sábado, março 13, 2010

PAINEL DA FOLHA


Caixa lacrada

RENATA LO PRETE 
FOLHA DE SÃO PAULO - 13/03/10


O governo se move para impedir a reabertura de arquivos da CPI dos Correios relativos aos fundos de pensão Petros, Previ e Funcef. O objeto do desejo da oposição são os sigilos das corretoras que compraram para o trio, a partir de 2004, cerca de R$ 25 milhões em títulos FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) da Bancoop, cooperativa dos bancários suspeita de desviar recursos para campanhas do PT.
Para que os arquivos sejam reabertos, é necessária a autorização do presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP). No ano passado, parlamentares tucanos tentaram, sem sucesso, conseguir informações sobre o Petros na CPI que investigou a Petrobras.

Simples assim. O bom humor de José Serra numa inauguração em Piracicaba causou tanta espécie que o tucano achou por bem se explicar: "De fato não sou sisudo", disse aos repórteres. "Há algumas coisas que me irritam e outras que me deixam feliz".

Ninhos. A campanha presidencial de Serra deverá ter um escritório político em Brasília e um administrativo em São Paulo. Este último seria dividido com a campanha de Geraldo Alckmin ao governo e ficaria sob chefia de José Henrique Reis Lobo, presidente do PSDB paulistano.
Tabuleiro. Em jantar anteontem, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), prometeu apoio à candidatura de Jackson Lago ao governo do Maranhão, numa tentativa de tirar parte do PDT do barco de Dilma. Lago enfrentará Roseana Sarney (PMDB).

Para ela. Em homenagem à pré-candidata do PT, que estará presente, o Jockey Club de São Paulo promove hoje, durante as comemorações de seus 135 anos, o "páreo especial ministra Dilma Rousseff".

Biscoito. Tão logo a CUT ameaçou bombardear seu governo interino, Wilson Lima (PR) enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal um projeto que concede reajuste de 10% no salário dos professores da rede pública.

Carona. Paralelamente, Joaquim Roriz (PSC) procurou o PR de Lima e ofereceu a vaga de vice em sua chapa ao governo do DF ao deputado federal Jofran Frejat.

A conferir. Lindberg Farias afirma ter 280 dos 400 votos dos delegados que definirão o candidato do PT ao Senado pelo Rio. Nas conta dos apoiadores de Benedita da Silva, o prefeito de Nova Iguaçu não tem nem a metade disso.

Desceu... Um repórter do jornal israelense "Haaretz" tirou Lula do sério em entrevista na terça. O jornalista indagou se, caso estivesse no poder entre 1938 e 1939, o presidente usaria com Hitler os "mesmos métodos" que usa com Mahmoud Ahmadinejad.

...quadrado. Lula respondeu que quem faz uma pergunta como essa "está tendo o mesmo comportamento radical que acha que o Irã tem".

Bandeira. Reivindicação dos auditores da Receita Federal desde 2007, a Lei Orgânica do Fisco (LOF) será tema de seminário no próximo dia 22 em São Paulo, organizado pelo Sindifisco Nacional. Os pré-candidatos à Presidência foram todos convidados. Até agora, apenas Ciro Gomes (PSB) confirmou presença.

De fora. A CUT não compareceu ontem ao evento em que centrais sindicais entregaram à Fiesp o pedido de abertura de negociação para reduzir a jornada de trabalho.

Gaveta. O Supremo arquivou cinco pedidos de intervenção no Pará, motivados por suspeita de não cumprimento de mandados de reintegração de posse na zona rural. O governo de Ana Júlia Carepa (PT) alega que, dos 171 mandados herdados da administração anterior, 101 já foram cumpridos. Em outros 40 casos, teriam sido encontrados indícios de fraudes na documentação das terras.

Na pressão. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, tem manifestado preocupação especial com a votação do projeto de capitalização do pré-sal no Senado. Segundo ele, se o cronograma se arrastar demais, pode vir a comprometer o programa de investimentos da estatal.

Com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER
Tiroteio 
"Para fugir da enrascada em que se meteu, o tesoureiro do PT quer jogar a culpa exatamente nas maiores vítimas dos desvios da Bancoop." 
Do deputado VANDERLEI MACRIS (PSDB-SP), sobre João Vaccari Neto, segundo quem houve "desequilíbrio financeiro" na Bancoop porque os "cooperados que tinham de pagar não quiseram". 

Contraponto
Consultoria eleitoral

Lula participou ontem em Curitiba de almoço bastante ecumênico, no qual teve a companhia, além dos ministros Dilma Rousseff e Paulo Bernardo, de três pré-candidatos ao governo do Paraná: Beto Richa (PSDB), Osmar Dias (PDT) e Orlando Pessutti (PMDB).
A conversa corria descontraída, a ponto de o presidente se animar a dar um conselho ao tucano:
-Ô, Beto, você podia resolver o problema do Serra...
-Como assim, presidente?- indagou o prefeito.
-O Serra precisa de um vice. Por que não você?
Todo sem jeito, Richa ainda tentou brincar:
-O senhor está querendo me tirar do páreo no Paraná...

Nenhum comentário: