quinta-feira, fevereiro 04, 2010

PAINEL DA FOLHA

Um pé lá e outro cá

Renata Lo Prete

Folha de S.Paulo - 04/02/2010

A despeito da ação de bombeiros, Sérgio Cabral (PMDB) ainda não digeriu o encontro reservado que Dilma Rousseff (PT) teve com Anthony Garotinho (PR) na semana passada no Rio. A ministra, que foi à cidade inaugurar uma creche ao lado do governador, aproveitou para conversar com o outro candidato que lhe oferece palanque no Estado. Acompanhada do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e do ex-prefeito de BH Fernando Pimentel, Dilma não se comprometeu a ajudar Garotinho. Manifestou a intenção de ficar "equidistante". Mas foi o suficiente para enfurecer Cabral, acossado nas pesquisas tanto pelo ex-governador quanto por Fernando Gabeira (PV).

Páreo
Pesquisa GPP recém-finalizada para o DEM aponta Cabral com 35%. Garotinho registra 22%, e Gabeira, 21%.

Sem-teto
De Garotinho, sobre a situação do governador: "Se o Gabeira levar o andar de cima, e eu o de baixo, para o Cabral sobrará o quê?".

#@!?&!!!
Por trás das palavras duras de Ciro Gomes (PSB) sobre José Dirceu está a visita que o ex-ministro acaba de fazer ao Ceará, na qual, pela segunda vez, insinuou a Cid Gomes (PSB) que o PT poderá lançar candidato no Estado se o irmão do governador insistir em permanecer na disputa presidencial. Cid ligou para Deus e o mundo em protesto.

Segura o homem
A nova direção do PT está de cabelo em pé com as andanças de Dirceu. Não bastasse o incidente diplomático no Ceará, o comando formal do partido avalia que a ida do ex-ministro ao Pará em nada contribuiu para pacificar a governadora Ana Júlia e o deputado Jader Barbalho (PMDB).

Grandeza 1
O líder do PSC, Hugo Leal (RJ), reuniu-se anteontem com o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, para discutir a possibilidade de apoio a José Serra. Recado de Leal ao Planalto: "Não queremos ser os últimos da fila. Queremos ser protagonistas em uma candidatura".

Grandeza 2
O PSC, que com o troca-troca partidário chegou a 16 deputados, há tempos se queixa de que continua a ser tratado pelo governo como nanico. Em 2009, a sigla batalhou sem sucesso por cargos em Furnas.

Na estrada
Dilma estará sábado no Paraná para conversar com prefeitos petistas sobre o andamento do PAC. Completando a agenda, ela pediu ao senador Osmar Dias encontro com o PDT local.

Emergencial
A Frente Nacional de Prefeitos encaminhou pedido à Casa Civil para que o PAC 2 inclua recursos para pavimentação, reparos em vias municipais e projetos que amenizem estragos causados pelas chuvas.

Eu prometo
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), topou apoiar as centrais na negociação com o trio Armando Monteiro Neto (CNI), Paulo Skaf (Fiesp) e Benjamin Steinbruch (CSN) para reduzir a jornada de trabalho semanal. A ideia é cortar uma hora por ano, até encolher as atuais 44 para 40.

Folião
O delegado e candidato a deputado Protógenes Queiroz (PC do B) desfilará, com paletó e sapatos brancos, pela escola Vai-Vai . O enredo fala sobre os 80 anos da Copa.

Cartão
O Senado vai rever o ato que impôs o uso do ponto eletrônico aos servidores. Técnicos da Casa argumentam que a decisão não tem efeito, pois contraria uma resolução administrativa que regulamenta o controle de frequência dos funcionários.

Aéreo
O TCU determinou a anulação de um contrato no valor de R$ 12 mi da empreiteira que construiria o prédio do Cindacta 4, responsável pelo controle aéreo na região amazônica. Segundo o tribunal, a concorrência estava "viciada por irregularidades" que restringiram a disputa.

Contraponto

Cama de gato
Na primeira reunião do ano da Mesa Diretora da Câmara, ontem, discutia-se o arquivamento da proposta, apresentada por Ernandes Amorim (PTB-RO), de transferir recursos destinados à construção de um novo Anexo para a compra de um avião que transportaria deputados.

Marco Maia (PT-RS) resolveu provocar o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), que almeja ser o companheiro de chapa de Dilma Rousseff:

-Ótima ideia! Vai ser o "Aerotemer"!

ACM Neto (DEM-BA) achou por bem alertar Temer:

-Isso já é estratégia do PT pra você não ser vice...

Nenhum comentário: