terça-feira, dezembro 01, 2009

PAINEL DA FOLHA

Abraçados

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 01/12/09


A hesitação de uma ala do DEM em promover a expulsão sumária de José Roberto Arruda resulta de pânico diante da possibilidade de retaliação por parte do governador do Distrito Federal, que havia construído relação muito próxima com lideranças como o presidente do partido, Rodrigo Maia (RJ), e o deputado ACM Neto (BA). Do mesmo grupo faziam parte o líder na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), e no Senado, José Agripino (RN). Todos entenderam perfeitamente o recado de Arruda na reunião de ontem: "Se houver radicalização, lá na frente eu vou radicalizar também".
Do outro lado, um "demo" favorável à solução imediata adverte os colegas: "Arruda está liquidado. Se não agirem rápido, eles estarão também".


Divã 1. Há uma gradação entre os "demos" que integram o círculo de Arruda. Caiado e Agripino já superaram o choque e estão prontos para atirar a carga ao mar. ACM Neto hesita, emitindo sinais em diferentes direções.

Divã 2. A situação mais delicada é a do presidente da sigla. "Depois que o Cesar deixou a prefeitura do Rio, o Arruda tornou-se a retaguarda do Rodrigo", explica um cardeal do DEM. "Existe uma relação de dependência."

Ponte aérea. Quando da montagem do governo Arruda, os Maias indicaram André Felipe de Oliveira, idealizador das vilas olímpicas no Rio, para a Secretaria de Esportes do Distrito Federal. Ele deixou o cargo no final de 2007.

Panetones. Arruda destinou R$ 3 milhões para o desfile da Beija-Flor no Sambódromo do Rio em 2010. O enredo da escola fará homenagem aos 50 anos de Brasília.

#@*%! Nos corredores do Congresso Nacional, corre nova tradução para a sigla DEM: "Deu Essa M"...

Memória. Foi na casa de Arruda e a pedido deste que Lula se encontrou com o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), no final de 2007, para tentar convencer o tucano, muito próximo do governador do DEM, a votar a favor da prorrogação da CPMF. Perillo disse que iria colaborar. De volta do Senado, votou pela derrubada do imposto.

A pé. Seja ele quem for, o candidato presidencial do PSDB tem duas possibilidades de palanque no Distrito Federal: o do próprio Arruda, cuja chance de chegar politicamente vivo à eleição de 2010 é zero, ou o de Joaquim Roriz (PSC), que, tudo indica, também será tragado pelo escândalo dos panetones.

Clube 1. Em depoimento ao Ministério Público, Durval Barbosa, o homem-bomba do Arrudagate, descreve o QG da campanha de 2006, chamado de "Casa dos Artistas", como uma mansão no Lago Sul onde foram injetados R$ 12 mi. O dinheiro, disse, não foi declarado à Justiça Eleitoral e à Receita -na contramão do que agora afirma Arruda.

Clube 2. O imóvel, segundo o depoimento, pertence ao deputado federal Osório Adriano (DEM). À época da eleição, tinha uma espécie de caseiro-gerente chamado Tales Souza Ferreira. Era ele quem pagava fornecedores. Além de gabinetes de luxo, cama king size, banheiras e um restaurante, também havia um estúdio. Ali a AB Produções gravou os programas eleitorais dos "demos" no DF.

Laços 1. Ainda no depoimento, Durval Barbosa apontou a TBA como uma das empresas que "trocavam" doações à campanha por contratos no governo. Segundo ele, as negociações ocorriam entre Cristina Boner, da TBA, e o vice Paulo Octavio.

Laços 2. Cristina é irmã de Maria Estela Boner Léo, ex-sócia de Waldomiro Diniz na Faculdade Interfutura, criada para formar analistas de sistemas. Waldomiro foi pivô, em 2004, do primeiro escândalo de porte do governo Lula.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"É piada o Arruda falar em "herança maldita". Logo ele, que violou o painel do Senado e hoje chefia uma quadrilha no Distrito Federal."
Do deputado distrital CABO PATRÍCIO (PT), sobre expressão usada pelo "demo" para se referir, em nota divulgada ontem, a aliados de Joaquim Roriz mantidos no governo, em especial Durval Barbosa.

Contraponto

Junta médica


Acometido na sexta-feira passada de uma gastroenterite, José Sarney (PMDB-AP) deu toda sorte de palpites enquanto era atendido no serviço médico do Senado.
-Examina aqui. Aqui também- orientava o presidente da Casa, conhecido pela hipocondria.
O médico de plantão contou ao paciente ilustre que, quando prescreve remédio para algum senador, frequentemente ouve como resposta:
-Mas o Sarney me mandou tomar outro...
Para não contrariar o tratamento recomendado por Sarney, o médico adota uma solução de compromisso:
-Está bem. Tome o dele e o meu também!

Nenhum comentário: