sexta-feira, outubro 16, 2009

ARI CUNHA

Efeito estufa

CORREIO BRAZILIENSE - 16/10/09


As emissões de gases que provocam o efeito estufa colocam a Índia entre os cinco maiores poluidores do mundo e devem triplicar em duas décadas. O governo é um dos mais resistentes a adotar qualquer meta apta a reduzi-las conforme a agenda da conferência da ONU sobre o clima em dezembro. Embora as emissões devam subir dos atuais 1,2 bilhão de toneladas por ano para 4 a 7 bilhões até 2030, não há esforço para minimizar a saturação atmosférica. O ministro do Meio Ambiente indiano, Jairam Ramesh, diz, contudo, que as emissões per capita estão proporcionais. Admite ser do interesse do governo a redução. Mas não é possível cortá-las de uma vez, porque a população é grande. Além disso, são muitas as fábricas e muitos os pontos de poluição. É nessa situação que está a Índia. Ramesh, apesar de tudo, mantém promessa de redução até 2030.


A frase que não foi pronunciada

“Michelle sempre será muito querida.”

Dona Marisa, pensando na cadelinha que ocupou as primeiras páginas dos jornais no início do governo Lula.



Maremoto financeiro
Enquanto outros países vivem maremoto financeiro, o Brasil vai surfando na marola que o mundo lhe proporciona. Temos tido dificuldades para honrar compromissos. Diante da realidade, o governo Lula prefere usar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que não lhe pertence. Prejudica os proprietários do dinheiro: os trabalhadores.

Plano de Brasília
Publicação bem escrita, boa publicidade, com paginação detalhada quanto ao expediente. Depois de dizer que a “publicação não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados”, vem o ataque ao leitor. O informe diz que “qualquer publicação parcial ou total de matéria precisa da prévia orientação dos editores”. Duas vezes longe do povo.

Olimpíadas
O Brasil começa a preparar crianças. Na oportunidade das Olimpíadas estarão com mais de 10 anos. São dos dois sexos e os cálculos estimam que pelo menos um por cento delas estará apto para todas as modalidades. Em países organizados, as crianças ficam por conta do Estado e têm 24 horas por dia para os afazeres. Disciplina no horário de trabalho.

Futebol
Certo que a Fifa tem suas preferências de cartolagem. Os árbitros, entretanto, são de decência a toda prova. Punem, apontam cartões e não perdoam maldades no jogo ou moleza para deixar o tempo passar. São implacáveis, têm toda a colaboração da Fifa. Difícil entender comentários de alguns cronistas esportivos, parciais e torcedores.

Liderança
Em meio ao louvor global da mídia, nos dias seguintes à escolha do Rio para sediar os jogos, o colunista Gideon Rachman, da Folha, escreveu que “o Brasil nunca esteve tão na moda, com jogos, Copa, Olimpíadas, G-20 e pré-sal”. E termina: “Em Lula, o Brasil finalmente tem um líder que é figura reconhecida globalmente”.

Turismo no Ceará
Informa a Infraero que o Ceará foi o estado do Nordeste que apresentou maior crescimento no desembarque de passageiros. No primeiro semestre de 2009, desembarcaram no estado 982.440 passageiros, número 13,5% maior comparado ao mesmo período de 2008.

Grande mestre
Está marcada para estes dias a homenagem ao professor emérito. O brilho fica por conta da vida do cirurgião Adib Jatene. Receberá o troféu Guerreiro da Educação, pelos serviços prestados ao setor. Jatene é referência mundial em cirurgia cardíaca. Foi duas vezes ministro da Saúde. O professor nasceu em Xapuri, de onde vieram grandes vultos, como Jarbas Passarinho.

Rico
Pelo que publicou este jornal dias atrás sobre diárias do Incra, o Brasil está rico e não sabia. É de ver o que se faz com o tempo e funcionários de instituto com fiscalização deficiente.

Detran
Passou o tempo em que o Detran se preocupava em faturar com os antigos registros de infração. Na atualidade, a velocidade permitida é exposta em quadros luminosos. Em outras partes, há barreiras com a indicação da velocidade atingida por veículos. A multa é automática. Pode ser justificada. Para tanto, é preciso desmentir o funcionamento eletrônico.


História de Brasília

Está faltando em Brasília a instituição da carrocinha. É enorme o número de vira-latas espalhados em toda a cidade. (Publicado em 11/2/1961)

Nenhum comentário: