domingo, setembro 27, 2009

PAINEL DA FOLHA

G.I. Jane

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 27/0/9/09

Estacionada nas pesquisas num patamar inferior ao que o governo projeta como ideal para o início da campanha, Dilma Rousseff iniciará em outubro um treinamento intensivo. De que tipo? ‘De discurso, psicológico, mudança de visual, relacionamento com a imprensa, tudo’, adianta uma pessoa enfronhada na candidatura presidencial da ministra da Casa Civil.
O banho de loja será comandado pela equipe de João Santana. O marqueteiro de Lula usará profissionais que, em 2006, ajudaram a treinar o presidente para a propaganda de TV e para os debates. Quem viu conta que a preparação incluía sessões de gritos do candidato, assistido pela ‘coach’ Olga Curado, para aliviar as tensões e chegar tranquilo ao estúdio.

Dueto - Pesquisa qualitativa realizada pelo PT na periferia de São Paulo detectou abordagem curiosa para a questão de gênero, que a campanha de Dilma tem procurado enfatizar. Participantes dos grupos de discussão dizem que Lula ‘foi traído’ pelos homens à sua volta, e que uma mulher seria ‘mais leal’ e aceitaria os conselhos do presidente.

Ajuda quem... - De passagem por São Paulo, Aécio Neves encontrou João Santana por acaso num saguão de hotel. Todo simpático, o governador de Minas Gerais colocou-se à disposição do marqueteiro: ‘Se eu puder ajudar em alguma coisa...’.

...não atrapalha - Santana agradeceu ao tucano e respondeu com bom humor: ‘Você nos ajuda se não for candidato a presidente’.

Classificados - Nas palavras de um peemedebista envolvido na filiação de Mangabeira Unger, o ex-ministro e professor em Harvard está ‘à espreita de uma oportunidade’. De acordo com o mesmo cacique, a única visível no horizonte é a disputa por uma cadeira na Câmara.

Panelaço - Incansável no esforço para criar embaraços ao governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), organiza uma manifestação popular na Baixada Fluminense, no dia 31 de outubro, em defesa de ‘uma candidatura popular’. A dele próprio, bem entendido.

Em campanha 1 - Ao aprovar na surdina o envio de assessores do Senado para trabalharem nos Estados, líderes de bancada e integrantes da Mesa deliberaram em causa própria: dos 26 senadores que ocupam esses postos, apenas três não deverão ir às urnas no ano que vem.

Em campanha 2 - Embora o Senado não informe quantos servidores serão mantidos fora de Brasília no período eleitoral, a estimativa é de 84 enviados, entre secretários e assessores técnicos, ao custo aproximado de R$ 9 milhões por ano. Os funcionários trabalharão nos escritórios políticos, custeados com a verba indenizatória.

Chamuscado - José Eduardo Cardozo caiu na bolsa de cotações para substituir Tarso Genro no Ministério da Justiça. Lula esperava que, ao ser sondado para ocupar a pasta, o deputado imediatamente renunciasse à candidatura ao comando do PT, o que não ocorreu. Além disso, o presidente não gostou do vazamento da informação.

Filho pródigo - Ao herdar a cadeira de Carlos Menezes Direito no Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli passa a ser, também, substituto no TSE. Ou seja, na ausência de algum ministro titular, pode ser chamado a julgar causas eleitorais, área na qual atuou como advogado.

YouTube - O hit da campanha do governador Eduardo Campos (PSB-PE) pela repartição geral dos royalties do petróleo do pré-sal é um vídeo sobre a situação de duas cidades vizinhas no interior do Rio Grande do Norte. Uma recebe royalties e é rica. A outra não recebe e é miserável.

Tiroteio

O PMDB chegou ao Banco Central. O partido já tinha metade da máquina de fazer dinheiro. Agora está com a chave do cofre.
Do deputado federal CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre a iminente filiação de Henrique Meirelles ao PMDB em Goiás.

Tudo menos isso

A sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos com o ministro José Múcio, indicado por Lula para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas da União, já ia longe quando os participantes notaram que a TV Senado não estava transmitindo a sessão. Vários foram reclamar com o diretor de Comunicação, Fernando César Mesquita.
No meio da intervenção de Eduardo Suplicy, que mesmo afônico fez questão de exaltar as qualidades de Múcio, a sabatina finalmente passou a ser televisionada. Aloizio Mercadante resolveu provocar o colega:
- Veja, Suplicy, o Fernando César ficou com tanto medo do seu cartão vermelho que começou a passar a sessão!

Nenhum comentário: