quarta-feira, outubro 28, 2009

BRASÍLIA - DF

Temer cisca pra dentro


Correio Braziliense - 28/10/2009



O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), decidido a se tornar o grande artífice do apoio formal do PMDB à candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), resolveu ciscar pra dentro. Quer intermediar as negociações entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os caciques da legenda que ameaçam pular fora da raia governista caso seus interesses eleitorais não sejam atendidos. Temer está como aquele comandante de coluna que precisa levar a marcha no ritmo do soldado mais lento, para não deixar metade da tropa pelo caminho.

Os problemas de Temer na cúpula do PMDB têm nome e sobrenome: Hélio Costa (ministro das Comunicações), em Minas; Geddel Vieira de Lima (ministro da Integração Nacional), na Bahia; Iris Resende (prefeito de Goiânia), em Goiás. Somam-se a eles os deputados Eunício de Oliveira, no Ceará, e Jader Barbalho, no Pará. Esses caciques peemedebistas estão às turras com o PT e não vão endossar a coligação formal com Dilma se os petistas não os apoiarem nos seus respectivos estados.

Torpedo

O projeto de construção do submarino nuclear da Marinha está ameaçado de naufragar na beira da praia, por causa da Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Contrariados com o corte nas emendas parlamentares, deputados da base ameaçam torpedear o programa de construção de submarinos da Marinha em parceria com a França, orçado em R$ 19 bilhões

Rainha




O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (foto), do PT gaúcho, virou uma rainha da Inglaterra nas negociações do pré-sal. Preocupado com a reeleição no Rio Grande do Sul, limitou-se a marcar o encontro dos relatores e presidentes das comissões do pré-sal com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e com a sub-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, que fala por Dilma. Resultado: o governo foi surpreendido pelos relatores e o presidente Lula teve que entrar de sola nas negociações.

Candidatos




O senador Hélio Costa (foto) é candidato a governador de Minas. Lula quer vê-lo candidato ao Senado. Geddel e Iris, de olho nos governos da Bahia e de Goiás, respectivamente, estão na mesma situação. Eunício e Jader querem o apoio do PT para concorrer ao Senado. Se não chegarem a um acordo eleitoral vantajoso, podem inviabilizar a coligação só fazendo corpo mole. Por essa razão, as negociações com o presidente Lula, daqui pra frente, passarão também por eles.

Arapongas
A Comissão do Congresso Nacional de Acompanhamento das Atividades de Inteligência teve o número de integrantes ampliado de seis para 12. O colegiado era composto apenas pelos presidentes das comissões de Relações Exteriores do Senado e da Câmara e pelos líderes da Minoria e da Maioria no Congresso e nas duas Casas. Os novos membros serão eleitos amanhã, na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Sobreviventes
O ex-senador Luiz Estevão não poupou elogios ao colega Gim Argello, senador pelo PTB e candidato ao GDF, num almoço no último domingo, na residência da empresária Suely Nakao: “Gim, você sobreviveu a tudo e a todos. Você vai longe”, disse Estevão, que teve o mandato cassado e busca alianças para voltar ao mundo político como candidato a deputado federal pelo PMDB.

Ex-mulher
Candidato à presidência da OAB de Rondonópolis (MT), Joabe Oliveira foi autuado por posse ilegal de armas. Procurador do município, foi denunciado pela ex-mulher Dulce Soares, da qual está separado há três meses. Joabe tinha armas e munições em casa, mas não possuía porte dos armamentos. Dulce declarou aos policiais que ela e os filhos eram ameaçados pelo marido.

Goteira
Uma infiltração de tamanho considerável apareceu no cafezinho da Câmara, um dos espaços cativos dos parlamentares. Os mais prejudicados foram os deputados interessados em assistir à partida entre Brasil e México, pelo Mundial Sub-17.

Online

Febre entre políticos, o Twitter tem sido usado até para cobrança de alianças prometidas para 2010. Pré-candidata ao Senado, a petista Gleisi Hoffmann (PR) deixou seu recado para o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), que no fim de semana criticou o pré-compromisso de seu partido com a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. “Requião é um homem de palavra. Ele disse a Dilma, na minha frente, que a apoiaria”, postou.

União

Candidato ao Senado por Pernambuco, o deputado Armando Monteiro Neto (PTB), presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi condecorado, ontem, com a Medalha do Mérito Industrial. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, neófito na política e candidato ao governo de São Paulo pelo PSB, fez a entrega. É a primeira vez que a Fiesp concede a honraria a um presidente da CNI, sepultando especulações de que as entidades estão em rota de colisão.

Nenhum comentário: