quinta-feira, outubro 22, 2009

DIRETO DA FONTE

Evo e seu pagodeiro

SONIA RACY

O ESTADO DE SÃO PAULO - 22/10/09


Evo Morales escolheu: Netinho de Paula será seu garoto-propaganda em São Paulo. É que os bolivianos que vivem fora do país poderão, pela primeira vez, votar em uma eleição presidencial - e Evo concorre a novo mandato no dia 6 de dezembro.
O presidente e o vereador encontram-se hoje em Cobija, na fronteira do Acre com a Bolívia, para selar a aliança. O trabalho do pagodeiro, na verdade, será um reforço mais psicológico do que numérico. "Dos 150 mil bolivianos que vivem no Brasil, 25 mil estão aptos a votar", esclareceu Andres Guzman, senador aliado de Evo, que veio a SP assinar acordos com PT e PC do B.

Fornada quente

A Objetiva prepara lançamento do seu livro Lula, o Filho do Brasil. Os originais de Denise Paraná foram para a gráfica e contêm episódios que não aparecem no filme, baseado no livro-tese de doutorado de Denise.
Entre eles, o do velório da primeira mulher e do filho de Lula, quando o chão da casa dele cedeu com o peso dos caixões e das pessoas presentes.

Berço esplêndido

Kassab tem dito a assessores que não vai perder o sono por causa dos vereadores aliados ameaçados com perda de mandato. Baseia-se no fato de o TSE já ter analisado casos semelhantes de doações e não ter encontrado irregularidades.

Primeiro, a mãe

Representantes do Timor Leste estão no Brasil para conhecer mais detalhes do Bolsa-Família.
Querem melhorar a versão timorense do programa, que lá se chama... Bolsa-Mãe.

Jeito enviesado

Um paulistano recebeu, dias atrás, estranho telefonema de alguém que se dizia do INSS. Procurava por seu pai, aposentado, dizendo que ele tinha direito a um "adiantamento salarial".
O cidadão esticou a conversa e contaram que o que se oferecia era um empréstimo. Por fim, pressionada, a atendente esclareceu: trabalhava para a BB Financeira...

Nome da vez

Pelo que se apurou, tem motivo simples o fato de o nome de Sérgio Rosa, da Previ, estar sendo "usado" para incomodar Roger Agnelli, da Vale.
É que seu mandato acaba em maio e ele não pode ser reconduzido à presidência. A não ser que mudem os estatutos do fundo de pensão.

Saber Oiticica

Enquanto a família de Helio Oiticica faz uma triagem do prejuízo do incêndio em sua obra, o poeta Ferreira Gullar - que foi grande amigo do artista plástico - se propôs a dar uma aula sobre sua obra e sua trajetória.
Que acontece sábado, na Casa do Saber dos Jardins.

Bresser e o direito de crescer

Para crescer, é preciso ser nacionalista. E, além disso, ter uma estratégia nacional de desenvolvimento. Foi esse o recado central de Luiz Carlos Bresser-Pereira à platéia de economistas, professores e alunos que foram ouvi-lo anteontem na Livraria da Vila - onde lançou, pela Campus, o livro Globalização e Competição.

"Mas eu falo de um nacionalismo como o inglês, o sueco... não tanto o dos americanos", advertiu. "Significa uma sociedade inteira pensar na mesma direção, que é se desenvolver. Coisa que já fizeram tantos outros países, que faz a China."

"Eu me considero um economista estruturalista keynesiano", definiu-se. Não poderiam faltar, na sua fala, as farpas ao neoliberalismo, tão caro a certos ninhos tucanos. Rodeado de amigos como Yoshiaki Nakano e Fernão Bracher, o ex-ministro afirmou que "para os neoliberais, um país só cresce quando garante a respeitabilidade dos contratos". Ora, rebate ele, "o Brasil respeita os contratos muito mais que a China, mas esta é que cresce bem mais. Por quê? Porque ela tem uma estratégia nacional de desenvolvimento". Não mencionou que isso é mais simples de conseguir em regime ditatoriais.

O livro - que para honrar o título sai também em inglês e francês - fala do desafio entre Estado e globalização, de crescimento com poupança externa e até da... doença holandesa. Que aparece em países como Venezuela ou Iraque, donos de uma grande riqueza, como o petróleo, e que não se desenvolvem.

Por fim, atacou o populismo cambial. Aquele pelo qual "a inflação cai, os salários se valorizam e você é reeleito". GABRIEL MANZANO FILHO


NA FRENTE
A equipe da Villa Daslu organiza exposição com 40 joalheiros. De 4 a 7 de novembro. Com direito a leilão beneficente.

Marcilio Moraes ganhou reforço para escrever a novela Ribeirão do Tempo, para a Record. O da dramaturga Consuelo de Castro.

O Prêmio Portugal Telecom de Literatura acontece dia 10, na Casa Fasano.

A Pacha São Paulo celebra 3 anos hoje, com participação do DJ René Vailtl.

Abre hoje a mostra Tesouros da Coleção Roberto Marinho. Na BMF&Bovespa.

A revista Rolling Stone brasileira comemora 3 anos. Hoje, no Bourbon Street.

Esbaforido, Sarney foi o último a chegar ao jantar oferecido ao PMDB, na terça. Não era nenhum "jantar secreto". Mas não o avisaram de que ele mudou do Torto para o Alvorada..

Nenhum comentário: