sábado, outubro 03, 2009

PAINEL DA FOLHA

Distribuindo Lula

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 03/10/09

As centrais sindicais, que já haviam recebido do produtor Luiz Carlos Barreto a proposta de subsidiar ingressos de "Lula, o Filho do Brasil", terão nova reunião com a equipe do filme, desta vez para tratar da distribuição de DVDs. O caminho serão as sedes municipais dos sindicatos, que, mais adiante, promoverão sessões da cinebiografia do presidente.
Já está acertado que os cartazes de divulgação do longa trarão os selos da CUT e da Força a título de "apoio cultural". As centrais se comprometeram a usar seus sites na internet para anunciar o filme, que terá pré-exibição ainda neste mês no auditório da Força e chegará ao cinemas em janeiro de 2010.




DDI. José Serra telefonou para Lula e Sérgio Cabral tão logo divulgada a escolha do Rio como sede dos Jogos de 2016. O pré-candidato tucano elogiou o discurso do presidente e disse, fazendo graça: "No que depender de mim, os investimentos estarão garantidos". Tentou ainda falar com o prefeito Eduardo Paes, mas não o encontrou.

Hi, cara. A primeira pessoa a ligar para cumprimentar Lula foi Barack Obama, ainda a bordo do Air Force One. O presidente estava no meio da entrevista. Ligou em seguida. "Pelo menos as Américas ganharam", disse Obama.

Bônus. Depois veio o telefonema de Nicolas Sarkozy. Com direito a umas palavras de parabéns de Carla Bruni.

Boca de urna. Pelos cálculos do staff presidencial, Lula conversou separadamente na véspera com mais de 20 eleitores do COI.

Encolheu. Comentário de um petista diante do resultado: "Tóquio foi o Geraldo Alckmin da Olimpíada. Teve mais votos na primeira rodada do que na segunda". Como o tucano em 2006.

Memória. Em junho, o TCU ratificou decisão que apontara superfaturamento de R$ 2,7 mi em obra do Pan-2007 no Rio. Foram considerados responsáveis: Ricardo Leyser, funcionário do Ministério do Esporte que gerenciava o evento, a comissão de licitação e o Consórcio Interamericano, da JZ Engenharia.

Não foi. Apesar de ter comparecido à reunião que selou o ingresso do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, no PSB, o empresário Benjamin Steinbruch, da CSN, não se filiou.

Direito autoral 1. No esforço para virar a página do episódio Gabriel Chalita, alckmistas fizeram circular a versão de que teria sido o ex-governador o responsável pelo ingresso no PSDB de William Dib, ex-prefeito de São Bernardo do Campo e ex-PSB.

Direito autoral 2. No próprio evento de filiação, porém, José Serra fez questão de destacar que a vinda de Dib resultou "do trabalho do Aloysio" (Nunes Ferreira). O chefe da Casa Civil e Alckmin disputam a candidatura tucana ao governo paulista.

Ficha 1. Sensação da temporada de trocas partidárias, o nanico PSC é presidido por Vítor Jorge Abdala Nósseis, autor em 2006 de um pedido de impeachment de Lula. Seu pacote de denúncias contra o presidente incluía desde ataques do PCC em São Paulo até o número de medidas provisórias editadas pelo Planalto.

Ficha 2. O tesoureiro da sigla, que saltou de 9 para 17 deputados na Câmara, é Luiz Rogério Ognibeni Vargas, ex-secretário de Administração do Estado do Rio. Em 2005, o TJ-RJ emitiu uma ordem de prisão contra ele pelo não pagamento de servidores.

Bancadas. Ivan Valente (PSOL-SP) e Janete Pietá (PT-SP) se rebelaram em Honduras. A dupla, que integra a comitiva de deputados brasileiros em Tegucigalpa, não topou comparecer a uma reunião com o presidente golpista, Roberto Micheletti.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

O presidente Lula bateu todos os recordes olímpicos ao trazer os Jogos para o Rio. A medalha de ouro será eleger a Dilma.

Do deputado RICARDO BERZOINI, presidente do PT, sobre a atuação do presidente no processo de escolha da sede de 2016.

Contraponto

Minha formação A Comissão de Educação do Senado votava, na terça-feira passada, um projeto que proíbe o aluno de cursar simultaneamente duas carreiras na mesma universidade pública, com parecer favorável do relator Augusto Botelho (PT-RR). Wellington Salgado (PMDB-MG) protestou:
-Fiz Engenharia e Educação Física ao mesmo tempo!
-Qual deles o senhor concluiu?- quis saber o relator.
-Pedagogia-respondeu o senador cabeludo.
A plateia riu, mas Salgado, proprietário de uma rede de ensino, não se deu por vencido:
-Ora, vocês têm que entender que eu estava me preparando para virar reitor!

Nenhum comentário: