sexta-feira, maio 28, 2010

PAINEL DA FOLHA

Questão doméstica
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 28/05/10

Aécio Neves pode perfeitamente manter a anunciada disposição de concorrer ao Senado, mas o fato é que, neste momento, a maior pressão para que ele aceite ser vice de José Serra não vem do entorno do candidato à Presidência e nem de empresários interessados no sucesso da oposição, e sim de mineiros associados ao projeto político do ex-governador.
Tal movimento parte de uma avaliação, diversa da manifestada por Aécio publicamente, segundo a qual sua presença na chapa presidencial ajudaria a eleger Antonio Anastasia (PSDB) ao governo estadual.


Decifra-me 1. Segundo relato de um correligionário que conversou a sós com Aécio já de volta da viagem, a chance do cenário vice é próxima de zero. Ele disse estar convencido de que, correndo Minas, fará mais por Anastasia e pelo próprio Serra.
Decifra-me 2. Prognóstico de um outro PhD em Aécio, depois de trocar longo telefonema com o próprio: numa escala de zero a dez, a chance hoje está em quatro.
Como quiser 1. O PT de Minas contratou o instituto Sensus, e o PMDB, o Ibope, para irem a campo no Estado neste fim de semana realizar a pesquisa que, em tese, vai sacramentar se o candidato do campo lulista ao governo local será Hélio Costa (PMDB) ou Fernando Pimentel (PT). Os questionários, combinados entre os dois partidos, são iguais.
Como quiser 2. Chamam a atenção as questões relativas ao "critério de voto". Uma delas pergunta ao eleitor quem -Pimentel ou Costa- "reuniria melhores condições, no decorrer da campanha, de concorrer com Antonio Anastasia". Desde sempre, o argumento dos petistas em defesa da candidatura própria é o de que o peemedebista é conhecido por largar bem, mas perde fôlego ao longo da disputa.
Jogo de cena? O ti-ti-ti acerca de uma nova reviravolta em Minas fez o presidente do PMDB, Michel Temer, telefonar anteontem para o do PT, José Eduardo Dutra. O peemedebista saiu tranquilizado da conversa. Ao menos entre as cúpulas, a questão mineira é tida como um "assunto resolvido".
Eu não FHC. ignora de onde o governo Lula tirou a ideia de que ele teria apelado ao casal Clinton para que Barack Obama não visitasse o Brasil antes das eleições. Diz que jamais conversou com o ex-presidente americano sobre nada semelhante e que da última vez em que falou com Hillary ela ainda nem era secretária de Estado.
Espécies. Do tucano Serra, tuitando madrugada adentro: "Um governador comparou-me ao curiango, que só vive à noite. Divergi: vivo também de dia!".
Fim da fila. O governo tentará garantir, logo no início de junho, a aprovação no Senado da capitalização da Petrobras e do projeto que estabelece o regime de partilha do pré-sal. Já a proposta que cria a Petrosal pode bem ficar para depois das eleições.
Agenda. Com a fusão da partilha e do fundo social no mesmo projeto, o tema terá de voltar à Câmara. O governo quer um esforço concentrado em 16 e 17 de junho para liquidar o assunto.
Visita à Folha. Antonio Palocci, deputado federal pelo PT de São Paulo e um dos coordenadores da pré-campanha de Dilma Rousseff à Presidência, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Branislav Kontic, chefe de gabinete.

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA
tiroteio 
Como sempre, os tucanos mostram valentia diante de um país como a Bolívia e submissão aos EUA, que é o maior consumidor de drogas do planeta.

DO DEPUTADO FERNANDO FERRO (PT-PE) sobre José Serra, segundo quem o governo do país vizinho é "cúmplice" do tráfico de cocaína para o Brasil.
contraponto
Toda hora é hora Michel Temer tentava deixar seu gabinete, ontem, mas era impedido por um sem número de pedidos de conversa (leia-se, lobbies) sobre matérias em tramitação na Câmara. Quando finalmente conseguiu sair, foi cercado por repórteres que o bombardearam com perguntas sobre os temas espinhosos do momento.
Já dentro do elevador, ele desabafou, num suspiro:
-Nossa, hoje não está dando nem para respirar!
Eis que o ascensorista o interrompe:
-Aproveitando que o senhor está aqui, tem previsão para sair o aumento dos ascensoristas?

Nenhum comentário: