sábado, outubro 03, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA
Panorama

Holofote


Felipe Patury

Deco Rodrigues

A luta da C&A por um lugar ao sol no mundo dos ricos

A C&A move um processo judicial contra o shopping paulistano Iguatemi, detentor do metro quadrado mais caro do país. A multinacional europeia se recusa a pagar os cerca de 15 milhões de dólares anuais de aluguel cobrados pelo Iguatemi. A C&A acusa o shopping de querer expulsá-la para abrigar estabelecimentos mais elitizados no seu espaço de 4 000 metros quadrados, o maior do centro comercial. A defesa do Iguatemi, contratada pelo empresário Carlos Jereissati Filho, alega que a C&A tem de se adequar aos preços que são cobrados dos outros locatários. Além disso, afirma que a loja rompeu regras contratuais, como a que proíbe a abertura de outros pontos comerciais perto do shopping.

A estratégia de Michel

Sergio Dutti/AE

Na semana passada, o PMDB governista definiu sua estratégia para garantir o apoio da agremiação à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata petista à Presidência da República. Pretende convencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a oficializar que a indicação do vice cabe ao PMDB. Também quer arrancar dele uma carta na qual o PT reiteraria esse compromisso. A declaração – ou a carta – seria usada para justificar uma manifestação do conselho político do PMDB em favor de Dilma. Com isso, os governistas acreditam que atingiriam dois objetivos: encurralariam os peemedebistas de oposição e, simultaneamente, acabariam com as especulações de que o posto de vice de Dilma poderia ser oferecido ao PSB, de Ciro Gomes. A missão de conversar com Lula foi dada ao presidente da Câmara, Michel Temer – que deseja ser ele mesmo o segundo da candidata petista.

O leitinho da seleção

Filipe Araujo/AE

A Nestlé será o sexto patrocinador da seleção brasileira e da Copa de 2014. A empresa se juntará ao time já integrado pela Nike, pelo Itaú, pelo Pão de Açúcar, pela AmBev e pela Vivo. Para isso, o presidente da Nestlé, Ivan Zurita, negocia dois contratos diferentes: um com a CBF, para a seleção, e outro com a Fifa, para a Copa. Só o contrato com a CBF pode chegar ao valor de 4 milhões de dólares anuais, como o de alguns patrocinadores. As partes acreditam que o acordo poderá ser anunciado em novembro.

Clonagem de bois

Lailson Santos

O empresário Jonas Barcelos já investiu 15 milhões de reais na constituição de uma empresa de clonagem de zebus. A Geneal – contração pouco feliz de Genética Animal – é uma parceria de Barcelos com pesquisadores da Embrapa, pode absorver mais de 35 milhões de reais e reduzirá o custo de clonagem de animais de elite. Além de genes de animais brasileiros, a empresa utilizará 400 outros zebus recém-chegados da Índia, comprados para melhorar a qualidade do gado nacional. O Brasil não importava animais dessa raça, que compõe
80% do rebanho do país, desde 1962.

Minha casa, minha vida

Roberto Vinicius/
Ag. Freelancer

O caso mostra o clima de vale-tudo que tomou conta da política gaúcha. Há quinze dias, o Ministério Público Estadual recebeu uma denúncia de que a governadora Yeda Crusius teria desviado 8 000 reais dos cofres públicos para decorar sua casa. Apócrifa, a acusação foi descartada pelo procurador Geraldo da Camino, que considerou os fatos impossíveis de ser comprovados. Ainda assim, a oposição pretende usá-los no processo de impeachment de Yeda. A Assembleia Legislativa já julga se a governadora usou caixa dois em sua campanha eleitoral e se participou de um esquema de desvio de dinheiro público.

Revoada de brasileiros

Divulgação

O dólar caiu, os preços dos pacotes turísticos para o exterior ficaram 20% mais baixos e as vendas de viagens ao exterior disparam. Só a CVC, a maior operadora de turismo do país, prevê um aumento de 15% no número de passageiros. O presidente da empresa, Guilherme Paulus, acredita que conseguirá embarcar 400 000 pessoas em voos internacionais neste ano. Será o suficiente para garantir um faturamento recorde à operadora.

Com reportagem de Igor Paulin, Raquel Salgado e Thiago Bronzatto

Nenhum comentário: