domingo, novembro 22, 2009

PAINEL DA FOLHA

Lula-dependente

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 22/11/09


Pesquisas recém-saídas do forno acenderam luz amarela no PT ao mensurar o peso da figura de Lula na avaliação positiva do governo. Em resumo, cerca de um terço dos entrevistados considera o presidente o único responsável pelos sucessos da administração, do Bolsa Família à superação da crise econômica. "Ele é maior que o partido, que a candidata, que a aliança que a gente está construindo e que o governo de forma geral", reconhece um petista diretamente envolvido na preparação da campanha de Dilma Rousseff.
Na avaliação do petista, a superação desse quadro de dependência tem como pré-requisito uma vitória folgada de José Eduardo Dutra na eleição interna do partido, hoje. Algo que se aproxime de 60% dos votos.


Roadshow. Cotada para substituir Dilma na Casa Civil a partir de abril, Miriam Belchior viaja nesta semana a Madri para apresentar o "Minha Casa, Minha Vida" a investidores espanhóis.

Acesso. Quem frequenta o núcleo do governo sabe: Miriam é das poucas auxiliares que não precisa bater à porta para entrar na sala de Lula.

Mãe é mãe. No próximo sábado, quando ocorrerá a pré-estreia de "Lula, o Filho do Brasil" em São Bernardo, o prefeito Luiz Marinho (PT) pretende levar o presidente à inauguração de uma casa assistencial para crianças que se chamará Dona Lindu.

Gasolina. De um cardeal do DEM, sobre a simultaneidade entre a ofensiva dos Maias contra José Serra e o namoro público de Aécio Neves com Ciro Gomes: "O Aécio e o Rodrigo se juntaram numa roda de adolescentes e resolveram tocar fogo no circo".

Pirata. Os comerciais de Paulo Skaf na TV, "by" Duda Mendonça, trazem o slogan "PSB, a favor do Brasil". Apenas uma letra de diferença para "PSDB, a favor do Brasil", usado há anos nas inserções tucanas em São Paulo.

Sacolinha. Além da CUT, deputados de vários partidos abriram conta para arrecadar recursos destinados à colega Luiza Erundina (PSB), condenada a pagar R$ 353 mil ao município de São Paulo. Também criaram um blog em apoio à ex-prefeita: www.amigosdaerundina.com.br

A calhar. A frente parlamentar de Defesa do Programa Nuclear Brasileiro debaterá o tema na Câmara nesta terça, dia seguinte à passagem do iraniano Mahmoud Ahmadinejad pelo Congresso.

Je ne parle... A Polícia Federal demorou a decifrar o conteúdo do computador encontrado em 2007 no apartamento em que morava Cesare Battisti, em Copacabana. No processo a que o terrorista responde na Justiça Federal brasileira, por uso de passaportes falsos, consta a explicação: os peritos não sabiam francês, o idioma em que as mensagens estavam escritas.

...pas français. Em contrapartida, os investigadores da PF não tiveram nenhuma dificuldade em reportar ao juiz o resultado da perícia feita nos DVDs apreendidos na operação. Eram filmes pornôs, com títulos como "Duas horas de sexo hardcore", "Fugindo do papai" e "Histórias sexuais arrepiantes".

Tudo falso. No depoimento que deu à polícia ao ser indiciado, em junho de 2007, Battisti disse que, além de passaportes falsos ganhos de um "agente da polícia francesa" (pelos quais o terrorista responde a processo no Brasil), recebeu "de um cidadão francês" uma carteira de motorista -forjada também.

Cabo de guerra. A proximidade da Confecom (Conferência Nacional de Comunicação) dá visibilidade às divergências entre a Secom (Franklin Martins) e o Ministério das Comunicações (Hélio Costa). Este, alinhado às empresas, bombardeia a proposta de distribuição equitativa de canais digitais entre os setores privado, estatal e público, bandeira da Secom.

Calendário. Inicialmente marcada para o início de dezembro, a Confecom acontecerá agora entre os dias 14 e 17, de modo a permitir que Lula participe da abertura.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"Se Dilma imprimir o estilo dela, vai sobrar carão pra todo mundo".
Do senador JOSÉ AGRIPINO(DEM-RN) em resposta a Lula, segundo quem a ministra, se eleita,"iria apenas colocar o estilo dela no governo e fazer as coisas novas que não conseguimos fazer".

Contraponto

Obrigado, doutor


José Serra e o secretário estadual do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, encontraram-se na noite de domingo passado no elevador da Sala São Paulo, onde ocorreria a cerimônia de entrega do Troféu Raça Negra. Entre um espirro e outro, o ex-governador contou que estava com sintomas de gripe.
-Tenho um remédio homeopático que é ótimo!- apressou-se em receitar Serra.
Alckmin, anestesista de formação, coçou o queixo e rebateu a sugestão com bom humor:
-Agora você é que é o médico...

Nenhum comentário: