domingo, setembro 06, 2009

ANCELMO GÓIS

Eurotúnel brasileiro

O GLOBO - 06/09/09

Há quem veja semelhanças entre o projeto do trem-bala brasileiro e o Eurotúnel, passagem por baixo do Canal da Mancha que liga a França à Inglaterra.

A construção europeia consumiu C 15 bi — mais do que o dobro do previsto. A concessionária que opera o túnel quase faliu e só em 2007 (13 anos depois de inaugurado) deu modesto lucro de C 1 milhão.

Segue...
A modelagem do BNDES divulgada na quinta diz que o trem-bala custará US$ 18,8 bi, dos quais 70% vindos de um financiamento do banco.

O primeiro orçamento feito pelo governo foi de US$ 9 bi

Só para comparar
Este vagão de dinheiro daria, segundo Fernando Mac Dowell, especialista em transportes, para mais de 400 quilômetros de rede completa de metrô.

Festa do cabide
Acredite. Corre na 70ª Vara do Trabalho do Rio, sob os cuidados do juiz Leonardo Borges, uma ação na qual o patrão se queixa porque foi embora mais cedo e alguns funcionários fizeram...

uma festa do cabide.

Isso mesmo: todo mundo nu! Só esqueceram das câmeras de segurança que filmaram suas saliências.

Último capítulo?
Terça agora, sai no DO edital da Susep, agência que regula o mercado de seguros, convocando para 4 de novembro o leilão do prédio onde foi, um dia, o Hotel Nacional, em São Conrado, no Rio.

Será que desta vez sai?

Barroco tropical
Sai em novembro, pela Companhia das Letras,“Barroco tropical”, o novo livro do português José Eduardo Agualusa.

A editora de Luiz Schwarz suou a camisa para contratar o escritor. Quem leu a obra diz que valeu a pena.

O DOMINGO
É de Letícia Birkheuer, 31 anos, a supermodelo que virou atriz e agora vai relembrar os tempos de passarela em “Cama de gato”, a próxima novela das seis da TV Globo.

Ela será Natasha, ambiciosa estrela da campanha publicitária de um perfume criado pelo protagonista, Gustavo, vivido por Marcos Palmeira.

Letícia avisa que vai aproveitar o papel para mostrar um pouco dos bastidores das passarelas, assunto que, afinal, ela conhece bastante.

Que seja feliz!

Em nome da razão
De Milton Gonçalves, que foi candidato ao governo do Rio pelo PMDB, em 1994, declinando do convite para entrar no plenário da Câmara dos Deputados: — Prefiro não invadir o espaço para não perder a razão.

O ator foi a Brasília para apoiar o movimento Ficha Limpa, pela ética na política.

Avisou os russos? Os autores do projeto do présal esqueceram de combinar com a geologia. O modelo só vale para novas descobertas.

A norma atual continua em vigor para o pós-sal e mesmo para o pré-sal já descoberto.

Só que as novas regras deixam dúvidas.

Por exemplo:
1) Que modelo, antigo ou novo, adota a empresa cuja sonda, perfurando no pré-sal, esbarra no meio com óleo no pós-sal? 2) A empresa que descobrir óleo no pré-sal do mesmo lençol de outro campo antigo, também seu, pode sugar o óleo pelo lado mais barato

ZONA FRANCA

Dia 16 a Orquestra Petrobras Sinfônica se apresenta em prol da Pro Matre, na Sala Cecília Meirelles.

O professor Paulo Andrade de Mello será homenageado no XIV Congresso Mundial de Cirurgia Neurológica.

Regiane Jesus lança “Eles também são fãs”, terça, na DaConde.

Foi inaugurado o restaurante Demi-Glace, no Centro da Cidade.

Abre quinta, no Hospital das Clínicas, em Niterói, a exposição fotográfica “Atividades palhaçais”.

A Fábula apresenta nova linha de estampas inspiradas no Nordeste.

O desembargador Cláudio de Mello Tavares recebe a Medalha Albert Sabin, dia 14, na Alerj.

Dalva e Herivelto

Sérgio Cabral e João Máximo, dois estudiosos da nossa MPB, fizeram palestra quinta para o elenco e a equipe técnica da minissérie “Dalva e Herivelto”, que estreia em janeiro na Globo, com direção de Dennis Carvalho.

Fábio Assunção e Adriana Esteves serão Herivelto Martins e Dalva de Oliveira (fotos

Noites Cariocas
A Oi não vai mais patrocinar o Noites Cariocas, megaevento de Alexandre Accioly e Luiz Calainho que revitalizou o Píer Mauá.

Inverno do medo
As TVs mandaram equipes reduzidas para cobrir o Brasil x Argentina de ontem à noite.

Praticamente só foram repórteres de campo e o mínimo de técnicos. O motivo pode ser a gripe suína.

Na volta, muita gente vai ficar de quarentena.

Fator Vanusa
De Jane Di Castro, a transexual que vai cantar o hino nacional na abertura da Parada Gay, em Copacabana, no dia 1ode novembro: — Tô ensaiando dobrado porque a última coisa que eu quero no mundo é bancar a Vanusa! Para quem não sabe, é febre do YouTube um vídeo em que Vanusa canta errado o hino, numa cerimônia na Assembleia de São Paulo.

Pátria dos contrastes: do Renan ao Twi (não necessariamente nesta ordem)

Como diria o Zózimo: e a internet, hein?, já tem 40 anos. Não é mais uma mocinha.

Em que pesem os muitos atrasos nacionais — é difícil andar para a frente com certos políticos, por exemplo —, a quarentona faz tremendo sucesso por aqui. O país do futebol também virou campeão nas redes sociais.

Nada menos do que 80% dos internautas daqui visitaram alguma comunidade do gênero ao longo de 2008, atesta a consultoria Nielsen Online. O número, o maior do planeta, é 13% superior à média mundial e está 5% à frente da Espanha, a segunda colocada.

Temos até um site de relacionamento quase exclusivo, o Orkut, mantido pelo Google para uso praticamente só do Brasil (pergunte no exterior: ninguém sequer sabe o que é). Agora, desembarcamos com força e vontade no Twitter. A comunidade dos microblogs virou mania entre os internautas brazucas que, em junho passado, somaram 5 milhões de participantes nela — ou 15% das mais de 36 milhões de pessoas conectadas no país. Um crescimento, aliás, de impressionantes 71% em relação a maio, o mês anterior.

O Twitter virou um zoológico virtual que mistura anônimos e famosos, homens públicos e empresas privadas, num incessante blá-blá-blá de 140 caracteres.

De Ivete Sangalo a José Serra, de Marcelo Tas a Leci Brandão, de Mano Menezes a Eduardo Paes, está todo mundo lá — inclusive a chefia aqui, o Ancelmo, de Frei Paulo para a cibernética, e, provavelmente, você também.

Porque brasileiro adora uma amizade on-line.

Periga virarmos a pátria não só de chuteiras, mas de mouse e teclado também

Aydano André Motta

Imagem suja

Político no Brasil anda com a imagem mais suja do que pau de galinheiro. Pesquisa DataRio/DataGois pediu à população sugestões para que um político entendesse melhor os problemas do povo. As três mais citadas: “Político tinha que ser atendido em hospital público” (47%).

“Viver um mês com meu salário” (24%).

“Andar de ônibus por um mês” (11%).

COM ANA CLÁUDIA GUIMARÃES, MARCEU VIEIRA, AYDANO ANDRÉ MOTTA E BERNARDO DE LA PEÑA

Nenhum comentário: