domingo, outubro 25, 2009

PAINEL DA FOLHA

O fator Aécio

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 25/10/09

Fechado o contrato de gaveta com o PMDB e concluída a aproximação preliminar com quase todos os outros partidos da base aliada, a preocupação maior do Planalto, no que diz respeito a 2010, passa a ser com a oposição. "Agora é garantir que o Aécio vá para o Senado", afirma um cardeal petista em palavras que resumem o pensamento do entorno de Lula e de sua candidata, Dilma Rousseff (PT).
Mas e se Aécio aceitar ser vice de Serra? "Não vai aceitar", diz o petista. Mas e se aceitar? "Atrapalha", ele reconhece. E se for Aécio o candidato do PSDB a presidente? "Aí desarruma o jogo inteiro."


Todo cuidado... Sem prejuízo da vantagem expressiva de Serra nas pesquisas de intenção de voto, Lula e auxiliares acreditam que a eventual candidatura de Aécio colocaria mais imediatamente em risco o precioso pré-compromisso do PMDB com Dilma.

...é pouco. Mesmo no grupo peemedebista mais envolvido na negociação da aliança com o PT, há gente cujos olhos brilham diante da possibilidade de Aécio disputar a Presidência. É o caso, por exemplo, do líder na Câmara, Henrique Alves (RN).

Não vi... FHC diz não ter visto o Ibope que testou a chamada chapa pura em duas versões: Serra com Aécio de vice e o contrário. Aécio, que não sabia da pesquisa, encomendada pelo empresário Ronaldo César Coelho, ficou irritado com sua divulgação.

...mas gostei. De FHC, sobre a hipótese da chapa pura: "Se esquecermos por um minuto o que os dois legitimamente querem ser, a pesquisa mostra que juntos eles têm uma força grande e podem fazer muito pelo país".

Conta outra. Apesar das ameaças de José Dirceu, ninguém em Pernambuco acredita que o PT venha a lançar candidato contra a reeleição de Eduardo Campos (PSB), ainda que Ciro Gomes insista em disputar a Presidência. As diferentes alas do partido no Estado estão para lá de acertadas com o governador.

Plus. A candidatura do PMDB no Rio Grande do Sul pende hoje mais para o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, do que para o ex-governador Germano Rigotto. Entre outras vantagens, Fogaça atrai naturalmente o PDT, forte no Estado. Com sua saída, a sigla herdaria a capital.

Assopra... Enquanto em público Lula mantém a artilharia verbal anti-TCU, nos bastidores o Planalto trabalha para abrir canais com o tribunal. Na posse de José Múcio, os demais ministros foram avisados de que em breve serão convidados para um jantar no Palácio da Alvorada.

... e morde. Questionado sobre se de fato o Planalto prepara uma lista de paralisações "absurdas" de obras determinadas pelo TCU, um assessor de Lula responde: "É só juntar três ou quatro ministros da área mais operacional que a lista sai na hora".

Marcação. E o governo comparecerá em peso a um seminário promovido pelo TCU sobre desenvolvimento e meio ambiente, em 10 de novembro. Cinco ministros, entre eles Dilma Rousseff, confirmaram presença na parte da manhã. À tarde fala a senadora Marina Silva (PV).

Paralelo 1. Enquanto trabalha para colocar em funcionamento a CPI do MST, o DEM tenta anular, por meio de requerimento no Senado, edital que libera R$ 13 milhões do Incra para bolsas do CNPq, vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, destinadas a assentados rurais. O partido também enviou questionamento ao TCU.

Paralelo 2. Os "demos" apontam desvio de finalidade. O CNPq fomenta pesquisa científica, mas o edital fala em capacitação profissional para quem vive em assentamentos.

Recolocação. Ex-responsável pela liberação de emendas parlamentares, o petista Marcos Lima será convidado em breve a assumir uma secretaria do governo da Bahia.

Tiroteio

"É natural que Dilma fale o tempo todo de Lula e FHC, em vez de tratar de seu adversário real, José Serra. Afinal, não há nada que ela mesma tenha feito para ser mostrado na campanha."
Do deputado PAULO BORNHAUSEN (DEM-SC), sobre a insistência da pré-candidata do PT em usar seus discursos em eventos públicos para comparar o governo atual e o anterior.

Contraponto

Também quero


Em 1986, Gaudino Leite fazia campanha no interior da Bahia para se eleger deputado constituinte pelo PMDB. Certo dia, em cima do palanque, reclamou das "campanhas milionárias" feitas por seus adversários. Chegou a afirmar que havia político "pagando verdadeiras fortunas" em troca de votos!
Ao descer para a praça onde estava o público, ouviu de um eleitor:
-Eu também acho tudo isso um absurdo, mas será que o senhor me daria o telefone desse deputado?

Nenhum comentário: