domingo, novembro 22, 2009

ARI CUNHA

Assistindo ao terror de camarote

CORREIO BRAZILIENSE - 22/11/09


A todo momento a mídia chama a atenção para o aumento do número de soldados americanos que se matam. O governo dos Estados Unidos não tem explicação. Na ativa ou não, os soldados suicidas surpreendem o Exército. Apesar de palestras e honrarias, o país não é capaz de impedir o ato. Mesmo assim, tendo contrariado a orientação da ONU sobre a invasão no Iraque, tendo apresentado um relatório questionável ao Congresso sobre a necessidade da guerra, o governo americano quer enviar mais tropas para a batalha. As famílias americanas mergulham em depressão vendo os jovens lutarem por uma causa que não é deles. Esses dados são reais. A recuperação do trauma, espera o Estado norte-americano, se dará com contratos em que médicos e profissionais de saúde aplicarão alguma fórmula que resgate a alegria de viver. Missão impossível. Daí alguns jornais criticarem a estratégia de dar cidadania aos imigrantes que servirem no Exército. O autor da proposta, senador Richard Durbin, encontrou uma fórmula para eliminar dois incômodos. Coincidentemente, as estatísticas do Exército mostram que os marines são maioria nessa tragédia. Justamente entre os fuzileiros há a maior quantidade de latinos e pobres.


A frase que não foi pronunciada

“Ah! Tem que revelar também?”

» Presidente Lula pensando na decisão que tomou sobre Cesare Battisti.


Apagou
Antes e depois do apagão nacional, Brasília continua sofrendo as interrupções de luz. Em áreas nobres da cidade, basta uma chuva para a luz dar os primeiros sinais de fraqueza. Em poucos minutos, o breu. Contribuintes exigem respeito e bom uso do dinheiro público. Novos investimentos são necessários. O contribuinte já paga o preço.

Fora da lei
Escolas ilegais continuam surgindo e desafiando o ministério e a Secretaria da Educação. Escondem-se por trás do conceito de universalização do ensino. Prometem facilidades duvidosas. Ensino médio de qualidade não pode ser concluído em apenas poucos meses.

Battisti

» Nenhuma solução apresentada até o momento para o caso Battisti. Preso no Brasil e condenado por homicídios na Itália, o italiano aguarda apenas uma decisão do presidente Lula. Pressionado pela opinião pública, dificilmente o mandatário vai contrariar decisão da Suprema Corte.

Estranho
A tendência é que expulse o acusado. O que traz dúvidas é a felicidade do italiano quando soube da decisão do STF. Tarso Genro, que concedeu asilo político ao assassino, desejava sumir das lentes das câmaras. Não foi possível. Deve explicações ao Brasil sobre por que beneficiou um cidadão com condenações tão evidentes.

Briga feia
Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, mexe os pauzinhos para recuperar o PMDB mineiro. Com os olhos em 2010, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, não gosta da ideia. Pode haver tumulto.

Tô fora
Michel Temer, presidente da Câmara, vai deixar para os líderes partidários a responsabilidade de decidir sobre o projeto ficha-limpa. As assinaturas de populares colhidas em todo o país foram insuficientes para convencer os parlamentares. A intenção, como declarou dom Dimas Lara, da CNBB, é favorecer a sociedade e a dignidade parlamentar.

Experiência
Pedro Simon e Cristovam Buarque pediram para o vice-presidente José Alencar convencer o presidente Lula. O Tribunal de Contas da União deve ser reconhecido pelo governo federal como ferramenta contra a corrupção. Os parlamentares resumem que sem fiscalização a impunidade reina.

Divertido
Vale buscar no IDG Now os 25 anúncios de modernidades propostas na década de 1980. Hoje, a Justiça se torna mais ágil com a tecnologia, o Legislativo divulga os trabalhos com mais eficiência e o Executivo faz uso de programas para tornar transparente a gestão de recursos. Em pouco, a parafernália estará obsoleta novamente.

Incrível
Novamente a Philip Morris foi condenada a pagar pelo estrago a uma ex-fumante na Flórida. A notícia estampada no El País relembra um caso difícil de acreditar. A maior causa ganha nos Estados Unidos. Uma ação feita por mais de 50 mil pessoas afetadas pelo mal do tabagismo. Indenização: US$ 145 bilhões.


História de Brasília

Estão emplacando carros no Rio com o selo GB e a chapa DF. Há uma visível irregularidade, ao considerar o estado da Guanabara como Distrito Federal, e a coisa piora de aspecto quando acontece em repartições públicas. (Publicado em 17/2/1961)

Nenhum comentário: