segunda-feira, setembro 14, 2009

TODA MÍDIA

"Exit"

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 14/09/09

Nas reportagens publicadas por "Wall Street Journal" e "Financial Times" no sábado, o mesmo título, "Brasil sai da recessão". O "FT" ouviu economista que creditou ao Bolsa Família e aos salários em alta. O site do "WSJ" acrescentou que a dívida dos emergentes fechou a semana em alta "pelos dados do Brasil e da China", agora sempre juntos.
O "WSJ" postou ainda que o ministro da Fazenda falou em crescimento de 1% no ano e o presidente do Banco Central concordou que crescimento positivo é "provável". E a "Veja" destaca que dias antes, na reunião preparatória do G20, o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, declarou "em alto e bom som", para todos ouvirem, que "o Brasil está liderando o mundo para fora da recessão".
Ontem, no alto das buscas por Google News e Yahoo News, Mantega e Meirelles seguiam falando, já com os próximos passos, mas ainda festejando seu "success case", modelo de sucesso.

CRISE? QUE CRISE?
veja.abril.com.br

Nas duas primeiras chamadas da revista, “Por que o Brasil foi o último a entrar e o primeiro a sair” e “Os emergentes superarão os ricos em cinco anos”. Abrindo a reportagem, “Dá para acreditar?”

TALVEZ
Em série de reportagens no domingo, a Reuters Brasil destacou que o "PIB mais forte faz mercado melhorar previsão de 2009", a exemplo dos dois ministros. Mas ainda não passa de "talvez até positivo". Por outro lado, avisa, "Trabalhadores já pensam em greve por salário maior", caso dos metalúrgicos.

NÚMEROS MELHORAM
Da americana AP à chinesa Xinhua e à BBC original, "Brasil deixa recessão". Já na BBC em português, "Brasil tem uma das maiores recuperações pós-recessão". E no "Jornal Nacional", fechando a semana, "Números da economia melhoram e mostram que país deixou para trás o período de recessão".

AGORA, A REGULAÇÃO
news.bbc.co.uk

A uma semana da cúpula do G20 nos EUA, Lula deu nova entrevista à BBC, de Américo Martins, e declarou que "os países ricos são mais culpados" pela crise, "porque não tinham qualquer regulação para o sistema financeiro"

EUA VS. CHINA
Na manchete on-line do "China Daily", "China investiga importação de automóveis e frangos dos EUA", em ação antidumping que "se soma à série de disputas" bilaterais. Logo abaixo, avalia que a tarifa imposta sexta pelos EUA, sobre os pneus chineses, deve custar 100 mil empregos. Foi manchete on-line no "New York Times", ressaltando que "sobem as tensões" comerciais entre os dois países, e nos sites econômicos ocidentais.
Na manchete de papel, no ar no início da noite, o estatal "China Daily" conteve a própria retórica e destacou, já no enunciado, que "não é por vingança".

QUEM TEM MEDO?
Ecoa a coluna em que Maureen Dowd, do “NYT”, diz ter percebido, no corte do discurso de Barack Obama por um republicano sulista que gritou “You lie!”, uma palavra oculta, “You lie, boy!”, você mente, menino. “Boy” é uma expressão usada por brancos para falar com negros de maneira ofensiva, como escravos. A manchete do site Politico se perguntou, o dia inteiro, “Quem tem medo de Barack Obama?”.

A PRIMEIRA
fantastico.globo.com

Na Folha Online, a atriz Taís Araújo disse que "a maior conquista", hoje à noite, não é ser "a primeira protagonista negra" de novela das oito, mas viver Helena, personagem célebre do gênero. O "Fantástico" anunciou que "pela primeira vez vem aí uma Helena jovem"

À PERFEIÇÃO
huffingtonpost.com

No Huffington Post e daí para toda parte, o Emmy da comediante Tina Fey pela imitação da republicana Sarah Palin, na campanha do ano passado. Foi entregue antes da cerimônia, como parte das categorias “técnicas”

NO AR
uol.com.br

O portal UOL destacou ontem reportagem especial sobre os políticos que "apimentam o Twitter de olho nas eleições de 2010", sobretudo demos e tucanos, mas encontrando também um ataque entre petistas. "Nenhum deles se diz arrependido." O site ouviu, de um cientista político, que o efeito eleitoral "é limitado"

REALPOLITIK
Resposta de José Dirceu, em blog, ao noticiário que aproxima José Serra do PMDB: "Foi só acabar a Operação Senado, que visava romper a aliança nacional do PT com o PMDB, para os tucanos iniciarem outra. Na verdade, dão prosseguimento ao que estava em curso, tendo como emissário nada mais, nada menos do que Orestes Quércia, o arquiinimigo dos tucanos e de sua moral de ocasião".

Nenhum comentário: