domingo, setembro 06, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Xô, CSS!

ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 06/09/09

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDBSP), é contra a criação da Contribuição Social para a Saúde, que o ministro José Temporão (Saúde) inventou para substituir a extinta CPMF. “Não vai dar. Não vejo condições de aprovar”, diz Temer. O DEM, como fez na CPMF, deflagrou mobilização para impedir a aprovação. Em pesquisa do Instituto Análise, para o PSDB, 63% dos ouvidos (1.200) defendem que o governo reduza os impostos

O fator José Alencar

Idealizador das campanhas“ Xô, CPMF” e “Xô, CSS”, o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC) avalia que o governo Lula foi muito ardiloso ao fazer o vice José Alencar garoto-propaganda da CSS. “Sua presença é um complicador.

Acrescenta emoção”, diz, referindo-se à simpatia que Alencar conquistou por sua luta contra o câncer. Bornhausen não crê que seja indiferente para o presidente Lula a aprovação ou não da CSS. “Ele não engole a derrota na CPMF. Ele não quer é perder de novo. O Fernando Henrique não dizia que a CPMF era coisa do Adib Jatene? O José Temporão é o Jatene do presidente Lula”, diz Bornhausen.

Eles têm uma cabeça antiga, uma visão atrasada” — Rodrigo Maia, presidente do DEM, sobre o apoio de tucanos à proposta do governo para o pré-sal

LINHA DE FRENTE. A bancada do Rio ficou surpresa com a agressividade do governador Eduardo Campos (PE) no debate sobre a distribuição dos royalties do pré-sal. Ele é citado por nove entre dez deputados cariocas para ilustrar como a briga no Congresso não será fácil. Como os estados produtores não têm maioria na Câmara nem no Senado, chegaram à conclusão de que bater de frente não vai adiantar. O Rio terá de negociar

Bêaacute;-bá

Os parlamentares vão receber na próxima semana uma cartilha, que já tem 148 perguntas e respostas, com todas as informações sobre o pré-sal, o novo modelo de exploração do petróleo e o funcionamento do Fundo Social

42 horas

Representantes de empresários e trabalhadores estão articulando uma redução negociada da jornada semanal de trabalho. Os envolvidos nas conversas trabalham com uma transição, levando a redução imediata da jornada para 42 horas.

Sem diplomacia

A mulher de um ministro, que trabalha no cerimonial do Serpro, deu show há dez dias. O ministro Fernando Haddad (Educação) e a deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) conversavam. Ela chega e pergunta: “Quem é você?”. Resposta: “Eu sou a Manuela”. Nova pergunta: “Você é uma jornalistazinha!”. Haddad intervém: “Não, é deputada pelo PCdoB”. Sua vítima seguinte foi o vicepresidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Ela barrou sua entrada no reservado do presidente Lula.

Saúde também quer o fundo do petróleo

A Frente Parlamentar da Saúde já tem sua próxima batalha, depois de aprovar a Emenda 29 e tentar votar a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). A frente quer abocanhar parte da renda do petróleo do pré-sal. Uma emenda já está sendo redigida para incluir a saúde entre os beneficiários do Fundo Social. “Não adianta pré-sal e ponte se não tiver saúde, educação e pesquisa”, disse o presidente da frente, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS).

Essa bancada tem fome.

O GOVERNADOR Sérgio Cabral quer a cabeça de Bismark Alcântara, assessor do Palácio do Planalto e candidato a presidente do PT do Rio. Atribui a seu grupo político organizar as claques para vaiá-lo.

O PRESIDENTE da
OAB, Cezar Britto, está só esperando a aprovação da Lei Eleitoral pelo Congresso para entrar com uma Ação de Inconstitucionalidade no STF.

O PPS é contra a proposta do governo para o présal.

O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) diz: “Temo a volta ao passado pela ampliação da presença estatal”.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

Nenhum comentário: