sábado, abril 03, 2010

CLÓVIS ROSSI

Sai o vírus da paz, entra Obama
FOLHA DE SÃO PAULO - 03/04/2010


Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva leva consigo o vírus da paz, desde que estava no útero materno, como chegou a dizer em sua recente viagem ao Oriente Médio, certamente esse tipo de vírus não é contagioso: durante e depois da visita de Lula, paz foi tudo o que NÃO houve na região, como, de resto, aparte da rotina. Ataques de parte a parte em Gaza são apenas a prova mais recente.
Agora, sai o voluntarismo de Lula e entra o rolo compressor de Barack Obama. Todos os indícios disponíveis apontam para o iminente lançamento de uma grande iniciativa de paz que irá bem além do conflitos Israel/palestinos. Quão iminente,não faço ideia, mas é razoável supor que estará casada com a movimentação em torno das sanções ao Ira, que Obama pretende ver de pé nesta primavera (do hemisfério Norte, ou seja até meados dê junho).
O bem informado jornal israelense "Haaretz" chegou a anunciar, faz pouco, que, nas tensas conversas entre Obama e o primeiro-ministro Binyaniin Netanyahu, em Washington, ficou evidente "a intenção de impor um acordo permanente entre Israel e os palestinos em menos de dois anos".
Note, leitor, o verbo usado: impor; discutir, dialogar.
Impor só pode significar forçar Israel a aceita concessões que o governo Netanyahu nem pensa em fazer, entre elas paralisar a construção de residências para judeus em áreas palestinas, inclusive em Jerusalém Oriental, que os judeus consideram parte de sua capital "una e indivisível", mas que os palestinos reivindicam como a sua própria, quando for constituído o Estado palestino.
Qualquer iniciativa norte-americana vai mexer com ò estado de espírito de ambos os lados. Por muito curta e corrida que tenha sido minha recente passagem por Israel/territórios palestinos, era palpável que Israel sente-se confortável com o status-quo, agora que o terrorismo está pelo menos controlado. E que os palestinos sentem-se acuados, humilhados e impotentes.
Impressão confirmada por depoimentos dos dois lados. Na "Foreign Affairs" de março-abril, escreve Ehud Yaari, comentarista do Canal 2 da TV israelense e pesquisador do Instituto para Política do Oriente Próximo de Washington:
" A maioria dos israelenses sente que a resistência armada foi derrotada na Cisjordânia e que a ameaça de ataques terroristas foi substancialmente removida desde que Israel desmantelou as redes que recrutavam suicidas e construiu a barreira que fechou a Cisjordânia".
Consequência inexorável: " Os israelenses estão rapidamente perdendo interesse na comunidade palestina vizinha",
Do lado árabe, escreve Osman Mirghani, subdiretor-chefe do principal jornal árabe no exterior, o " Asharq Al-Awsat":
"A situação palestina está agora em seu pior estágio, com a divisão e o conflito entre Hamas e a Autoridade Palestina(...)Enquanto Fatah e Hamas lutam pelo poder, o sofrimento dos palestinos está aumentando: suas terras estão sendo confiscadas, e o sonho de um Estado Palestino diminui dia a dia".
É em meio a esse conforto acomodado e a esse desespero impotente que desembarcará em breve o sétimo da cavalaria. Se levará ou não o vírus da paz é história a ser escrita.

Nenhum comentário: