sábado, janeiro 02, 2010

FELIPE PATURY

REVISTA VEJA
Panorama

Holofote


Felipe Patury

Lula vacinado

Marcos de Paula/AE


O governo prepara uma campanha publicitária para melhorar a imagem de sua política de saúde - setor que recebe as piores avaliações nas pesquisas de opinião e poderá prejudicar a campanha da candidata petista a presidente, Dilma Rousseff. Na última semana do ano, por exemplo, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reuniu seus assessores para planejar medidas em relação aos surtos de dengue e de gripe A. Temporão decidiu concentrar os recursos de combate à dengue no Nordeste, a região que mais sofreu com a doença em 2009. Enfrentará, ainda, a gripe A com uma campanha de vacinação. Ele próprio e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva serão os primeiros a receber o medicamento.

FGTS recorde em 2009

Ricardo Marques/Folha Imagem


Os primeiros meses de 2009 apontavam para um ano catastrófico para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A crise econômica fez com que, em março, o fundo registrasse uma captação negativa, resultado do aumento dos saques que são feitos pelos desempregados e da redução dos depósitos dos empregados. A situação mudou no segundo semestre. Em novembro, o número de contribuintes chegou a 31,8 milhões, um recorde. Três dias antes do Natal, a arrecadação líquida (depósitos menos saques) bateu 7,5 bilhões de reais, outra marca histórica. Os números serão divulgados nos próximos dias pelo vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Wellington Moreira Franco.

Bons ventos para a energia

Andre Dusek/AE


O governo anunciará neste mês que fará dois leilões de energia eólica em 2010. A decisão foi tomada nos últimos dias do ano e está baseada no primeiro pregão desse tipo, realizado em meados de dezembro, quando foi aprovada a construção de projetos que, uma vez prontos, produzirão 750 megawatts médios, o suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Salvador. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, evita fazer previsões sobre as futuras licitações. Espera, no entanto, repetir o deságio de mais de 20% obtido na concorrência do ano passado.

Está faltando lata

Divulgação


O mercado de latas de alumínio cresceu 11% em 2009. A expansão da demanda foi tão grande que o número de unidades consumidas no país, 14,6 bilhões, ultrapassou a capacidade instalada da indústria, que é de 14,4 bilhões. Por isso, os principais fabricantes já planejam novas unidades. Neste ano, a Crown, presidida por Rinaldo Lopes, começará a construir uma planta no Paraná. A Rexam, de André Balbi, também deverá ampliar sua capacidade produtiva em 2011.

My king, how can I say axé?

Marcio Lima


A cantora baiana Ivete Sangalo está pagando curso de inglês para toda a sua trupe. No mês que vem, a rainha do axé se apresentará ao lado da pop star Beyoncé, e quer que seus músicos, bailarinos e assessores se entendam com a equipe da americana. Não é só. Ivete deseja que 2010 seja lembrado como o ano em que sua carreira internacional deslanchou - outro motivo para sua equipe aprender inglês. Marcou até data para o bloco adquirir alguma fluência: setembro, quando ela gravará um DVD no Madison Square Garden, em Nova York.

Com reportagem de Leonardo Coutinho

Nenhum comentário: