quarta-feira, outubro 28, 2009

ROBERTO DaMATTA

Entre Judas & Jesus: como ser isso ou aquilo


O Globo - 28/10/2009

Ao ler a aula de Lula sobre como ser amigo de Jesus, sem esquecer as lições de Judas, algo básico para governar o país, fui tomado pela lembrança de um antigo seminário que discutia “identidades”.

O curso, ministrado em Harvard pelo professor-visitante Richard Moneygrand, atraiu muitos alunos, explodindo de inveja os mestres da casa pelo sucesso do peregrino que, marginal ao pomposo estilo harvardiano, tocava numa série de problemas então tabus para a sociologia comparativa dos anos 60.

Por exemplo, começar falando das identidades locais (como ser inglês, escocês, galês e irlandês) em vez de produzir a lista batida de atributos dos outros povos, sem indicar que todos eram lidos a partir da perspectiva americana. Assim, em vez dos velhos estereótipos que consagravam os latinos como povos sem ética, como gente que vivia bebendo tequila e só pensava naquilo, Moneygrand abriu seu seminário com uma pergunta paradoxal: “Por que — perguntou — Deus inventou o uísque?” E diante de uma turma aturdida pela ausência das citações de Platão, Mauss ou Franz Boas, ele respondia com uma gargalhada antiacadêmica: “Ora! Porque, se não fosse o uísque, os irlandeses seriam os donos do mundo!”

Não há povo que não se veja pelo direito e pelo avesso

Nenhum comentário: