domingo, outubro 25, 2009

BRASÍLIA - DF

Pururuca com chuchu

CORREIO BRAZILIENSE - 25/10/09


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é só cálculo político. Enquanto se mantiver como líder das pesquisas de opinião, vai dizer que não sabe se será candidato, que a campanha foi antecipada indevidamente por Lula e agirá nos bastidores mais candidato do que nunca. Seu raciocínio é o seguinte: quem tem de correr atrás do prejuízo é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que precisa transformar Dilma Rousseff (PT) em candidata única da coalizão governista.
O problema é que a última pesquisa do Ibope, na qual Serra aparece novamente na faixa dos 40% de intenção de votos, queimou a bala de prata dos tucanos paulistas ao colocar na lista induzida o nome do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), como vice. A pergunta que fica é se a mesma fórmula vale para Aécio, com o ex-governador Geraldo Alckmin na vice.

Bolada
Desde maio, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) não repassa os recursos que abastecem linhas de crédito operadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A direção do FAT cobra maior remuneração sobre os empréstimos para retomar os depósitos especiais. O BNDES estima que deixará de receber, até o fim do ano,R$ 1 bilhão

Unificação
Um grupo de deputados egressos das carreiras policiais entregará ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), uma PEC que prevê a unificação das polícias civil e militar. Simpático à proposta, de autoria do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), delegado federal, Temer sinalizou dar tramitação ágil ao texto como resposta à recente onda de violência no Rio de Janeiro. Essa é a primeira proposta no sentido subscrita por deputados policiais federais, civis e militares.

Futurologia
Na linha de frente pelo pré-compromisso com a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência, o PMDB do Ceará figura como um problema em potencial na aliança de 2010. No estado, o partido é aliado de primeira hora do governador Cid Gomes (PSB). Se o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) não desistir da disputa presidencial, despencam as chances de o PMDB estar no palanque da candidata do PT.

Régua
O governador Paulo Hartung (foto), do PMDB, dispensou do governo seu secretário de Educação, o tucano Ricardo Santos, num recado duro ao ex-prefeito Luiz Paulo Velozzo Lucas, candidato a governador pelo PSDB. Amigos desde os tempos de movimento estudantil, os dois estão em rota de colisão desde que Hartung escolheu como seu candidato à sucessão o vice Ricardo Ferraço (PMDB). O ex-ministro do Planejamento Guilherme Dias, também tucano, permanece na equipe do governo como homem forte das finanças capixabas.

Churrasco
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (foto), do PSDB, domou a crise política que abalou seu governo ao derrubar o pedido de impeachment que havia na Assembleia Legislativa gaúcha. Agora, mais do que nunca, pretende concorrer à reeleição. Vai descer o sarrafo no ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), candidato ao governo, a quem responsabiliza pela suposta manipulação política das denúncias. Quem está se dando bem com o confronto é o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB).

Nenhum comentário: