quinta-feira, fevereiro 04, 2010

MÔNICA BERGAMO

Crina de cavalo + cabelo humano + cristal = gari

Folha de S.Paulo - 04/02/2010


Foi andando em Nova York que o "estilista de Carnaval" Carlinhos Barzellai descobriu numa vitrine: "Crina de cavalo!". Depois do momento eureca, concluiu a equação: crina de cavalo + cabelo humano + cristais austríacos + penas de faisão e rabo de galo + pele de chinchila = fantasia de gari. É com ela que a atriz Paola Oliveira vai surgir à frente da bateria da Grande Rio, na Sapucaí.

Os adereços enfeitam biquíni, top, ombreira e botas. Ao todo, são mais de 40 mil cristais austríacos -os onipresentes Swarovski, que decoram de casamento da família Safra a válvulas de descarga de banheiros da Casa Cor. Já a crina de cavalo, vinda dos EUA, é "suuuper higienizada" e tratada para ser misturada ao cabelo humano (à venda em lojas de perucas). Como isso vira uma fantasia de gari? "Vamos usar só laranja e preto. São as cores do uniforme [de gari]", diz o estilista. "O resto é segredo, meu bem."

Em segredo, Barzellai também mantém as fantasias de 14 mulheres da Grande Rio, escola conhecida por levar famosos e globais ao desfile. Susana Vieira, Fernanda Lima, Latino e Mirella Santos estão entre os clientes dele, que estreou fazendo "cabeças" para Tônia Carrero e Hebe Camargo.

A pena saiu de moda? "Não, jamais! A pena, qualquer que seja, aparada, rabo de galo, faisão, chama a atenção na avenida. É o que dá balanço", diz Barzellai. "O ganho está no jogo das pedras e das penas."

"Adriane Galisteu sempre usou Swarovski!" É Gigi, assistente do estilista Henrique Filho, que faz a fantasia da apresentadora da Band, rainha da Unidos da Tijuca. "Ela nunca usou nada similar", diz. Quanto ao custo de tanto brilho, desconversa. "Preço acho que fica desagradável [revelar]."

Galisteu também é de poucas palavras quando o assunto é sua fantasia: "Tem pedras nacionais e importadas. E o tecido, acho que é cetim". Grávida, ela diz que vai fazer os últimos ajustes da roupa só no dia do desfile e não vai dispensar o salto alto. Já Paola Oliveira tem de provar a fantasia de gari, em produção há dois meses, entre as gravações da novela "Cama de Gato", da Globo.

Conversar com uma rainha de bateria às vésperas do Carnaval, aliás, só por e-mail. "É massagem, cabelo. Não dá pra ligar porque elas não vão atender. É um processo muito desgastante para todos", diz Regina Lobato, assessora de imprensa de rainhas de bateria como Renata Santos, da Mangueira, e Gracyanne Barbosa, da Vila Isabel.

É por e-mail que a funkeira Valeska Popozuda, do grupo Gaiola das Popozudas, rainha da Porto da Pedra, diz que sua roupa estará "dentro do enredo da escola", sobre moda. Os detalhes? "Nem sob tortura."

(AUDREY FURLANETO e SAMIA MAZZUCCO, da Sucursal do Rio)

Coxinha
Pesquisa inédita do Inca (Instituto Nacional de Câncer) mostra que, no Brasil, 41% dos tumores malignos no estômago poderiam ser evitados por uma combinação de alimentação saudável com atividade física. Nos Estados Unidos, o percentual é de 47%. Na China, de 33%.

PURURUCA
A estimativa do Inca é que o Brasil terá 21,5 mil novos casos de câncer de estômago neste ano, a maior parte em homens.

CAFÉ PRA NÓS DOIS
Os presidentes do PT e do PSB em São Paulo marcaram para a próxima quinta-feira um café da manhã em torno do deputado Ciro Gomes (PSB-SP).
Dizem que farão o "apelo definitivo" para que ele desista da candidatura à Presidência e concorra ao governo de SP.

PAGODE NA FIESP
Se Ciro não topar e Paulo Skaf for o candidato do PSB ao Palácio dos Bandeirantes, o partido convidará o vereador e cantor Netinho de Paula (PC do B) para o posto de vice na chapa. Os planos de Netinho, em princípio, são outros: concorrer ao Senado.

FORA
Anunciado como diretor e depois como "palpiteiro" do programa do Partido Verde que vai ao ar hoje nas TVs abertas, o cineasta Fernando Meirelles diz que acabou não tendo qualquer participação na propaganda. "Estou curioso em saber o que vão apresentar", diz ele.

DENTRO
Meirelles diz que a única coisa certa é que Marina Silva é sua candidata. "Já mudei o voto de alguns amigos."

CIRCUITO
As obras na marginal Tietê estão transformando em rali o transporte de carros alegóricos dos barracões de escolas de samba paulistanas até o Sambódromo do Anhembi.

BLOCO DA MADONNA
A cantora Madonna reservou três suítes Deluxe do hotel Fasano, no Rio, para ela e sua filha mais velha, Lourdes Maria. O pacote de cinco dias para cada um dos três quartos, no período, custa R$ 75 mil. O hotel não confirma a informação.
E a comitiva que desembarca com a popstar na terça-feira, no Rio, deve se hospedar no hotel Sofitel, em Copacabana.

CRIANÇA ESPERANÇA
A TV Globo diz que não tem responsabilidade por Valentina, 4, estar na plateia do "Big Brother" quando o telão exibia cenas quentes de sua mãe, Tessália, debaixo do edredom com o namorado, na terça-feira.
Como é menor de idade, ela estava sob tutela dos avós.

UM DIA, DOIS PAIS
A cantora Aline Muniz, filha da atriz Angelina Muniz, se casa no dia 2 de março com o produtor Marco Vita. Caminha até o altar com seus "dois pais": o biológico, João Luiz Ribeiro Ramos, e Walter Zagari, vice-presidente comercial da Record e atual marido de sua mãe.

MTV-BERGMAN
Depois de Luísa Micheletti, a VJ Sophia Reis, filha de Nando Reis, também anuncia sua saída da MTV.
Vai se dedicar ao teatro e estará no elenco da peça "Depois do Ensaio", baseada em filme de Ingmar Bergman, no segundo semestre.

CURTO-CIRCUITO
A PEÇA "Piedade", da Bendita Trupe, tem pré-estreia para convidados hoje, às 19h30, no CCBB. Classificação: 14 anos.
A DASLU realiza hoje dois desfiles, às 12h e às 17h, para o lançamento de sua coleção de outono-inverno.
O COMEDIANTE Diogo Portugal reestreia a peça "Senta pra Rir" hoje, às 21h30, no teatro Raul Cortez. Classificação: 14 anos.
CLÁUDIA SAAD promove hoje o lançamento de sua grife de camisetas com estampas inspiradas em Coco Chanel.
A BATERIA da escola de samba Rosas de Ouro e o DJ Felipe Reis animam os convidados do Club A na festa pré-Carnaval hoje, às 22h. Classificação etária: 18 anos.
A COLEÇÃO de outono-inverno de Adriana Barra chega hoje às lojas da estilista em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: