sexta-feira, setembro 04, 2009

TODA MÍDIA


Investir ou desperdiçar?

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 04/09/09



Revista liberal, a nova "Economist" trata do pré-sal sem questionar a presença do Estado. Até sublinha que os contratos foram respeitados. Em "A política de petróleo do Brasil", prefere perguntar se "a riqueza será investida ou desperdiçada". Alerta que, "como Lula apontou", o que parece um bilhete premiado pode virar maldição -com o fundo social assaltado por interesses diversos, sublinhando que "tal desastre está ao alcance da mão dos congressistas do país", dos "escândalos recentes".

GLOBO FILMES
video.globo.com

No alto da home page do G1 e da Folha Online, estreou ontem o trailer de "Lula - O Filho do Brasil", abrindo com o logo da Globo Filmes e trazendo cenas desde já dramáticas com os vários intérpretes do presidente -e Glória Pires, que faz sua mãe

"GRANDE PUISSANCE"
A entrevista de Lula à agência France Presse ocupou ontem as buscas de notícias do Brasil em diversas línguas. No despacho mais destacado, o enunciado em francês foi "O Brasil será uma grande potência do século 21, segundo Lula". Em inglês, "Grande potência, Brasil fica ao lado do Irã e da Venezuela, diz Lula". Em português, "Lula quer Brasil comprometido em todas as frentes diplomáticas".
A entrevista vai ao ar no domingo, na rede francesa TV5, quando Nicolas Sarkozy desembarca em Brasília como convidado especial do Sete de Setembro.

FUTEBOL...
Um segundo despacho destacado por Yahoo News e Google News trazia por enunciado que "Lula deplora que a Europa esteja roubando os melhores jogadores do Brasil", onde, diz ele, "os estádios estão se esvaziando e os jogos estão menos interessantes".

AVIÃO...
Ao fundo, um terceiro despacho com a entrevista sublinhava que "Lula expressa sua preferência pelo avião francês Rafale", para renovar a frota brasileira de jatos. Foi a reportagem que mais ecoou nos sites da imprensa francesa.

E MÍDIA
Um quarto despacho foi o que ecoou nos sites da imprensa brasileira, sob o enunciado "Lula: Eu não faria o que Chávez fez nos meios de comunicação", por ter "nascido na política" com a imprensa.

A NOVA MOEDA GLOBAL
"Wall Street Journal" e "China Daily" noticiaram que a "China vai comprar US$ 50 bilhões em títulos do FMI" e que "Brasil, Rússia e Índia" são os próximos na fila para adquirir os SDR, como são chamados os títulos do Fundo. O "CD" chega a mencionar, como valor, "SDR 35 bilhões". Segundo um integrante sênior da instituição Brookings, "O simbolismo é muito importante aqui: a China agora não tem mais acesso limitado ao dólar".

"DIVA"
gawker.com

A jornalista Sarah Lacy, do blog TechCrunch, postou desabafo por não ter obtido visto a tempo. "Minha viagem ao Brasil está cancelada. Culpem seu governo." Ela queria conhecer "start-ups" brasileiras. O Gawker logo fez piada, com foto e o título "Diva em ataque ridículo"
Leia as colunas anteriores

Nenhum comentário: