sábado, março 13, 2010

RUTH DE AQUINO


REVISTA ÉPOCA
Por qué no te callas?
RUTH DE AQUINO
Revista Época
RUTH DE AQUINO
é diretora da sucursal de ÉPOCA no Rio de Janeiro
raquino@edglobo.com.br
O goleiro do flamengo senta a mão nas mulheres e o presidente da República pisa na bola como se fosse um homem comum. Cartão vermelho para os dois. Não foi uma boa semana para Bruno e Lula. Por que não se calaram o capitão do time mais popular do país e o presidente mais popular da história? Foi gafe de tagarelas sem noção? Ou pior... Foi convicção? A mão do goleiro é grande. A mão do poder costuma ser mais pesada.
“Qual de vocês nunca saiu na mão com a mulher? Não tem jeito: em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”, disse Bruno, ao defender desastradamente seu colega, o Imperador Adriano, acusado de agredir a noiva, Joana, na Favela da Chatuba. O capitão encarregado de fechar o gol do rubro-negro carioca acabou fechando o tempo na véspera do Dia Internacional da Mulher. O pior é que ele achava estar mandando bem ao se expressar contra a “hipocrisia”. Que mal faz um tapa ou outro, não é verdade?
Bruno se esqueceu da mulher, das filhas e até do organograma em seu próprio clube. O Flamengo é presidido por uma mulher, a ex-nadadora Patrícia Amorim. Ela condenou publicamente as palavras de Bruno e disse que conversaria pessoalmente com ele. Na segunda-feira, Dia Internacional da Mulher, foi um goleiro acabrunhado que surgiu na televisão: “Fui muito mal interpretado, talvez não tenha usado o termo certo na declaração. Peço desculpas a todos pelo que foi dito. Tenho filhas e as amo muito. Todas as mulheres merecem carinho”.
Lula também se esqueceu. Ele se esqueceu de seu passado como oposicionista de esquerda, preso político e líder sindical, ele se esqueceu de sua greve de fome, de companheiros torturados e mortos por divergirem de uma ditadura de direita, da luta pela liberdade. E deu uma declaração desastrosa para uma agência internacional de notícias, talvez a mais desastrosa de seus dois mandatos. Todos leram na semana passada, em português, espanhol, inglês, francês, alemão... Em chinês, não, provavelmente, pois a China, como Cuba, também é uma ditadura. Mas vale a pena ler de novo.
“A greve de fome”, disse Lula, “não pode ser utilizada como pretexto de direitos humanos para liberar as pessoas.” E acrescentou: “Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrarem em greve de fome e pedirem liberdade”.
A incontinência verbal de Lula sobre Cuba correu mundo. 
Quem fará pressão para ele se retratar?
Ao comparar dissidentes a bandidos comuns, ao chamar greve de fome de “pretexto”, o presidente brasileiro revoltou ONGs internacionais de direitos humanos e desencadeou uma onda de críticas em jornais estrangeiros que sempre elogiaram sua conduta. Um deles foi o respeitado espanhol El País, que concedera a Lula o título de “homem do ano” de 2009. A incontinência verbal do presidente, em assunto tão delicado, não faz jus ao capital de simpatia que acumulou nos últimos anos como líder do Brasil e da América Latina.
Lula já tinha sido criticado na semana anterior por sua omissão diante da morte de Orlando Zapata numa prisão cubana após 85 dias sem comer. Poderia simplesmente ter deixado o assunto morrer. Poderia ter colocado sua primeira declaração infeliz na conta da cortesia com os anfitriões Castro. Mas resolveu provocar e tagarelar, certo de que poderia tudo, até mesmo pisar na memória. Sua candidata, Dilma Rousseff, que hoje também prefere esquecer seu passado em vez de se orgulhar dele, disse: “Vocês não vão me tirar aqui uma crítica ao presidente Lula. Nem que a vaca tussa” .
A vaca pode tossir, pode espirrar, mas Lula infelizmente jamais se retratará como fez o goleiro Bruno. O presidente voltou a criticar a imprensa, só que agora seu inimigo é mais amplo. É a imprensa mundial e livre, de democracias que estenderam a ele o tapete vermelho. Lula já renegara sua biografia ao dizer que o senador José Sarney, suspeito de diversos escândalos, “não poderia ser julgado como um homem comum”. Agora, confirmou sua vocação de metamorfose ambulante.
O goleiro flamenguista foi pressionado pela mulher, pelas filhas, pela presidente do clube. E pediu desculpas a todo o Brasil. Quem pressionará Lula?

Nenhum comentário: