sexta-feira, março 26, 2010

PAINEL DA FOLHA


Pós-poste
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 26/03/10

Às vésperas de deixar o governo de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) comemora pesquisa que mostra seu candidato, Antonio Anastasia, rompendo a barreira dos 20% de intenção de voto. O resultado é considerado pela campanha um "piso razoável". Estreante em eleições, o vice estava na casa de um dígito em dezembro passado. Também seu percentual de conhecimento está no patamar de 20%, enquanto o do líder da disputa, Hélio Costa (PMDB), já atingiu 80%.
No levantamento, feito pelo Vox Populi para a Fiemg, os entrevistados foram informados de que Anastasia é vice de Aécio. Diante disso, além dos 23% que declaram voto, 37% dizem que poder votar nele.


Protocolo. Ainda que tudo caminhe para Lula impor Hélio Costa como candidato único da base ao governo de Minas Gerais, o PT insistirá em apresentar um nome -Fernando Pimentel ou Patrus Ananias- após análise de pesquisas. Mesmo que apenas para retirá-lo em seguida.
Salomônica. Já escolhida pelo PT-MG, a comissão tem três aliados do ex-prefeito de BH e três do ministro do Desenvolvimento Social.
Doméstico. O governo desistiu de fazer a despedida de Dilma Rousseff com passagens por BH e Porto Alegre.
Ombudsman. O comentário de Lula ontem em Osasco sobre o estágio semiacabado dos apartamentos inaugurados fez gelar a comitiva presidencial. Em fevereiro, ele reclamou quando percebeu que casas do PAC em Goiânia não tinham acabamento.
Ela com elas. Em Tatuí, o cerimonial do evento com Lula, Dilma e José Serra fez um ajuste de última hora para incluir uma prefeita no grupo de prefeitos que subiram ao palco para receber as chaves das novas ambulâncias.
Companheiro 1. Principal corrente da Apeoesp, sindicato dos professores da rede paulista que lidera o protesto contra Serra, a Artsind (Articulação Sindical) tem entre seus integrantes Delúbio Soares, o tesoureiro do mensalão. É também a corrente da atual presidente da entidade, Maria Izabel de Azevedo Noronha.
Companheiro 2. Em agosto passado, a Apeoesp promoveu seminário que homenageou Delúbio. Em nota oficial, foi feito agradecimento "pelo seu papel na construção da história vitoriosa que o PT possui, mas também na sua contribuição para a trajetória da esquerda brasileira".
Cobertor curto 1. A inclusão de Paulo Souto (DEM) na lista de opções de vice para José Serra esbarra numa dificuldade de ordem prática: se ele não disputar o governo da Bahia, o tucano ficará sem palanque sólido no quarto colégio eleitoral do país.
Cobertor curto 2. A ideia de contar com Geddel Vieira Lima (PMDB), antes acalentada pelo PSDB, está desativada. Embora vá enfrentar Jaques Wagner (PT) na disputa pelo governo, o ministro da Integração dificilmente teria discurso para se opor à candidata presidencial de Lula.
Por que não? Na negociação para compor a chapa de Jaques Wagner como candidato ao Senado, o ex-governador Cesar Borges (PR) manifestou o desejo de se tornar ministro dos Transportes no eventual governo Dilma.
Empurrãozinho. Presidente do PT, José Eduardo Dutra desembarca hoje em São Luís para tentar articular o apoio do partido à candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB) à reeleição.
Noiva. O PT maranhense sofre também o assédio de Flávio Dino (PC do B). No sábado, o partido define o rumo.
Aposentadoria. Depois de anunciar que ficará no governo do Piauí até o final do ano, desistindo de disputar cadeira no Senado, Wellington Dias (PT), enviou projeto à Assembleia criando seis cargos de "segurança e apoio pessoal em favor de ex-governador", além do uso de carro oficial.
Outro lado. Bernardo Hees, presidente da concessionária ferroviária ALL, diz que não foi à CPI na Assembleia paulista por considerar que se trata de tema federal.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER
Tiroteio 
A relação do PSDB com Roriz e Arruda é histórica no Distrito Federal. Pode-se esquecer as ideias de FHC, mas não os amigos que ele fez e cultiva até hoje. 

Do deputado (PT-MG), sobre a recente visita feita ao ex-presidente pelo ex-governador do DF, cujo partido (PSC) cogita aliança eleitoral com os tucanos.
Contraponto 
Baile da saudade Lula discursava ontem em cerimônia para entrega de ambulâncias no município paulista de Tatuí. Cumprimentou José Serra, prefeitos e demais autoridades presentes e então resolveu fazer piada com o presidente da Câmara:
-O Temer disse que Tatuí tinha o melhor Carnaval do interior e que o prefeito está brigando para que volte a ser bom.
A plateia aplaudiu, e Lula emendou:
-Mas eu garanto que nem o prefeito nem o Temer vão conseguir dançar como dançavam há 45 anos...

Nenhum comentário: