quarta-feira, outubro 28, 2009

PAINEL DA FOLHA

Me dê motivo

FOLHA DE SÃO PAULO - 28/10/09


No substitutivo que deve ser votado amanhã na Comissão de Relações Exteriores do Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) classifica a perspectiva de um veto à entrada da Venezuela no Mercosul como algo ‘preocupante’, que ‘representaria um ato de hostilidade do Estado brasileiro contra um país amigo’.

Para rebater o parecer contrário ao ingresso, de Tasso Jereissati (PSDB-CE), Jucá argumenta que a ‘relação com a Venezuela foi consideravelmente ampliada no governo FHC’. Cita discurso do então presidente em visita ao Parlamento da Venezuela, em 1995, no qual classifica a aproximação com o país de Hugo Chávez como ‘natural’. O esboço do parecer de 31 páginas foi distribuído aos senadores da comissão.

Emergência - O Planalto acionou seus operadores tão logo soube que requerimento apresentado por Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) poderia atrasar a votação, prevista para amanhã. É que Lula estará com Chávez na Venezuela.

O democrata 1 - José Sarney (PMDB-AP) assinou ato, publicado na sexta-feira passada, no qual proíbe que secretarias, diretores e conselhos do Senado prestem ‘informações administrativas a veículos de comunicação’.

O democrata 2 - O presidente do Senado determinou que, para ‘uniformizar o conteúdo das informações’ solicitadas por jornalistas, elas deverão necessariamente ser fornecidas pela Secretaria de Comunicação Social. Ali ele instalou, no auge da crise, seu auxiliar de todas as horas Fernando César Mesquita.

Overdose - Sem prejuízo da ansiedade de deputados do DEM com a ausência de definição do candidato presidencial do PSDB, já existe muita gente na bancada insatisfeita com a cruzada de Rodrigo Maia contra José Serra.

Boletim - Serra telefonou ontem para Itamar Franco (PPS-MG), que se recupera de uma cirurgia de próstata. O ex-presidente afirmou que se sente muito bem.

Fogosa - Operários que trabalham na construção do Arco Metropolitano do Rio apelidaram de ‘Norminha’, em homenagem à fogosa personagem de ‘Caminho das Índias’, a perereca que quase fez parar a obra, uma das mais vistosas do PAC. Órgãos ambientais colocavam restrições porque a região, o brejo da reserva da Floresta Nacional Mário Xavier, é habitat de uma espécie rara de perereca, em época de acasalamento.

Eu não - Recém-filiado ao PMDB, o presidente do BC, Henrique Meirelles, levou cinco assessores e o diretor de administração do banco, Anthero de Moraes, para conversa com a bancada do partido. Os acompanhantes fizeram o maior esforço para se desviar das bandeiras peemedebistas que enfeitavam a mesa.

Chumbo - Tão logo foram divulgados os nomes dos ‘demos’ da CPI do MST, petistas colocaram em circulação uma lista de financiadores das campanhas desses deputados. O principal alvo é Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que recebeu R$ 190 mil de fabricantes de armas e cartuchos.

Capilaridade - Incluído o ‘desenvolvimento regional’ (leia-se IDH) como critério para a partilha dos recursos do fundo do pré-sal, conforme o relatório de Antonio Palocci (PT-SP), a bancada do Nordeste passou a avisar que o governo terá o apoio em bloco dos governadores da região para aprovar o projeto.

Sem jetom - No relatório, Palocci também determina que o comitê financeiro que decidirá o destino do fundo do pré-sal não terá remuneração.

Tiroteio

O novo advogado-geral da União já atua como defensor da candidata Dilma. Se ele leu a cartilha de seu antecessor, em breve será ministro do Supremo.

Do senador ÁLVARO DIAS (PSDB-PR), sobre o fato de Luís Inácio Adams ter decretado, tão logo assumiu o cargo, que ‘não há conteúdo eleitoral’ nas viagens de Lula e Dilma Rousseff para visitar obras do PAC.

Contraponto

Trilha sonora

Ontem, quando Lula completou 64 anos, os ministros e técnicos que tinham reunião marcada com o presidente às 9h30 para tratar de projetos relativos à Copa de 2014 acharam por bem recepcioná-lo de maneira especial.

Tão logo ele entrou na sala de reuniões do Centro Cultural Banco do Brasil, sede do governo enquanto o Palácio do Planalto passa por reforma, o grupo se pôs a cantar:

- Parabéns a você...

Chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho esperou que o ‘Parabéns’ acabasse e então, numa bem-humorada performance solo, iniciou outra canção:

- E o cordão dos puxa-sacos, cada vez aumenta mais...



Nenhum comentário: