quinta-feira, fevereiro 04, 2010

ILIMAR FRANCO

FH banca Aécio

O Globo - 04/02/2010


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso contou, a políticos próximos, que Aécio Neves já concordou em ser o vice de José Serra. Os tucanos dizem que a presença de Aécio na chapa é pré-requisito para que, no futuro, ele seja candidato do partido a presidente. Os serristas também se definiram pela candidatura de Geraldo Alckmin ao governo de São Paulo. Alckmin é garantia de uma forte votação no estado e de que Serra estará liberado para fazer campanha no restante do país.

O PSB está dividido sobre Ciro
O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) admite que está sendo pressionado por candidatos do partido em situação difícil, como o senador Antonio Carlos Valadares (SE), que disputará a reeleição, e a governadora Wilma de Faria (RN), que concorrerá ao Senado, para retirar sua pré-candidatura a presidente. Eles querem fazer aliança com o PT. Mas pré-candidatos a governador, como o deputado Beto Albuquerque (RS), querem que ele se mantenha na disputa.

“Qualquer partido que queira crescer tem que colocar o bloco na rua”, resume Beto. Ciro quer concorrer, mas considera que é relativa a influência de sua candidatura nos estados.

"Ciro (Gomes) é um potro indomável, não adianta colocar cabresto e rédea nele” — Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB

Namoro
O PMDB deu um jantar, anteontem, em homenagem ao novo líder do governo no Congresso, Cândido Vaccarezza (PTSP).

O petista (na foto, senado à esquerda do presidente da Câmara, Michel Temer) é bem quisto pelos peemedebistas e considerado um dos que mais aposta na aliança com o PMDB nas eleições presidenciais. Presentes os líderes do PT na Câmara, Fernando Ferro (PE), e do PMDB, Henrique Alves (RN).

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) quer prorrogar por mais 180 dias a CPI das ONGs. O requerimento foi apresentado ontem, com a assinatura de 40 senadores.

A CPI é uma arma da oposição para alvejar o governo Lula.

Mimo
Para agradar o governador Jaques Wagner (PT), o ministro Nelson Jobim (Defesa) mandou criar uma superintendência regional da Infraero na Bahia. No ano passado, Jobim tinha transferido a superintendência para Pernambuco

Dilma aqui e Temer lá
A candidata do PT à Presidência, ministra Dilma Rousseff, confirmou presença sábado na convenção do PMDB que vai eleger sua nova direção. O presidente Lula é dúvida. Para o Congresso do PT, dia 20, que vai deliberar pela candidatura de Dilma, os petistas convidaram o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), e os ministros Henrique Meirelles (BC), Hélio Costa (Comunicação) e Edison Lobão (Minas e Energia).

Trabalhadores apostam no ano eleitoral
As centrais sindicais fizeram uma semana de mobilização na reabertura dos trabalhos do Congresso.

Cerca de 1.500 trabalhadores foram a Brasília pela aprovação de emenda que reduz a jornada semanal de trabalho de 44h para 40h.

Em junho, será realizada a segunda Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras, fato que não ocorria desde a década de 80. Os sindicalistas acreditam que aprovam a emenda este ano na Câmara, deixando o Senado para 2011

O HOMEM de confiança da ministra Dilma Rousseff chama-se Giles Azevedo. Ele a acompanha em funções executivas e de assessoria há 20 anos.

O PT pretende continuar com a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara e indicar para sua presidência o deputado Pepe Vargas (RS).

A ABL e a Câmara dos Deputados farão eventos conjuntos, de março a novembro, para marcar os 100 anos da morte de Joaquim Nabuco. Por sugestão do presidente da ABL, Marcos Vilaça, será destacada a atuação de Nabuco como deputado federal.

Nenhum comentário: