sábado, março 13, 2010

ARI CUNHA


Funai sofre com índios


Correio Braziliense - 13/03/2010
 
Cuidar de índios é mister dos piores, principalmente no Brasil. O mundo fica olhando para nossos silvícolas. Alguns foram ao exterior para exibição aos estrangeiros. Presidir o órgão é perigo de vida. Para combater o governo, fazem o que bem entendem. As leis não são a seu favor. Só quando interessam como propaganda do país. Índios invadem terras, cometem assassinatos bárbaros. A lei não permite punição. Valendo-se disso, fazem e acontecem. No Distrito Federal fecham a repartição, fazem diretores de reféns, esfregam o facão no pescoço das autoridades. Sempre foram amparados pelo governo tendo só direitos e dever nenhum. Não conhecem as obrigações da democracia, só as benesses.

A frase que não foi pronunciada
“Acho que adianta sim chorar os royalties derramados.”
» Sérgio Cabral pensando esperançoso.
Integrar

» 
Brasília precisa de órgão que fiscalize as nascentes do DF. Melhor fazer agora que lamentar depois. A natureza prova que não tolera desaforo. Vem do desmatamento o surgimento de barrancos e assoreamento do lago. Acontece que, para instalar moradia, o ser humano se impõe. Melhor seria integrar-se ao ambiente.
Quadro

» 
Depois da crise dos EUA, investidores voltam a acreditar no país. O orçamento do BNDES em 2010 será de R$ 120 bilhões. Apesar da retração nas aplicações no primeiro semestre do ano passado, a economia se recupera e a perspectiva de inflação é remota.
Críticos

» 
Depois que o presidente Lula alfinetou a imprensa, a EBC está na mira. O órgão de divulgação das atividades do Executivo não escapou das lentes. A falta de licitação para contrato de pessoas e serviços começa a chamar a atenção. Pelo visto não haverá silêncio.
Amizade

» 
Patrus Ananias alimenta grande amizade pelo senador Tasso Jereissati. Afinal o senador teve importante participação na aprovação de projetos do Ministério de Ação Social. Qualquer comentário contrário é tentativa de desagregação.
Eu não!

» 
Por falar em contenda, a origem do indiciamento do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, continua um mistério. O assunto despertou a atenção depois que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, negou ser o autor da denúncia.
Eu sim!

» 
Coincidências à parte, o procurador Roberto Gurgel é o mesmo que declarou que o prazo de vencimento da prisão preventiva do governador José Roberto Arruda está longe de chegar ao fim.
Abalo

» 
Sebastian Piñera, do Chile, tomou posse com o chão tremendo. O terremoto no momento da solenidade assustou mais de 2 mil convidados. Quem chega à memória é o presidente Figueiredo. A passagem da faixa presidencial também aconteceu em meio ao tremor. Só que, nesse caso, político.
Mentirinha

» 
Se o presidente Lula vai ou não adotar o Rafale não importa. O que o presidente Sarkozy demonstrou é que seria extremamente positivo um marketing favorável à França. Pelo menos durante as eleições de domingo.
Bom senso

» 
Cabe aos partidos a responsabilidade de adotar o projeto ficha limpa. Não seria necessário aguardar a boa vontade do parlamento em legislar sobre o assunto. A honestidade não precisa ser lei para funcionar.
História de Brasília

Os grupos hoteleiros de todo o país estão se movimentando, fortemente, em torno da notícia de concorrência pública para a exploração do Brasília Palace Hotel. Enquanto isso, os hotéis do Lago não são postos na mesma situação, o que já deveria ter acontecido. (Publicado em 26/2/1961)

Nenhum comentário: