
Cabeção - Enquanto Lula inspecionava o gasoduto da Petrobras inaugurado em Queluzito, o candidato ao governo de Minas Hélio Costa (PMDB) lutava contra o capacete de segurança, que teimava em não caber em sua cabeça. O presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, tentou ajudá-lo, sem sucesso. 
N.D.A. - Lula deu tantas pistas contraditórias sobre o que fará a respeito do reajuste dos aposentados que a Casa Civil preparou cinco versões da decisão, para que ele escolha uma. A quinta prevê o veto e a edição de uma nova MP com o valor do novo reajuste em branco, para que na hora H o presidente coloque o valor que quiser. 
Castigo - O vereador paulistano Domingos Dissei pedirá a destituição do colega Carlos Apolinário, que decidiu apoiar Aloizio Mercadante (PT) ao governo estadual, da liderança da bancada do DEM. Solicitará também a sua expulsão do partido. 

Tiroteio
Quando Kassab era prefeito, Alckmin não o apoiou. Serra não escolheu um vice do DEM. Esses tucanos não levam o DEM a sério. 
DO VEREADOR CARLOS APOLINÁRIO (DEM), justificando o apoio à candidatura de Aloizio Mercadante (PT) ao governo de São Paulo, à revelia de seu partido.

Contraponto

Bolão 
Durante apresentação de Celso Amorim na Câmara, Raul Jungmann (PPS-PE) e Duarte Nogueira (PSDB-SP) provocaram o chanceler citando a “goleada vergonhosa para o Brasil” no Conselho de Segurança da ONU, onde, por 12 a 2, foram aprovadas sanções ao Irã. 
- Vergonha foi a Argentina ganhar roubando de 6 a 0 do Peru em 1978! - disse Chico Alencar (PSOL-RJ). 
Percebendo o clima de Copa, Amorim concluiu: 
- Bom, se o importante é o placar, lembro que não perdemos de 12 a 2, e sim de 12 a... 2 e meio. Além de a Turquia ter votado conosco, o Líbano se absteve!

Nenhum comentário: