sexta-feira, janeiro 22, 2010

ANCELMO GÓIS

USINA DE MARABÁ

O GLOBO - 22/01/10


Uma caveira de burro parece impedir o avanço da construção da usina de Marabá, PA, com capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de aço. Houve um tempo em que se dizia que Lula andava de beicinho com Roger Agnelli, presidente da Vale, acusado de fazer corpo mole no projeto. Superado, digamos, o mal-entendido, agora o Ministério Público local dificulta a licença ambiental.
CAÇA-NÍQUEL E ÓLEO
Cristóbal López, dono de uma rede de máquinas caça-níquel na Argentina e grande amigo do casal Néstor e Cristina Kirchner, negocia a compra de uma refinaria da Petrobras na Província de Santa Fé. Em Buenos Aires, prevê-se que o negócio, de uns US$ 30 milhões, seja fechado estes dias.
FUTEBOL NO HAITI
Ricardo Teixeira, da CBF, estuda uma forma de a seleção voltar a ajudar o Haiti. O país é fanático pelo futebol brasileiro. Em 2004, um jogo da seleção em Porto Príncipe se transformou numa apoteose na história do país.
GIL EM CAMPO
Dois brasileiros emplacaram músicas no Fifa Soccer 2010, videogame licenciado pela entidade máxima do futebol com expectativa de vendas de 16 milhões de cópias mundo afora. Gilberto Gil terá “Emoriô”; Márcio Local, “Soul do samba”.
LAURA NA UNESCO
Maria Laura da Rocha, chefe de gabinete do chanceler Celso Amorim, será a nova embaixadora brasileira na Unesco, em Paris. Hoje, o cargo é ocupado pelo embaixador João Carlos Souza Gomes.
FK PIRATA
Frans Krajcberg, o grande escultor, distribuiu ao mercado brasileiro de artes uma carta indignada em que denuncia um derrame de obras falsas com sua assinatura, “FK”. O mestre avisa que, se encontrar uma dessas cópias em galerias, leilões ou mesmo em residências, entrará na Justiça. Está certo.
ALTO RISCO
Veja só como algumas vezes parece que nem tudo está perdido. A maternidade da Santa Casa de Belém, onde ano passado morreram mais de 12 bebês numa semana, foi palco na segunda de um parto de alto risco. A paraense Maria Gomes dos Santos, de 37 anos e apenas 79 centímetros de altura deu a luz, ao primeiro filho, o bebê Abner de 46 centímetros. Com apenas 33 centímetros menor que a mãe, Abner tem 2 quilos e 375 gramas. Segundo o hospital, os dois passam bem. Que sejam felizes!
AVIÕES NÃO TRIPULADOS
Nelson Jobim embarca estes dias para Israel, onde participará de um seminário só para autoridades da área de segurança no Brasil. O ministro deve aproveitar para fechar a compra dos tais aviões não tripulados.
‘HI, CLIFF’
Cliff Davis, o autor de “I never can say good bye”, sucesso dos Jackson 5, chega ao Brasil amanhã. Fica uma semana entre São Paulo e Salvador.
MARCHINHA GAY
Os gays estão na moda – e não é só por causa do “BBB”. Duas marchinhas gays são finalistas do concurso da Fundição Progresso no carnaval de 2010. “Bom dia”, de Renato Torres, diz: “Se o Conde D’eu/Se o rei de Bagdá/Se negros do Sudão/Por que eu não posso dar?”. Outra, de Joaquim Ledislau, de Pelotas, RS, celebra Clodovil: “Você não morreu, ai, ai/Bicha não morre, se transforma em purpurina”.

Nenhum comentário: